O Coworking já se consolidou como alternativa ao escritório tradicional. Essa prática é uma forma de compartilhar seu espaço de trabalho, bem como despesas e ideias, mas a escolha do local certo depende de muitos fatores.

A modalidade foi exportada dos Estados Unidos, mas nos últimos anos, o número de escritórios de coworking cresceu significativamente . Estima-se que 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo trabalharão em escritórios comuns até o final do próximo ano, de acordo com a deskmag. Essa nova forma de trabalhar está se consolidando no Brasil, onde são cerca de 900 vagas, ocupando o terceiro lugar no ranking dos países, depois dos Estados Unidos e da Alemanha.

Damos-lhe as 10 chaves para escolher o coworking perfeito para si:

Escolha o horário que melhor se adapta às suas necessidades. Encontre o local mais adequado de acordo com seu tipo e horário de trabalho diário. As opções são diversas, em algumas delas a abertura é 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  • Defina um orçamento. Ao compartilhar custos, os espaços de trabalho representam uma economia significativa para o aluguel do seu espaço de trabalho, mas também existem diferenças entre eles. O ideal é definir a taxa que melhor se adapta ao seu orçamento, equilibrando preço e desempenho.
  • Avalie todos os serviços. Desde a tecnologia que possuem aos móveis, tudo é importante. Em alguns deles oferecem serviços adicionais, como departamento de marketing, assessoria jurídica, salas de reunião, endereço fiscal, notificação de chamadas, etc.
  • Leve a tecnologia em consideração. Os dispositivos tecnológicos do espaço de trabalho, a velocidade da Internet e os projetores disponíveis, são outro ponto fundamental que vai influenciar o seu dia a dia.
  • O espaço de trabalho, fator essencial. Luz natural, decoração ou mobiliário de escritório são alguns dos fatores que diferenciam alguns espaços de outros. Trata-se de encontrar a combinação perfeita entre conforto e design, dependendo das suas necessidades.
  • A importância das áreas comuns. Os espaços para partilhar com os restantes colegas de trabalho também são importantes, visto que uma das vantagens de partilhar um escritório  é a forma como se trocam novas ideias entre empresários de diferentes setores.
  • Possíveis eventos de treinamento. Alguns desses espaços contam com atividades, workshops ou cursos que podem ser uma mais-valia na hora de tomar a melhor decisão.
  • Salas de reuniões disponíveis. Se você precisa se encontrar com frequência, este é um fator importante a ser considerado. Você pode atender seus clientes em uma das salas equipadas para isso, que podem variar em tamanho, luminosidade ou equipamento audiovisual, entre outros assuntos.
  • Encontre a melhor localização possível. A escolha da área vai depender  se você precisa que ela fique perto ou longe de sua casa ou se você valoriza uma determinada área para atender seus diferentes clientes.
  • Outros benefícios importantes. Ter estacionamento privativo, área para eventos, bar ou restaurante dentro do recinto podem ser elementos a ter em conta que irão facilitar o seu dia-a-dia.

Encontrar o local de trabalho ideal não é uma tarefa fácil. Se está à procura de um coworking Ribeirão Preto , você pode procurar pelo Beework, escolhido por muitos como o melhor coworking de Ribeirão Preto e região.