A identidade visual é algo muito importante para as empresas, afinal, todas possuem um conjunto de características que as fazem serem lembradas e reconhecidas pelos consumidores.

Desde o nome da marca até outros aspectos, são exemplos de traços de identidade importantes para seu público e potenciais clientes.

Só que essa identidade visual também precisa ser bem elaborada para que sirva adequadamente à estratégia de qualquer tipo de negócio. Quanto melhor ela for, mais fácil ela será para encantar e converter clientes.

No entanto, se ela for mal desenvolvida, ou até escassa, o impacto é bem negativo e aí ninguém – ou quase ninguém – vai dar a importância que o negócio merece.

O mesmo acontece com as pessoas. Imagine alguém que vai a uma entrevista de emprego malvestido e com uma aparência não muito agradável, e outro candidato, está bem vestido e com uma aparência limpa.

Mesmo que o primeiro seja um melhor profissional, a empresa vai valorizar muito mais aquele que tem uma boa aparência, isto é, uma boa identidade visual.

Pensando na importância desses aspectos, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse conceito e dar dicas sobre como usar algumas estratégias para melhor alcançar seus objetivos. Acompanhe a leitura!

O que é identidade visual?

Podemos definir identidade visual como uma construção de vários elementos visuais e gráficos com o objetivo de se comunicar com o público.

Desse modo, seu intuito é passar ao cliente um conceito, valores e o posicionamento de uma marca no nicho em que atua.

Para isso, uma fabricante de lava louça, por exemplo, vai usar como elementos:

  • Nome;
  • Logotipo;
  • Cores;
  • Embalagens.

Diversos outros elementos são usados, mas estes figuram entre os principais. E tudo isso é usado para que a marca se apresente positivamente e tenha sucesso no que faz.

Ela passa a definir e destacar as suas melhores qualidades, a fim de torná-la única e interessante para o público. É isso que a tornará reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão das pessoas.

Mais do que um cartão de visitas, a identidade visual atrai possíveis clientes de maneira esteticamente superficial. Por isso é importante pensar nela como a personalidade da empresa exposta ao mundo.

Ela precisa ser caprichada e compreensível para que a empresa ganhe cada vez mais espaço no dia a dia do consumidor.

Por exemplo, uma empresa de rede de proteção pode trabalhar tão bem sua identidade visual que será reconhecida assim que o cliente vir as suas cores. Dessa forma, alguns dos principais elementos que compõem a identidade visual são:

  • Logomarca;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Materiais de divulgação;
  • Elementos de redes sociais.

Importância da identidade visual

São várias as razões que ressaltam a importância da identidade visual, mas a principal é que, com ela, é possível definir, de forma visual, prática e à primeira vista quem é a empresa.

Marcas famosas entendem essa importância e só chegaram onde estão porque souberem trabalhar a sua identidade visual. Caso contrário, teriam se perdido em meio à concorrência.

O valor da empresa também passa a ser reconhecido, pois quanto maior é a presença de determinados elementos na vida de alguém, maior é a sensação de proximidade e a necessidade do público em relação ao que a marca oferece.

Com o tempo, a identidade visual ganha espaço no pensamento do consumidor, transformando o processo de escolha por ela em algo praticamente automático.

A identidade visual torna-se a “personalidade” da empresa, e é por meio dela que um negócio consegue gerar sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento com a marca.

Como criar uma boa identidade visual

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância da identidade visual de uma marca, seja esta um restaurante ou uma fabricante de produtos para textura parede, é hora de saber como criar uma boa identidade visual para a sua marca.

Os critérios, como mencionados antes, têm a ver com a logomarca, cores, materiais de divulgação, entre outros.

O logo de uma empresa é a peça mais importante desse processo, pois além de dar a “cara” da marca, será a base de criação de criação de outras peças.

Sua criação e de toda a identidade visual passa por vários processos, que envolvem diferentes estratégias. E dentre as principais podemos citar:

1 – Entender a marca que está sendo criada

Sem entender a empresa, nada fará sentido. Por exemplo, além de fabricante de mochila feminina escolar, qual é a missão da empresa, seus valores e sua posição no mercado?

Todas essas informações são pertinentes para sintetizar em um único elemento tudo o que a marca significa.

