No mundo atual, quando se fala em marketing, o principal tipo que vem na cabeça das pessoas é o digital, ou seja, online.
E, de fato, isso faz total sentido, pois investir em marketing digital é um excelente meio para conseguir mais vendas e melhores resultados.
Porém, existem certas estratégias de marketing offline que também podem ser bastante úteis para negócios e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Veja!
O Marketing Offline
Décadas atrás, quando a internet ainda não havia surgido, o marketing offline era a única maneira que as empresas tinham para divulgar seus produtos/serviços ao seu público-alvo.
Porém, com o avanço das tecnologias e com a aparição da internet no mundo, muita coisa mudou, inclusive o modo de se fazer marketing.
Com isso, muitas pessoas perguntam-se hoje em dia se ainda vale a pena investir em marketing offline e, dependendo da sua área de negócio, vale e muito.
Afinal, as pessoas, ou melhor, os consumidores não ficam 24 horas online. Eles andam pelas ruas, ouvem rádio, assistem TV, leem jornais e revistas… ou seja, transitam entre o mundo online e offline.
Portanto, existem oportunidades aí também.
O melhor dos caminhos para potencializar suas vendas e seus resultados é investir nos dois meios, tanto online, quanto offline.
Agora confira a seguir as 4 principais estratégias offline para você implementar em seu negócio.
1) Outdoors, cartazes e/ou panfletos
Você já ouviu a expressão “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é, se você quer que o seu negócio cresça e tenha mais visibilidade, uma das estratégias offline que você pode investir é em outdoors, cartazes e/ou panfletos.
E lembre-se: essas formas de anúncios precisam ser objetivas, com um layout limpo e um design atrativo. Não adianta colocar diversas informações, pois só os deixarão “poluídos” e provavelmente serão ignorados.
2) Jornais e revistas
Se o seu público-alvo costuma ler jornais e/ou revistas com frequência, não tem porque não investir em anúncios nesses dois meios de informação!
Apesar de ser uma estratégia que precisa de um investimento um pouco maior, ela é bastante eficaz se você estiver anunciando para as pessoas certas.
E você não precisa necessariamente anunciar em jornais e revistas de grande circulação, talvez um anúncio em um impresso local, da região onde você trabalha já possa trazer resultados satisfatórios.
3) Brindes
As pessoas gostam de ganhar brindes, isso é fato. Portanto, que tal utilizá-los como parte da sua estratégia de marketing offline?
Por exemplo, você pode distribuir canecas personalizadas, calendários, agendas e outros itens com o logo ou nome da sua marca.
Isso cria empatia, já que a pessoa recebe um “mimo”, algo que a sua empresa preocupou-se em fazer e dar a ela.
E assim quando a pessoa for utilizar um desses itens, verá e se lembrará da sua marca.
Sem contar que ela divulgará indiretamente a sua empresa. Por exemplo, você dá garrafinhas/squeezes personalizados com a sua marca. Quando estiverem usando esses itens no trabalho, na academia… outras pessoas estarão vendo também.
4) Participação em feiras e eventos
Por fim, a participação em feiras e eventos relacionados a sua área de atuação. Além de ser uma ótima maneira para conquistar novos clientes, também proporciona um ótimo networking, o que ajuda a expandir os negócios, bem como a exposição da marca.
E então, o que achou das nossas dicas de marketing offline? Você já aplica alguma dessas estratégias? Conte nos comentários logo abaixo!