As redes sociais são plataformas cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, mas o LinkedIn chama a atenção por ser de grande ajuda para empresas dos mais diversos segmentos. 

Para que uma empresa seja vista pelo seu público, é preciso que ela esteja presente na internet, aumentando, assim, a sua visibilidade no mundo virtual. 

As redes sociais possuem um papel fundamental nesse cenário, já que hoje elas comportam um grande número de perfis e páginas comerciais, permitindo que os usuários sigam de perto as marcas que eles mais gostam. 

Logo, um estabelecimento especializado em revestimento para cozinha consegue impactar o seu público de modo muito mais assertivo, e pode investir em frentes que contribuam para uma divulgação mais abrangente nesses sites.

Hoje é possível encontrar uma grande diversidade de mídias sociais, que focam desde a postagem de vídeos até aquelas especializadas em fotos, bastando que o usuário tenha uma conta para se conectar com outros perfis e veja uma série de conteúdos ali. 

Como não poderia deixar de ser, um nicho interessante precisava ser explorado também nas redes sociais: o mundo empresarial. 

Afinal, o contato entre profissionais e estabelecimentos merece ser reforçado com plataformas como essas. 

Surgindo em 2003, o LinkedIn é uma das maiores mídias sociais voltadas para negócios. 

Ela possui características desenvolvidas com o intuito de promover contatos profissionais, tanto para pessoas, quanto para empresas. 

Nesse sentido, ele pode ser uma ótima ferramenta para que o seu negócio consiga fazer mais contatos e garantir um espaço importante no mercado. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga na leitura deste artigo. 

As principais características do LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais que mais cresce no momento, o que a torna ainda mais atrativa para uma empresa especializada na venda de pisos vinílicos, que pode encontrar boas oportunidades na plataforma. 

Isso porque os números do LinkedIn são bastante interessantes e mostram o quanto ele está em ascensão. Segundo os dados fornecidos pelo site, a rede social conta com:

  • Mais de 575 milhões de usuários;
  • Cerca de 260 milhões de usuários ativos mensalmente;
  • 34 milhões de brasileiros cadastrados na plataforma;
  • 38 milhões dos usuários da rede são millennials.

Essas informações do LinkedIn são grandes indicadores do quanto ele vem conquistando o seu espaço na preferência dos usuários, que entendem cada vez mais a importância de marcar presença na rede social.

Isso porque ele não se trata de uma plataforma comum, onde contatos e interações são feitas por motivos variados.

Justamente por ter essa característica, o LinkedIn se torna uma oportunidade para empresas dos mais variados segmentos, permitindo que elas descubram meios de se promover e de encontrar elementos que elas estão procurando. 

Lá, as conexões comerciais são o principal foco. Isso quer dizer que uma fabricante de manta asfáltica, por exemplo, pode facilmente investir em uma série de frentes, conforme veremos a seguir. 

Como o LinkedIn pode ser utilizado para fazer contatos

O foco de todas as redes sociais é promover interação entre os usuários, de maneira que eles possam expandir seus contatos, permanecer próximo de pessoas ou de marcas e de acompanhar notícias e novidades do mundo todo. 

O LinkedIn, por ser voltado para negócios, está direcionado para promover contatos profissionais, que certamente poderão contribuir para um aumento de resultados na empresa e na ampliação do networking do estabelecimento. 

Nesse sentido, há uma série de frentes que devem ser exploradas, ajudando um negócio a crescer de modo interessante. 

1. Promover a sua empresa

Se você é empresário e quer divulgar a sua empresa, o LinkedIn pode ser uma ótima plataforma para isso. 

É possível investir em anúncios, para que o seu estabelecimento ganhe visibilidade dentro da rede, e com isso, o número de clientes, e consequentemente de contatos, aumentará de forma interessante. 

2. Firmar parcerias

Para quem trabalha com produção de bloco de concreto, e procura revendedores ou distribuidores para ampliar a sua área de atuação, o LinkedIn pode ser uma ótima oportunidade de desenvolver parcerias. 

Isso porque as conexões feitas na plataformas garantem que dois empresários possam se comunicar de modo efetivo, permitindo encontrar parceiros que possuam sinergia com o seu negócio e, assim, abrir novas frentes de atuação. 

3. Divulgar eventos

É muito comum que, para ampliar o networking, algumas empresas invistam em eventos que, ao mesmo tempo em que aumentam a sua visibilidade, reúnem diversos profissionais da área. 

Essas ocasiões podem ter diferentes finalidades: o lançamento de uma linha de cortina blecaute, uma palestra com uma autoridade no nicho em que a empresa atua, um workshop, uma feira, etc.

