Você sabe qual é importância do Marketing de Relacionamento para o seu colégio? É ele que vai ajudar no contato com quem se interessa pelos seus serviços e no fechamento de novas matrículas.
A conquista de novos clientes é sempre um desafio para as empresas.
No setor de educação, isso não é diferente: é preciso trabalhar de maneira assertiva e estratégica, para que se consiga alcançar novos alunos.
Não à toa, o marketing se tornou uma necessidade para qualquer tipo de negócio. Ao desenvolver um planejamento que permita que o estabelecimento se destaque no seu nicho, é possível investir em novas frentes que tragam os resultados desejados.
No caso de uma instituição de ensino que está em destaque na sua região, por exemplo, isso pode ser fundamental, já que após uma boa campanha de divulgação é necessário aplicar estratégias que convertam os interessados em alunos.
Nesse cenário entra o Marketing de Relacionamento, permitindo que uma empresa que venda viga de ferro amarrados e um colégio consigam trabalhar os seus leads e transformá-los em clientes do local.
O Marketing de Relacionamento é composto de várias ações que ajudam na administração do relacionamento com o público-alvo de um negócio, de modo que as pessoas recebam diferentes contatos do estabelecimento no momento certo e para a finalidade certa.
Por isso, mais do que um mero detalhe dentro das suas estratégias de captação de leads, é investindo em relações mais próximas com os clientes que uma empresa consegue conquistar a satisfação deles e alcançar sucesso no seu mercado.
Então, se você quer entender mais sobre o Marketing de Relacionamento para o seu colégio, siga na leitura deste artigo e conheça a importância dele e o melhor modo de aplicá-lo na sua escola.
O que é o Marketing de Relacionamento?
Ao se levar em conta toda a estrutura de um colégio, ou mesmo a de uma empresa de estrutura metálica de mezanino, é possível dizer que uma das partes mais importantes de qualquer negócio é justamente a clientela.
São as pessoas que adquirem os produtos ou serviços que tornam o funcionamento do estabelecimento necessário, afinal, uma empresa sem compradores está falida.
Para que se possa trabalhar adequadamente esse contato com o público, é indispensável ter técnicas e estratégias tanto para converter novos clientes, quanto para fidelizar os atuais.
O Marketing de Relacionamento é isso: ações que são aplicadas pelo estabelecimento, com o intuito de construir e manter um contato ativo com os consumidores, reforçando os laços entre as duas partes.
Além disso, o Marketing de Relacionamento pode ser importante para fidelizar o público da empresa, seja com práticas que oferecem benefícios de fidelidade, ou seja pela qualidade dos serviços prestados pela empresa.
Por isso, as principais características dele são:
- Fidelização de clientes;
- Proximidade com o público;
- Coleta de feedbacks;
- Transformação de clientes em promotores.
Nesse sentido, é fundamental que um colégio, assim como uma autoescola especializada em cnh primeira habilitação, invista em práticas que aprimorem o relacionamento com o público, para que o seu negócio possa crescer e se desenvolver positivamente.
Estratégias de Marketing de Relacionamento para colégios
Para que o Marketing de Relacionamento possa ser mais efetivo, é de grande importância que se utilize algumas das estratégias mais conhecidas, conforme veremos a seguir.
1. Identificação da persona
Conhecer um pouco mais sobre as características, os gostos e as preferências de consumo do público da sua escola pode ser fundamental para a criação de ações mais assertivas.
Isso porque, ao identificar o perfil ideal de cliente do seu negócio, é possível utilizar a melhor linguagem para falar com ele, tornando a produção de conteúdos cada vez mais direcionada.
Afinal, a comunicação necessária para conquistar e fidelizar um cliente que está buscando um piso de madeira vinílico é diferente daqueles que precisam matricular os filhos em uma escola.
Assim, é possível perceber a importância de saber com quem a sua empresa precisa se comunicar, para que os resultados sejam mais eficazes.
2. Captação de leads
Ter leads para desenvolver o Marketing de Relacionamento é essencial.
Por isso, é interessante investir em ações que possam ser vistas pelo público-alvo da escola, de modo que essa pessoas possam ser impactadas posteriormente.
Há diversas formas de um colégio captar leads: é possível disponibilizar um campo de inscrição no site, atualizar o blog para que os pais possam acessá-los, realizar webinars, etc.
