Os negócios e-commerce têm atraído cada vez mais os olhares de empreendedores e de consumidores, por conta das facilidades que oferece.

A internet está se transformando no principal meio de compra, afinal, ela é um meio ágil e que traz uma diversidade de opções muito maior do que nas lojas físicas.

As lojas virtuais funcionam da mesma maneira que os negócios físicos, necessitando de ações como separação de estoque, bom atendimento, relacionamento com o público e estratégias de venda e divulgação.

Só que, por conta de suas facilidades, esse tipo de negócio tem crescido muito, e a concorrência também. Daí a importância de saber trabalhar as estratégias de Marketing Digital para alcançar o sucesso.

Essa estratégias traz muitas soluções por meio de práticas adequadas aos mais diferentes tipos de negócio, permitindo que alcancem resultados efetivos.

No entanto, é importante conhecer quais são as principais estratégias e saber aplicá-las do jeito certo. Também é necessário estar por dentro das ferramentas e saber por que elas são necessárias nessas ações.

Pensando nisso, neste artigo, trazemos o conceito de Marketing Digital, sua importância e quais são suas melhores ações para os negócios e-commerce.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é um conjunto de atividades que uma empresa realiza na internet, visando atrair novas possibilidades de negócio, criar relacionamentos e desenvolver melhor a identidade da marca.

Para isso, um berçario freguesia do ó usa canais de mídias digitais, para se comunicar com seu público de maneira direta, personalizada e no melhor momento.

Com o crescimento do uso contínuo da internet, o Marketing Digital se tornou a principal maneira de promover produtos, serviços e marcas hoje em dia. Para veicular suas campanhas, a internet usa canais como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail.

Tudo focado nas dores e desejos dos consumidores, ou seja, é um marketing muito mais direcionado do que se costumava ver antigamente.

Também é uma estratégia bem democrática, uma vez que oferece as mesmas possibilidades para empresas de diferentes tamanhos, usando os recursos que têm.

Também é mais acessível financeiramente, o que acaba por oferecer um excelente retorno sobre os investimentos.

Importância do Marketing Digital para o e-commerce

As lojas virtuais sobrevivem 100% do meio on-line, por isso, precisam divulgar sua marca e os produtos que vende por meio da internet. E elas podem usar estratégia que uma escola de ensino fundamental particular, tendo acesso a vantagens como:

1 – Maior interatividade

A interatividade com o público é muito maior pelos canais usados no Marketing Digital do que nas mídias offline. 

Além disso, o foco não está mais no produto, mas, sim, na experiência do usuário e em sua jornada de compra.

Assim que uma empresa lança sua campanha, o público pode interagir, opinar e compartilhar com outras pessoas. E ao mesmo tempo em que isso aumenta o engajamento do público, também o torna mais exigente.

Dessa forma, é importante que as marcas estejam atentas à maneira de melhorar e falar com a audiência.

2 – Fácil análise e mensuração

Quando as empresas só tinham a TV, o rádio e outras opções de mídia offline para veicularem suas campanhas, era difícil mensurar a efetividade delas.

Até a chegada da internet e as facilidades trazidas por ela, muito dinheiro foi gasto com campanhas ineficientes. 

Mas, nas campanhas online, a análise de dados é parte fundamental de todo o processo.

3 – Mais oportunidades para as empresas

O Marketing Digital também diminuiu a distância entre empresa e consumidor. 

Isso porque, mesmo uma pequena empresa de instalação elétrica estilo industrialpode fazer boas campanhas e atrair pessoas de diversos lugares.

Isso não só aumenta os lucros da organização, como também beneficia os consumidores, pois eles têm acesso a diferentes oportunidades para adquirir um produto ou serviço.

4 – Melhor direcionamento

Mais do que impactar um número maior de pessoas, com as estratégias de marketing online, as empresas atingem o público certo. 

A campanha chega até as pessoas que realmente têm interesse naquilo que é vendido.

Isso é benéfico também porque a marca já não gasta mais dinheiro com consumidores que não têm potencial para se tornarem clientes, o que se mostra uma excelente economia de recursos que podem ser investidos e ações mais promissoras.

Melhores ações de Marketing Digital para e-commerce

Pensando nas melhores práticas de Marketing Digital para as plataformas e-commerce, as principais dicas são:

1 – Google Ads

Por meio do Google Ads, uma empresa de moto disk entrega consegue aumentar sua exposição no Google. A maioria das empresas utiliza essa prática, pois garante um alcance grande e imediato.

