Facebook Ads é a plataforma de anúncios pagos da rede social. Esse recurso tornou-se um dos principais aliados das estratégias de Marketing Digital, devido aos ótimos resultados de divulgação e pelo excelente retorno.

Com ele, é possível atrair novos seguidores para a sua página, bem como tornar o seu negócio mais reconhecido no mercado.

Além disso, o próprio Facebook é visto como a maior rede social do mundo, o que explica o porquê grande parte das empresas concentra seus esforços de marketing na plataforma. 

Só entre os anos de 2010 a 2015, houve um aumento de 680% em investimentos concentrados ao Facebook Ads.

E não para por aí: o Brasil é o terceiro país no mundo com maior número de contas ativas no Facebook, perdendo apenas para os EUA e Índia. São mais de 100 milhões de usuários, e a cada 10 brasileiros, 8 estão ativos no Facebook.

Por esse motivo, qualquer tipo de negócio, seja uma empresa de grande porte ou um profissional autônomo que dá aula de corda para iniciantes, terá um grande público ativo na rede social e pode investir na plataforma de anúncios.

Atualmente, 92% das empresas já têm uma página no Facebook e 70% dos usuários estão conectados a pelo menos um perfil de negócios, gerando 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários por semana.

Cerca de 67% dos empreendimentos B2C (Business to Consumer), que vendem diretamente para os clientes, conseguiram novos compradores por meio do Facebook.

Mas como fazer uma campanha efetiva com o Facebook Ads?

O artigo de hoje vai dar dicas de como planejar uma divulgação na plataforma de anúncios, além de trazer outras informações importantes para quem deseja fazer marketing no Facebook. Quer saber mais? Então, continue lendo!

Os tipos de anúncio no Facebook Ads

O Facebook Ads oferece diversos tipos de anúncios publicitários, que são separados conforme o objetivo de marketing. 

Dessa forma, é possível escolher o formato baseado em três grupos: por reconhecimento, por consideração e por conversão.

1 – Reconhecimento

Dentro de reconhecimento, tem-se os anúncios por: 1) reconhecimento da marca; 2) por alcance. 

No primeiro caso, a intenção é alcançar as pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios, tornando a sua empresa mais visível no mercado.

Já o alcance tem como propósito exibir o anúncio para o número máximo de pessoas do público-alvo. 

Nesse sentido, uma empresa de instalação industrial elétrica, que tem como objetivo o reconhecimento, pode criar uma campanha segmentada para a sua audiência, com ampla divulgação para os perfis correspondentes aos seus clientes.

2 – Consideração

A consideração consiste nos principais objetivos que levam a pessoas a buscar sua empresa e pesquisar por mais informações. Nesse sentido, é possível elaborar as seguintes campanhas:

  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalações do aplicativo;
  • Visualizações do vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Mensagens.

Tráfego

No tráfego, a intenção é levar as pessoas do Facebook para uma URL escolhida, como uma página de destino do site, uma publicação do blog, entre outras. 

Por exemplo, uma empresa pode produzir um conteúdo sobre pavimentação no blog e disponibilizar o material como anúncio patrocinado na rede social.

Envolvimento

Aqui, o objetivo é alcançar as pessoas mais propensas a se envolver com a publicação, seja por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos ou participação em eventos.

Instalações do aplicativo

Ao montar uma campanha para as “instalações do aplicativo”, o interesse é enviar as pessoas à loja, onde elas podem baixar um aplicativo ou software da sua empresa.

Por exemplo, uma empresa de pintura de prédios pode disponibilizar um app para os clientes verificarem algumas opções de revestimento, diretamente por dispositivos móveis.

Visualizações de vídeo

Em “visualizações de vídeo”, o interesse é compartilhar vídeos da sua empresa com o seu público-alvo, oferecendo o conteúdo para as pessoas mais propensas a assisti-los.

Geração de cadastros

O objetivo é atrair leads (potenciais clientes) para a empresa, por meio da coleta de informações pessoais dos usuários interessados no seu produto ou serviço. 

Um exemplo é o cadastro em newsletter, que são os boletins informativos.

É importante oferecer algo em troca ao usuário, por exemplo, um desconto em cópia de chave codificada, um e-book, ou um material diferenciado, porém de alto valor para o público-alvo.

Mensagens

As campanhas voltadas para “mensagens” têm o intuito de melhorar a conexão das pessoas no Facebook, influenciando os clientes em potencial a se comunicarem com a empresa, seja em busca de alguma informação ou para sanar dúvidas.

