Quem está em busca de ferramentas que possam potencializar o alcance de clientes não deve deixar de conferir o que é o Call To Action, e como ele pode ser utilizado para melhorar a captação de leads.

A internet é hoje um meio de se adquirir conhecimento rapidamente. É cada vez mais comum que as pessoas façam buscas para que possam entender uma diversidade de assuntos, assim como para encontrar produtos que elas precisam comprar. 

Nesse cenário, uma empresa que esteja atuando no mundo virtual, e que deseja atingir mais clientes com os seus conteúdos, precisará de estratégias para isso. 

Uma delas é o call to action, uma “chamada para a ação”, que pode render benefícios para o negócio. 

Se um visitante entra no seu site para saber como tirar carta de motorista, por exemplo, o uso de uma expressão como “se increva agora” pode ser um incentivo eficaz.

Ou seja, se ele estava na dúvida sobre se matricular no curso de formação de condutores, é possível que a utilização de um termo estratégico tenha um efeito direto sobre a decisão dele, sendo capaz de trazer benefícios para a sua empresa. 

Assim como diversos elementos do marketing digital são grandes responsáveis por auxiliar um potencial cliente no momento de compra dele, o call to action pode contribuir para várias ações que você julgue importantes, e deve ser utilizado estrategicamente no seu site. 

Por isso, se você quer saber o que é o call to action e como ele pode ser indispensável para alcançar clientes para o seu negócio, siga na leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto e utilizá-lo nas suas ações de marketing ou vendas.

O que é o call to action?

O termo call to action (CTA), traduzido, quer dizer “chamada para ação”. Em resumo, ele se trata de um incentivo, que pode ser utilizado para fazer com que um visitante do seu site compre um porta banner, ou para que ele se inscreva em uma newsletter, por exemplo.

Quando um usuário que está navegando pela internet encontra o seu site, é possível que ele seja encantado pelo que você oferece e queira estar mais próximo da sua marca. 

Muitas vezes, isso pode passar em branco, principalmente quando não há uma boa abordagem dentro da sua página. 

Vale dizer que o call to action pode ser utilizado para diversas finalidades, tais como as de chamar o cliente para:

  • Finalizar um pedido;
  • Se inscrever no seu site;
  • Conferir um novo conteúdo;
  • Conhecer o seu blog;
  • Conseguir um desconto;
  • Entre outros.

De fato, as possibilidades do uso do call to action são bastante variadas, e podem contribuir de modo positivo para qualquer ação que uma empresa de produção de eventos, ou de qualquer outro segmento, deseja fazer. 

Assim, é indispensável que o negócio tenha bem delineado cada uma das características que vão influenciar no uso do melhor CTA, de acordo com a persona da marca, da campanha que se esteja fazendo e do resultado que se quer obter. 

Por isso, é possível dizer que o call to action é uma forma eficiente de conduzir os visitantes da sua página até conversão que você deseja, seja de captação de leads ou de fechamento de uma compra. 

Call to action para alcançar clientes

Alcançar mais clientes é o que a maioria dos estabelecimentos pretende, não é mesmo? Várias ações podem ser tomadas nesse sentido, e o call to action é um recurso que pode contribuir bastante com essa necessidade. 

Certamente, ao buscar opções de penteados para casamento, uma noiva pode ter se deparado com o site de um salão de beleza, ou mesmo com um blog especializado no assunto, que pudesse ajudá-la a encontrar um modelo que mais a agrade. 

Essa pessoa pode ser uma potencial cliente do estabelecimento, de modo que alcançar o contato dela é essencial para torná-la um lead do negócio, que possa ser trabalhado para chegar no momento de compra. 

Sendo assim, é essencial que esses sites utilizem o CTA como um modo de fazer com que a noiva conheça mais sobre os seus serviços, assim como se inscreva para receber atualizações.

Para isso, boas alternativas do uso do call to action incluem ações diferenciadas, conforme veremos a seguir. 

1. CTA e campo de inscrição para newsletter

Uma ferramenta essencial para captar leads é oferecer um campo de inscrição para newsletter, por exemplo, onde o usuário poderá deixar o endereço de e-mail dele e receber contatos posteriores da empresa. 

