11 truques indiretos de marketing que ajudam com afiliados

Se você já comprou alguma coisa online, sem dúvida, também houve momentos em que você decidiu por não comprar determinado produto. E, se você não compra, o vendedor deixa de ganhar dinheiro. Fazendo uma analogia ao nosso mundo, de afiliados, se o nosso leitor não compra um produto ou não clica em um link, nós deixamos de ganhar dinheiro.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Por trás desse processo de compra e venda há truques, que passam despercebidos, que foram utilizados para induzi-lo a tomar uma ação. A grande maioria deles são extremamente simples e utilizados por grandes empresas de eCommerce. À seguir eu listo alguns pontos interessantes a considerar na hora de falar sobre um produto ou tentar converter um leitor em cliente.

1 – Aumente o tamanho da fonte

Isto é um ponto essencial na usabilidade de um site. A fonte, por mais simples que pareça, exerce uma força inimaginável nas vendas. Quando é utilizada da maneira certa pode aumentar e muito as conversões. Muitos leitores deixam de comprar um produto simplesmente por não conseguirem ler um texto até o final. E isso não significa má vontade ou conteúdo ruim, mas que uma fonte pequena força o leitor a se aproximar mas do monitor, tornando a leitura mais cansativa e chata. A maioria dos sites e blogs ainda vem, por padrão, com fonte do tamanho 12 px. Considere utilizar o tamanho 14 px, que está sendo utilizado como padrão por diversos sites profissionais.

2 – Utilize uma landing page

Embora já seja de praxe falar sobre as landing pages, é sempre bom ressaltar que o leitor não é obrigado a conhecer sobre o produto ou serviço. Por isso, cada vez que for utilizar um link externo, seja para um afiliado ou produto, considere fazer as seguintes perguntas:

  1. Nesse momento, meu leitor sabe exatamente do que se trata o produto?
  2. Se meu leitor clicar no link do produto ele terá motivos para comprar?

Se você respondeu SIM para as duas perguntas, pode incluir um link direto para o site do produto. Caso uma de duas respostas seja NÃO, crie uma Landing Page para falar sobre o produto e seus benefícios. Dessa forma o leitor terá um motivo real para comprar, se essa for a vontade dele. Isso aumenta consideravelmente as conversões.

3 – Concentre-se acima da dobra

O termo “Acima da dobra” significa todo o texto que o leitor pode ver sem ter que rolar a tela para baixo. As pessoas tem períodos curtos de atenção e você pode aproveitar isso (caso não o faça, poderá perder uma oportunidade de conversão). Se você tornar o texto antes da dobra sedutor e atraente, o leitor sentirá vontade de ler as palavras seguintes. Em muitos casos a conversão acontece antes mesmo de rolar a tela para baixo.

4 – Escrita envolvente

A idéia nesse ponto é escrever de maneira que o leitor se sinta tentado a ler seu texto, palavra por palavra. É claro que isso não significa jogar tudo em um único parágrafo. A técnica mais bem sucedida é a conversa direta. Falar com o leitor como se estivesse conversando com um amigo muito próximo, fazendo perguntas, falando sobre seu sentimento, dando dicas e opiniões. Tudo isso provoca um sentimento de afinidade e confiança, o que leva à conversão.

5 – Ofereça um brinde

Oferecer um brinde faz com que o leitor volte sua atenção para o blog ao invés de simplesmente vê-lo como “apenas mais um”. Na maioria das vezes os blogueiros oferecem um ebook grátis, porém se você trabalha com afiliados pode ser interessante criar um catálogo com reviews e recomendações de produtos e serviços. Incrivelmente os leitores gostam de ler sobre a opinião dos outros além de consultar preços e estar por dentro das promoções. Esse tipo de “ebook” pode ser atualizado mensalmente conforme ocorrem mudanças nos afiliados.