2 – Pesquisar a concorrência

Entender a marca é essencial, assim como o seu cliente. No entanto, também é preciso analisar a concorrência para saber o que já foi feito por ela e quais as semelhanças que ela tem com a empresa.

Os concorrentes também podem servir como referências, ajudando a integrar ou excluir ideias que possam colaborar para a criação da sua identidade visual.

Só que isso não significa seguir a mesma ideia ou padrão das concorrentes, uma vez que muitas marcas se destacam justamente porque partiram para outra linha de pensamento.

3 – Ter uma boa tipografia

Muitos clientes ficariam encantados se uma fabricante de lixadeira de cintativer um logo com uma tipografia única, seja ela manuscrita ou com aspectos diferenciados. 

No entanto, nem todos os designers são ótimos ilustradores ou tipógrafos quando a questão é criar uma identidade visual.

É possível fazer um ótimo trabalho com fontes prontas, uma vez que muito tempo pode ser gasto com a fonte ideal. Só que isso é importante para a escolha correta da tipografia para obter um bom resultado.

Também é importante saber que cada conjunto tipográfico carrega suas próprias características. 

Por exemplo, se uma fabricante de portão de garagem deseja uma letra mais leve e limpa, pode escolher fontes sem serifa. Elas são ideais para uma identidade visual mais minimalista. 

No entanto, outros conjuntos podem passar ideias tradicionais, fortes, femininas ou masculinas etc.

Não precisamos limitar ideias às regras, pois alguns criadores conseguem encontrar um meio de utilizar uma fonte em situações mais inusitadas, transmitindo a ideia desejada da identidade.

4 – Ser simples e objetivo

Nem todo designer gráfico vai conseguir fazer fontes manuscritas ou rebuscadas.
Às vezes, uma forma simples e uma tipografia sem personalização conseguem exatamente aquilo que uma loja de piscina de vinil precisa.

Uma identidade visual simples não significa que ela seja feia ou mal elaborada, uma vez que existem regras para o aproveitamento de formas simples, que ajudam a trazer ótimos resultados. 

O mais importante é que é necessário passar uma mensagem da maneira correta.

5 – Usar proporções e estruturas definidas

No caso do logotipo – porta de entrada da identidade visual – é comum o uso de imagens simétricas, pois elas são mais atraentes e costumamos achá-las mais bonitas.

Ao utilizar grades e linhas, é possível criar essa simetria buscada e muito bem utilizada, trazendo um excelente resultado, mesmo que visualmente simples.

Muitas marcas famosas apelam para essa tática, que também pode servir para uma grande fabricante de prateleira de aço.

6 – Dominar a psicologia de cores e formas

A importância das cores é algo muito discutido hoje em dia, e elas têm muito significado quando o assunto é identidade visual, inclusive pelo fato de que cada uma pode ter um significado diferente.

Alguns exemplos são o uso de cores quentes, como o vermelho e o amarelo em mensagens de dinâmica forte e rápida. Já cores mais frias, como o azul e o verde, trazem sensação de paz, frescor, seriedade etc.

As cores são aplicadas na identidade visual da marca como um todo, incluindo suas estratégias em marketing digital, dentro do site, blog, imagens nas redes sociais, e-mail e anúncios.

E elas também fazem parte do logo, algo ainda mais importante para a identidade visual, mas que vão além da psicologia das cores e também usa a psicologia das formas.

Os círculos e elipses, por exemplo, transmitem uma mensagem positiva, relacionada à amizade, parceria, comunidade, entre outros. Além disso, o círculo é considerado uma forma mais feminina, por isso pode ser usado em hospitais, lojas e pet shops.

Os triângulos e retângulos, por sua vez, são formas retas que demonstram estabilidade e praticidade, bem como balanço e simetria. Triângulos, quadrados e retângulos possuem características diferentes entre si.

No entanto, tendem a combinar com cores quentes por conta de seus traços mais fortes e podem ser usados em escritórios de advocacia, fábricas e ramos relacionados.

Conclusão

A identidade visual de uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que uma empresa oferece. Afinal, de nada adianta ter qualidade e preço justo se a marca não está na memória do consumidor.

É preciso ser visto e lembrado, e por meio da identidade visual bem trabalhada, as empresas conseguem mostrar a sua personalidade e são mais facilmente lembradas pelos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.