Endomarketing, popularmente conhecido como “marketing interno”, é uma estratégia capaz de contribuir com a satisfação dos colaboradores, melhorar a percepção positiva da sua empresa e diminuir o turnover(índice de rotatividade dos funcionários), conquistando profissionais muito mais qualificados para o seu negócio.

Aplicado como uma iniciativa conjunta entre o departamento de marketing e de Recursos Humanos, o endomarketing tornou-se fundamental para desenvolver uma boa imagem do seu empreendimento. 

Logo, essa estratégia é tão importante quanto as ações de vendas, publicidade e propaganda.

Nesse sentido, compreende-se que o endomarketing é uma estratégia que começa de dentro da empresa para se estender ao público e, por esse motivo, também contribui com a lucratividade e o reconhecimento do seu negócio no mercado.

Vale dizer que qualquer tipo de empresa pode aplicar as técnicas de marketing interno. Desde uma lavanderia industrialcampinas, lojas de roupas, fábricas, entre outros.

O artigo de hoje vai mostrar como o endomarketing pode ajudar uma empresa e dar dicas para implementar a estratégia no seu negócio. Continue lendo!

Mas, afinal de contas, o que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas dentro das empresas, com o intuito de melhorar a imagem do negócio entre os colaboradores, para ter uma equipe motivada, com menor turnover e melhorar a cultura organizacional do seu negócio.

Por exemplo, imagine uma escola fundamental particular que conta com uma excelente iniciativa de endomarketing. Provavelmente, os professores se sentirão satisfeitos em trabalhar lá, bem como os demais funcionários, algo que influencia diretamente na qualidade do ensino.

Assim, quanto melhor é o aprendizado dos alunos, os pais e/ou responsáveis ficam contentes pelo contrato firmado com a escola, o que colabora com o reconhecimento e autoridade do estabelecimento no mercado.

Portanto, o endomarketing não tem como único objetivo atingir os colaboradores, mas sim, promover um ambiente de trabalho adequado, para que o público também perceba isso e, consequentemente, a empresa tenha um diferencial.

Por esse motivo, dizemos que é um trabalho de dentro para fora. Alguns dos pontos centrais da estratégia são:

  • Desenvolver a felicidade e o espírito de equipe;
  • Melhorar a lealdade dos colaboradores em relação à empresa;
  • Diminuir o índice de rotatividade dos funcionários;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Aprimorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Para atingir os objetivos propostos, uma das principais técnicas do endomarketing visa motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam indispensáveis e importantes na empresa. 

Assim, o RH e o time de marketing precisam trabalhar juntos, desenvolvendo atividades rotineiras que resultem na integração da equipe.

Um exemplo bastante comum e muito usado é quando uma empresa especializada em conserto de aparelho de ultrassom homenageia o funcionário do mês, demonstrando reconhecimento pelo trabalho realizado.

4 dicas para trabalhar endomarketing na sua empresa com os canais de e-mail

Antes de colocar as técnicas do endomarketing na prática, é preciso lembrar que a estratégia irá trabalhar a parte interna da sua empresa, focando sempre nos colaboradores e na percepção que eles têm sobre o local de trabalho.

Por isso, é preciso ter iniciativas que compreendam muito mais as necessidades e dificuldades da sua equipe de empresa, daí a importância do trabalho em conjunto com o RH. 

Afinal de contas, vale a pena fazer uma pesquisa para saber quais os anseios e desejos do seu público, no caso, os funcionários.

Também é importante notar que, assim como os seus clientes, os colaboradores são bombardeados por uma série de informações, muitas vezes com o auxílio da internet. 

Sendo assim, as empresas têm usado muito o e-mail marketing como canal de troca e comunicação entre as equipes.

Portanto, as dicas de hoje terão como foco o e-mail e como trabalhar essa mídia para melhorar e motivar os colaboradores. Confira!

1 – Envie pesquisas online

Já que o primeiro passo é reconhecer e identificar as necessidades dos funcionários, uma estratégia adotada pelo RH pode ser o envio de uma pesquisa de satisfação por e-mail. 

Assim, quem trabalha com conserto de ultrassom, por exemplo, pode tratar mais sobre quais são as principais dificuldades no ambiente de trabalho, se há uma comunicação efetiva com a gerência e quais os pontos positivos da empresa.

Para maior conforto dos colaboradores, recomenda-se que essa pesquisa seja anônima. 

Afinal de contas, muitos profissionais podem se sentir receosos em reclamar do próprio chefe ou de um colega de trabalho.