Para que o evento possa ter maior destaque, o LinkedIn pode ser utilizado para divulgá-lo, permitindo que ele seja visto por um grande número de usuários da plataforma. 

Com isso, o número de contatos e de conexões de uma empresa no LinkedIn podem aumentar consideravelmente, já que os profissionais ativos no segmento certamente vão querer saber de novos eventos que serão promovidos futuramente.

4. Encontrar profissionais

Buscar profissionais qualificados pode ser um grande desafio, principalmente quando a área possui exigências altas. 

Assim como um professor deve estar devidamente habilitado para dar aula de violão, um profissional de marketing precisa ser devidamente formado para que possa atuar de modo assertivo nas suas funções, etc. 

O LinkedIn, que permite que o usuário cadastre todas as suas experiências no mercado de trabalho e as suas qualificações, possibilita ao empresário buscar por um colaborador que atinja as suas expectativas. 

Com essa pesquisa, ele certamente conhecerá um grande número de profissionais, podendo ampliar os seus contatos de modo simples e rápido, graças ao LinkedIn. 

5. Publicar vagas

Outra ferramenta importante disponibilizada pela rede social, e que pode contribuir para que a empresa alcance uma boa quantidade de candidatos para as suas vagas, é o anúncios de cargos disponíveis no estabelecimento. 

Nessa funcionalidade, os usuários interessados podem se inscrever para concorrer a uma oportunidade, chegando a ter um alto número de profissionais. 

Desse modo, o banco de talentos da empresa também ganha um maior número de contatos, aumentando o acesso a profissionais formados na área.

6. Participar de grupos

O LinkedIn também oferece a possibilidade de criar grupos, de diversos nichos, para que os profissionais possam se comunicar de modo mais direcionado dentro da rede. 

Empresas de construção civil ou arquitetura, que ofereçam serviços diversos para fachada de casas, por exemplo, podem utilizar esse recurso do LinkedIn para se comunicarem mais facilmente.

Assim, é possível ampliar a oportunidade de criar parcerias ou de compartilhar conhecimentos.

Os grupos da plataforma podem ser criados pelos profissionais, assim como os usuários podem solicitar a entrada nos já existentes, podendo desfrutar de diversas informações postadas ali anteriormente. 

Por isso, essa funcionalidade do LinkedIn é uma ótima maneira de ajudar um negócio a fazer contatos, levando em consideração que a interação entre os usuários, dentros dos grupos, é muito maior. 

7. Publicar artigos

Os conteúdos de qualidade se tornaram grandes ferramentas na internet. 

Isso quer dizer que um profissional que fala dos benefícios que um comerciante pode ter ao adquirir uma balança de precisão consegue aumentar a sua visibilidade na internet rapidamente.

De fato, os usuários cadastrados nas redes sociais não buscam apenas entretenimento. 

Eles querem expandir os seus conhecimentos e absorver informações importantes, que possam contribuir para a sua rotina e até mesmo para a sua formação profissional. 

Sendo assim, o LinkedIn não poderia deixar de promover também essa frente. 

Na plataforma, é possível postar artigos que serão lidos por uma série de pessoas, e que certamente serão positivamente impactadas na plataforma. 

Com isso, pode ser que outros empresários que leiam um conteúdo postado por você sugiram a realização de um guest post, onde o profissional poderá escrever para o blog de outra empresa e vice-versa, gerando uma maior interação entre as marcas. 

Além disso, até o público dessa empresa parceira pode ser alcançado, aumentando os contatos do seu negócio de modo simples e eficaz. 

Considerações finais 

Com números surpreendentes de crescimento, o LinkedIn é uma das plataformas de maior destaque na internet, sendo uma ferramenta indispensável para que as empresas consigam ampliar a sua rede de contatos e conquistar novas oportunidades profissionais. 

Justamente por isso, o número de usuários cresce a cada dia, mostrando uma ascensão interessante da rede social que conquista estabelecimentos dos mais diversos ramos, já que estes podem contar com uma estrutura totalmente voltada para o perfil comercial. 

Desse modo, a plataforma investe cada vez mais em funcionalidades que possam contribuir para a promoção de uma empresa, para a formação dos profissionais e para a interação entre eles, como uma forma eficaz de aumentar as oportunidades para os seus usuários. 

Por isso, se você ainda não possui uma conta ativa no LinkedIn, não deixe de se inscrever o quanto antes, desfrutando assim dos vários elementos presentes na plataforma. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.