Isso aumenta o tráfego no site e pode ser feito em diferentes tipos de campanha, sendo:

Rede de pesquisa

Exibe anúncios na página de resultados do Google e redes de pesquisa parceiras. Funciona como um leilão, onde a empresa diz para o Google qual palavra-chave precisa e quanto vai pagar por ela.

Por exemplo, um e-commerce de moda íntima sabe que as pessoas pesquisam por “comprar pijama infantil”. 

Sabendo disso, essa loja diz ao Google Ads que cada vez que uma pesquisa com essas palavras for feita, o anúncio deve aparecer.

Dessa forma, essa plataforma quer pagar 50 centavos a cada clique que seu anúncio receber. Dependendo do lance, o anúncio é exibido em cima ou embaixo da página.

Rede de display

Exibe os anúncios em milhares de sites e parceiros do Google. Com isso, consegue entender onde o público navega para publicar os anúncios em locais estratégicos.

Por exemplo, uma empresa deprojeto de heliponto sabe que seu público frequenta sites de arquitetura, por exemplo, ou até sites dedicados a gestores e proprietários de empresas. Então, os anúncios serão veiculados nesses canais.

2 – Remarketing

O Remarketing é uma ação também conhecida como retarget e tem como objetivo conquistar o consumidor que acessou o site da loja, mas não comprou nada.

Um exemplo disso é quando acessamos um site, olhamos um produto e depois ele aparece para nós em diversos lugares em forma de anúncios, como nas redes sociais.

O objetivo disso é fazer com que a pessoa se lembre do que visualizou, aumentando as chances de compra, e essa ação por ser feita com o próprio Google Ads.

3 – SEO

O SEO (Search Engine Optimization) melhora o posicionamento orgânico de uma empresa de licença ambiental inema no Google. 

Trata-se de uma estratégia de longo prazo, mas que traz excelentes resultados, como zero custo e visitantes mais propensos a comprar.

Só que para que essa estratégia funcione, é necessário pensar em pontos como:

Ter um blog para a loja

É por meio do blog que um negócio consegue impactar a persona em muitos momentos. Isso porque os conteúdos publicados neste perfil agregam valor à marca e aumentam as vendas.

Dessa forma, quanto mais se investe em conteúdo de qualidade, mais autoridade a empresa terá perante os consumidores e a concorrência.

Uma boa dica seria uma loja de materiais de construção possuir um blog que fale sobre a construção civil e seus processos. 

Também dar dicas de cuidados como calafetar piso de madeira, manutenção residencial dentre outras informações, são outras opções.

Ao publicar os conteúdos, links que direcionem o visitante ao site de compras podem ser inseridos. Mas os materiais devem ter qualidade para que o Google possa classificá-lo como relevante.

Otimizar a loja virtual

A estrutura do site também é considerada para avaliar a relevância dela para o público-alvo. Para isso, alguns princípios devem ser seguidos, tais como:

  • URL amigável;
  • Título atraente;
  • Responsividade;
  • Velocidade.

A URL precisa ser fácil de ser memorizada, evitando o uso de números e símbolos. O título precisa chamar a atenção do usuário, para que ele se interesse pelo conteúdo.

Além disso, o site deve ser responsivo, para que possa ser acessado pelos dispositivos móveis, sem perda de qualidade. Isso também garante mais rapidez para acessar todo o conteúdo da página.

Redes sociais

Estar nas redes sociais já se tornou uma necessidade para qualquer empresa, assim como ter uma conta de e-mail. Elas reúnem diferentes perfis de consumidores, desde pessoas interessadas em anel solitario prata com diamanteaté EPI.

Por meio delas, as marcas também conseguem entender melhor a sua persona, além de facilitar a comunicação com clientes e potenciais clientes. Sendo assim, é fundamental estar presente nelas.

Conclusão

É claro que existem outras estratégias que podem ser colocadas em prática e, para cada uma delas, existe o melhor momento.

Seja qual forem as ações que você escolher, o objetivo principal deve ser criar uma loja virtual que ofereça suporte a todas essas estratégias. Também é importante priorizá-las e monitorá-las constantemente, para colher bons frutos do investimento.

Dessa forma, a sua plataforma e-commerce chegará ao conhecimento do público, aumentando as vendas e, consequentemente, os lucros do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.