3 – Conversão

As campanhas de conversão melhoram o interesse dos usuários na sua empresa, facilitando o processo de decisão para compra de um produto ou serviço. 

Por exemplo, um estabelecimento de pintura de prédios pode usar a exibição de catálogo para mostrar os melhores trabalhos da empresa.

Os principais tipos de campanhas de conversão são: conversões, vendas no catálogo e tráfego para o estabelecimento.

Conversões

O objetivo é fazer com que os usuários tomem alguma atitude no site da empresa, como adicionar itens no carrinho, realizar cadastros, ou até mesmo fazer uma compra. 

Ou seja, a campanha agiliza o processo de toda a jornada de compras, levando o cliente até o último estágio do funil de vendas.

Venda de catálogos

Na venda de catálogos, os produtos do seu e-commerce são exibidos nos anúncios, aumentando a geração de vendas.

Tráfego para o estabelecimento

Como o próprio nome já diz, o interesse é promover os pontos comerciais físicos da loja, em especial para as pessoas que se encontram nas imediações.

Por isso, o Facebook Ads conta com uma opção de segmentação por distância. Desse modo, um empresa de impermeabilização de fachada pode atingir os usuários que estão mais próximos do seu estabelecimento.

Como fazer uma campanha para o Facebook Ads

O Facebook Ads é uma plataforma extremamente intuitiva. 

No entanto, é preciso ter um bom planejamento para as campanhas, já que a falta de objetivos específicos e a má segmentação do público-alvo pode arruinar a sua estratégia de marketing.

Além do mais, é necessário reconhecer as especificações de cada audiência, visto que as pessoas interessadas em uma mangueira de irrigação, por exemplo, têm um perfil singular. Com esses dados, a campanha torna-se direcionada e assertiva.

A seguir, separamos algumas dicas de como fazer uma campanha eficiente para o Facebook Ads. Confira!

1 – Entenda a estrutura da campanha

O primeiro passo é compreender a estrutura da campanha no Facebook Ads. Para isso, é necessário traçar um objetivo, conforme os tipos de anúncios. 

Lembrando que só é possível escolher um objetivo por campanha.

2 – Personalize a sua audiência

Essa é uma das partes mais importantes para as campanhas do Facebook. 

Para isso, vale a pena conferir o perfil dos seus principais clientes, destacando algumas informações, incluindo: dados demográficos, preferências, comportamento de compra, etc.

Inclusive, é possível segmentar a audiência conforme a localidade. Assim, se a intenção é atrair pessoas para o seu estabelecimento físico que vende sacola de papel colorida personalizada, é possível segmentar o público em um raio de até 10 km (ou mais) da loja.

3 – Defina um orçamento

Em seguida, chegou o momento de definir quanto se pretende investir no seu anúncio. 

O Facebook oferece opções de orçamento diário ou vitalício, sendo possível limitar o início da veiculação e o término da campanha.

Aliás, é possível agendar a exibição do anúncio para uma data futura, ou torná-lo disponível imediatamente. 

Lembre-se também de definir um teto de gastos, para que o seu orçamento não ultrapasse o previsto no planejamento.

4 – Analise as métricas

Por fim, é preciso verificar quais os resultados da sua campanha. 

O Facebook Ads oferece inúmeros relatórios, trazendo o perfil dos seguidores, quantidade de cliques, engajamento e interação com o anúncio, entre outros pontos.

Com essas métricas em mãos, dá para perceber o que deu certo e o que não deu na sua campanha, corrigindo os erros e ajustando as próximas campanhas.

As métricas também dão uma ideia do ROI (Retorno sobre Investimento), que é um ótimo indicador de desempenho.

Conclusão

O Facebook Ads é uma das plataformas mais eficientes para a criação de anúncios patrocinados na internet. 

Além de ser uma ferramenta importante na maior rede social do mundo, as campanhas podem ser desenvolvidas com um alto nível de segmentação, sendo possível oferecer o conteúdo certo para as pessoas realmente interessadas.

Intuitivo e preciso, o Facebook Ads é adotado por grande parte das empresas. 

No entanto, é preciso focar em um planejamento estratégico, para que os anúncios realmente tenham impacto nas vendas, conversões e reconhecimento da marca.

Sendo assim, o ideal é fazer um acompanhamento constante do Facebook Ads, identificando as tendências e procurando boas condutas de campanha, para ter ainda mais sucesso com suas estratégias de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.