Antes de abordarmos o tema e faturar mais um pouco, proponho analisar a seguinte questão: YouTube é site de compartilhamento ou rede social? O importante mesmo é que existem formas de ganhar dinheiro com o seu canal e neste post vamos verificar algumas possibilidades.

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Google AdSense

Youtuber é a pessoa que posta vídeos no YouTube, um produtor de conteúdo. AdSense é a ferramenta que gerencia os ganhos financeiros do Youtuber. Uma das formas de lucratividade é a publicação de anúncios, feitas no início ou no final de cada vídeo, em que o anunciante pagará ao dono do canal por visualização.

O primeiro passo é inscrever-se no AdSense. Com a sua conta criada, é hora de configurar. Ali é possível acessar o programa de parcerias e monetização, e gerar receitas com os seus vídeos. Antes de começar é bom traçar um bom planejamento para manter frequência de postagens e conquistar sua audiência.

Quanto mais visibilidade tiver, maiores serão as oportunidades, como, por exemplo, permuta com as marcas. Você pode testar um produto e indicar o site da empresa, é possível saber se houve direcionamento e ser remunerado por isso.

A marca pode, ainda, pagar para você produzir vídeos específicos falando com o seu público sobre determinado produto ou serviço. Quanto maior a sua visibilidade, maiores serão as oportunidades de ganhos. Por isso a importância de manter contato e interação com a sua audiência.

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Redes Sociais

As redes sociais colaboram no crescimento e fortalecimento do seu nome, seja marca profissional ou pessoal. Produzir conteúdo relevante para o seu público e saber que ele será a fonte da sua lucratividade deve inspirá-lo a publicar o melhor possível.

É importante, também, saber que em redes sociais e sites de compartilhamento, alguns pontos são considerados como regras gerais:

  • Antes de tudo: planejamento. Desde o nome do seu canal do YouTube até cada um dos posts, tudo deve ser cuidadosamente planejado, passando pelo estilo, conteúdo, critérios de qualidade do material a ser produzido;
  • Pense bem no nome do seu canal, qual estilo adotar, que variedades você pode oferecer e quais parcerias vão ser interessantes para a sua audiência;
  • Mantenha um calendário de publicação, a frequência de postagens é importante para que os seguidores se mantenham constantes no seu canal.

Pensando em lucro, uma das primeiras regras é fazer o melhor possível para se manter no topo do ranking, tanto do YouTube como do próprio Google, que é o principal motor de busca utilizado pelo público.

O uso de palavras-chave é essencial para o título do seu vídeo. Deve ser atraente, interessante e despertar a curiosidade da audiência. Bons títulos podem definir a permanência de uma pessoa no seu canal, quanto mais tempo, ele ficar ali, melhor.

O YouTube fornece o Analytics, ferramenta pela qual você pode pesquisar a palavra-chave mais adequada para o seu título e para a descrição do vídeo. Esse pequeno texto de descrição é vital para os motores de busca, bastante consultado pela audiência.

Os vídeos com 10 minutos já são considerados longos, o tempo de visualização de um vídeo colabora no seu rankeamento. Os primeiros 30 segundos são decisivos para uma pessoa abandonar ou continuar assistindo, por isso, capriche ao máximo na sua abertura.

Alguns canais têm vinheta de abertura e de encerramento, o que é positivo. Um jingle criativo ajuda a fixar a marca do canal, assim como uma cor e um logotipo apropriados com o seu objetivo.

Agora que você já tem as principais dicas, o que acha de se tornar um Youtuber e compartilhar esse post em suas redes sociais?