O visitante de um site que esteja lendo sobre os benefícios do uso de um compressor de ar pode ser impactado pelo call to action no texto ou mesmo em um espaço próprio para que ele se cadastre no site. 

Essa ação permite a coleta de novos leads, ajudando o estabelecimento a alcançar novos clientes. 

Mas para que isso seja possível e frutífero, é indispensável inserir um CTA como “Deixe seu e-mail aqui e receba as últimas novidades sobre o segmento”.

Esse tipo de call to action pode ser bastante produtivo para que as pessoas se sintam chamadas a se inscrever e, assim, receber conteúdos diretamente no e-mail delas.  

2. CTA e o oferecimento de ebooks

A internet possibilita um rápido acesso a conteúdos de qualidade, que podem agregar maior valor para o conhecimento das pessoas. 

Por isso, elas buscam cada vez mais por páginas que tenham autoridade e que ofereçam informações relevantes. 

Nesse sentido, se um site oferece um ebook sobre como deve ser feita a instalação de um chuveiro elétrico, por exemplo, ele pode utilizar essa estratégia para conquistar a atenção do público ao mesmo tempo que aproveita a oportunidade para captar leads. 

Para isso, é importante que um pequeno formulário seja inserido na sua página, onde um call to action é aplicado para que o visitante se inscreva para receber o material diretamente no seu e-mail.

Assim, a sua lista de leads poderá receber um grande número de novos contatos. 

3. CTA e uso de webinars

Os webinars são ferramentas de conteúdo de grande relevância, já que eles funcionam de modo bastante semelhante ao de uma palestra, porém na versão online. 

Para que as pessoas possam acompanhar o assunto que será tratado, que pode ser desde os métodos de fabricação de um forro de pvc até dicas para fazer uma declaração de imposto de renda, elas precisarão se inscrever para receber o link e o aviso do evento. 

call to action pode ser utilizado de diversas maneiras, tanto com expressões como “Se inscreva agora para garantir sua vaga” ou “Compartilhe com seus amigos”, para atrair um maior número de participantes e, consequentemente, de leads.

4. CTA e divulgação de cursos

Os cursos online são cada vez mais comuns no mundo virtual e ganham um grande número de interessados e de adeptos facilmente. 

No momento do fechamento de um curso, seja ele pago ou não, é possível que os usuários fiquem na dúvida sobre participar, já que esse tipo de material exige tempo e dedicação para ser bem compreendido. 

O uso do CTA é a maneira mais simples e direta de chamar os visitantes para se tornarem leads, ao estimularem a inscrição dessas pessoas indicando os benefícios da plataforma. 

Isso quer dizer que talvez seja necessário utilizar estratégias como “Se inscreva agora e assista depois” ou “Saiba mais sobre métodos de confecção de piscina de fibra neste curso completo”, que vão estimular os participantes a realizar o cadastro.

Dessa forma, você conquista novos leads e pode trabalhá-los com maior assertividade, entendendo suas necessidades e oferecendo o que eles buscam na sua empresa.

Considerações finais

call to action é uma ferramenta bastante produtiva de marketing, pois é responsável por gerar uma série de efeitos nos visitantes do seu site e conduzi-los por uma ação que trará benefícios para eles e para o seu negócio, ao mesmo tempo.

Conquistar novos leads é uma etapa essencial para que a empresa alcance mais clientes, devendo investir em estratégias que permitam uma melhor atuação na internet, enquanto elabora uma maneira de chamar a atenção do seu público de modo eficaz. 

Nesse sentido, o call to action surge como uma solução ideal, já que ele é capaz de atrair um potencial cliente e ajudá-lo a tomar decisões interessantes, como o cadastro para receber novidades ou mesmo uma inscrição para assistir a um webinar. 

Dessa forma, é possível dizer que o CTA é um método eficaz que pode ajudar tanto na captação de leads quanto no alcance de clientes, sendo ele indispensável em qualquer boa estratégia de marketing para empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.