Com essas ações, certamente a sua lista de contatos poderá ser trabalhada com estratégias interessantes.
3. Promovendo eventos abertos ao público
Se você deseja que mais pessoas possam conhecer o seu estabelecimento, para que seja possível captar clientes, o Marketing de Relacionamento também pode ajudar nessa etapa.
Você pode divulgar eventos abertos ao público nos seus perfis de redes sociais, e promovê-los para que os pais interessados possam conhecer a sua escola e saber mais sobre os métodos de ensino e outras atividades que são oferecidas.
Nesse momento, é possível estabelecer mais uma ponte de relacionamento com eles: ao entender melhor o perfil dessas pessoas, você pode encaminhar materiais que sejam ainda mais direcionados, tornando o contato mais assertivo.
4. Contatos personalizados
Ter estratégias para tornar cada cliente único é um elemento necessário para qualquer tipo de negócio.
Por isso, ao conhecer melhor os responsáveis dos potenciais alunos da sua escola, é possível que você desenvolva contatos cada vez mais personalizados, levando conteúdos que sejam interessantes para eles.
Assim como uma gráfica precisa ter maiores subsídios para a impressão de um balão personalizado com foto, o colégio precisará saber o que os pais buscam para a educação dos seus filhos, para que possa elaborar planos especiais para eles.
Com isso, é possível conquistar a preferência deles no momento de optar por uma escola para os seus filhos.
5. Envio de e-mail marketing
O envio de e-mail marketing é essencial para uma boa estratégia de Marketing de Relacionamento.
Por meio de mensagens promocionais, institucionais, convites ou comunicados, é possível levar informações relevantes para os leitores, que vão conhecer o colégio e poderão analisar de modo mais completo a sua estrutura.
O e-mail marketing sempre foi uma ferramenta importante para empresas, sejam elas especializadas em vendas de afiador faca cerâmica ou de clínicas médicas, como um modo de se tornar visível e acessível para o seu público.
Sendo assim, pode ser também importante dentro das estratégias de Marketing de Relacionamento de um colégio.
6. Respostas rápidas
Não deixar nenhum contato sem resposta e principalmente responder mensagens de forma eficiente, podem ser etapas essenciais do Marketing de Relacionamento.
Isso porque as pessoas buscam sempre soluções rápidas e, sem dúvida, escolher a escola onde os filhos vão estudar é uma das prioridades de qualquer família.
Nesse sentido, é de suma importância que se esteja atento aos canais de contato oferecidos pela sua instituição de ensino, que poderá ser uma das responsáveis pela realização de mais matrículas.
7. Fechamento de matrículas
Depois de uma série de ações de relacionamento com o público, certamente o seu negócio conseguiu impactá-lo positivamente.
Qualquer estabelecimento, seja ele especializado em elevador oficina mecânica ou uma escola de educação infantil, já deve ter percebido que investir em um contato mais direto com o seu público é um fator bastante positivo para os resultados do negócio.
Assim, ao receber os pais interessados no fechamento da matrícula, não deixe de proporcionar uma boa recepção, tirar todas as dúvidas da forma mais completa possível e de manter-se sempre à disposição para qualquer necessidade.
Dessa maneira, o estabelecimento não apenas conquista um novo cliente, como também fideliza-o pelo seu atendimento de qualidade e faz com que os pais indiquem a escola para amigos que estão buscando um local de referência para matricular os seus filhos.
8. Lista de contatos atualizada
Após a matrícula na escola, é fundamental que os pais recebam atualizações sobre o colégio, para que o relacionamento com eles seja sempre produtivo e crescente.
Para isso, é indispensável atualizar sempre os contatos dos responsáveis, podendo encaminhar mensagens e e-mails conforme a necessidade.
Esse processo é necessário para escolas de música que ofereçam aula de sertanejo, e para colégios do ensino infantil ou fundamental, para que o estabelecimento nunca perca o acesso aos seus alunos.
Além disso, todo o empenho na captação de leads e no trabalho de construção de um relacionamento com essas pessoas deve ser mantido mesmo depois da conquista do cliente.
Afinal, o Marketing de Relacionamento deve permanecer ativo com cada cliente por tempo indeterminado.
Assim, não deixe de manter os contatos sempre atualizados e invista no envio de informações relevantes e de pesquisas de satisfação, que poderão construir e manter a confiança dos clientes no seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.