2 – Oferta de palestras, treinamentos e eventos corporativos

Os eventos dentro da empresa são ótimas estratégias para o incentivo dos funcionários, bem como para a promoção do aprimoramento profissional, contribuindo para um melhor engajamento, além de integrar os colaboradores.

Por exemplo, uma empresa de aluguel de limousine em guarulhos pode promover um treinamento voltado ao atendimento humanizado, para capacitar a equipe de vendas e, com isso, alcançar melhores resultados de venda.

Ou seja, os eventos contribuem diretamente para melhorar a qualidade dos serviços e também ajudam no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. Por isso, além de promovê-los, é preciso divulgá-los à sua equipe.

Use o e-mail marketing para fazer essa oferta e lembrar os colaboradores sobre a importância da participação. 

É possível enviar convites online também, para o controle de presença e para verificar quem realmente está participando das iniciativas da empresa.

3 – Produza boletins informativos sobre o mercado

Assim como os clientes, os colaboradores também desejam ser bem informados a respeito do nicho de atuação e o mercado. 

Por exemplo, se uma nova tecnologia de bico aspersor de água foi lançada, é importante que as empresas agrícolas ou que trabalham com torres de resfriamento saibam do que se trata.

Por conta disso, uma dica é produzir boletins informativos, ou newsletters, para os funcionários. 

Dessa forma, eles podem acompanhar as principais tendências, bem como outras novidades que podem ser interessantes para o trabalho.

Além disso, esse conteúdo também pode incluir informações sobre o que ocorre dentro da empresa, como uma matéria sobre o funcionário do mês, lançamento de um novo produto ou serviço, até mesmo a participação dos colaboradores em algum evento.

4 – Troque mensagens diretas com os colaboradores

O e-mail pode ser um ótimo canal para troca de mensagens diretas entre os colaboradores e outros funcionários, bem como gestores e supervisores.

Por exemplo, é possível enviar uma dúvida a respeito do comodato de impressora diretamente para o setor responsável ou para o líder de equipe. 

Isso torna a comunicação mais ampla e aberta ao diálogo, o que é fundamental para a motivação dos colaboradores.

Afinal de contas, muitos problemas dentro das empresas são causados por falhas de comunicação, algo que pode ser facilmente resolvido com a ajuda do e-mail.

Como produzir um bom e-mail para o marketing interno?

Embora o e-mail possa ser trabalhado de inúmeras formas na estratégia de endomarketing, é importante saber como usá-lo, para que o canal se torne atraente aos colaboradores e possam realmente motivá-los na empresa.

Sendo assim, é preciso manter a qualidade dos conteúdos. 

Por exemplo, ao criar uma notícia sobre uma nova joia, como o anel pedra pirita, busque informações verdadeiras, que sejam relevantes ao público-alvo, isto é, os colaboradores.

Por esse motivo, o marketing de conteúdo precisa andar lado a lado com o endomarketing, já que a oferta de materiais interessantes é um dos pontos centrais para as ações de comunicação e marketing interno.

Também é preciso ter atenção à quantidade de e-mails. Ninguém quer uma caixa de entrada lotada, ou um envio ininterrupto de mensagens, prejudicando a realização de tarefas do funcionário. Ou então, um déficit, deixando o colaborador pouco informado sobre o que acontece dentro da empresa.

Por isso, o ideal é ter um equilíbrio – nem muito, nem pouco. Mas sim, a quantidade ideal para manter a sua equipe informada, sem atrapalhar o trabalho.

Fora isso, vale considerar que grande parte dos funcionários acessa o e-mail marketing da empresa por dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones). 

Por isso, é importante que as mensagens possam ser lidas em telas menores, mantendo uma boa navegabilidade.

Conclusão

Engana-se quem pensa que o marketing é voltado só para ações do público externo, com objetivo de atrair novos clientes e aumentar as vendas. 

De nada adianta investir somente nisso, se os próprios colaboradores não estão satisfeitos com o local de trabalho.

Por isso, o endomarketing (ou marketing interno) torna-se tão importante quanto o externo, sendo capaz de motivar os funcionários, gerar engajamento das equipes e, como consequência, influenciar na qualidade de atendimento, produtos e serviços.

Entre as mais variadas estratégias de endomarketing, destaca-se o uso do e-mail, não só como canal de comunicação, mas como uma mídia eficiente para a integração de colegas de trabalho e envio de conteúdo relevante.

Em um mundo cada vez mais conectado, já era de se esperar que as técnicas de marketing interno tivessem que incluir novas tecnologias, aprimorando as atividades e contribuindo para um bom clima organizacional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.