6 – Remova o campo NOME da Newsletter

Quando você oferece um brinde em troca de uma subscrição em newsletter, retire o campo nome e mantenha apenas o campo email. Isso pode aumentar incrivelmente as subscrições, pois leva em consideração o “fator preguiça” que persegue cada ser humano. Quanto menos campos houver em um formulário, mais ele será preenchido. Se você utiliza o campo nome, considere removê-lo.

7 – Altere o botão de ação

Talvez esse não seja o caso de muitos blogs e sites, mas se você possúi um botão de ação dizendo “Cadastre-se”, “Download”, “Registro”, “Clique Aqui”, etc. É possível que um potencial gigantesco esteja sendo perdido. Botões (e até mesmo links) com esses textos genéricos não servem para absolutamente nada a não ser que você já tenha explicado muito bem do que se trata o produto. Por exemplo, se sua intenção é vender um produto com um tempo para teste, não adianta incluir um botão “Download”, pois isso fará com que o leitor pense que deverá comprar o produto. Nesse caso, a melhor opção seria incluir o texto “Download Grátis”, “Teste por 30 Dias Grátis”, “Baixe a versão de testes”, etc. Embora esse exemplo se aplique a poucos sites, pode-se usar essa idéia para link de texto, banners e botões de ação.

8 – Menos é mais

Talvez você já tenha ouvido falar no termo “menos é mais”. Este conceito se aplica a cada página em que a sua intenção é converter para programas de afiliados. Considere deixar a menor quantidade de texto possível e com o menor número de ações. Eu, por exemplo, costumo me desesperar quando tenho que preencher um formulário e ao final colocar o código Captcha (de verificação), pois não sei o que acontecerá com os dados preenchidos caso eu erre o código. Outro ponto são os termos de aceitação onde você marca “Eu concordo com os termos e condições”. Isso realmente é necessário? Quantos possíveis clientes os sites não perdem por isso? Ao invés de ter que dizer que concorda com os termos e condições, não seria melhor escrever tudo isso no botão de enviar (por exemplo, “Enviar (aceito os termos e condições)”. Detalhes como esses podem fazer a diferença entre converter ou não.

9 – Camuflagem de links de afiliados

Existe apenas uma maneira de levar o leitor até a página do produto, através de um link. Não importa se é um banner, popup ou link de texto. A grande questão é a forma como esse link é utilizado. Grande parte dos leitores não se sente à vontade para clicar em links externos e a maioria reconhece quando um link os levará para fora do site. Nesse caso, a camuflagem de links se torna um recurso incrível para aumentar as conversões.
Camuflar um link significa deixá-lo com a aparência de links normais, porém que levam para outros sites. Por exemplo, poderiamos camuflar o link http://www.uol.com.br/afiliados transformando-o em . Embora pareça que o segundo link seja interno ele redirecionará o leitor para a página do UOL Afiliados.
Além de ser totalmente legal, a camuflagem de links possúi outros benefícios:

  1. Sempre que uma rede de afiliados alterar o formato de um link basta alterar o link camuflado ao invés de caçar todos os links distribuidos pelos artigos.
  2. Com os links camuflados é possível obter estatísticas de acesso em tempo real.
  3. Os links camuflados podem ser alterados a qualquer momento e são reconhecidos pelo Google como Redirecionamento 301 (permanente).

A única precaução ao utilizar links camuflados em programas afiliados é que eles não deixam de ser links externos. Por isso deve ser utilizado o atributo “nofollow”.

10 – Apresente-se

Parece que falamos sempre as mesmas coisas: escreva pensando no leitor, fale sobre você, utilize uma linguagem de fácil entendimento, etc. Mas isso é realmente essencial. Ninguém compra nada de um estranho. Você como um vendedor (considero blogueiros e webmasters assim pois vendem publicidade), deve mostrar seu rosto e dizer quem é. A coisa mais simples que podemos fazer nesse caso é criar uma página sobre e falar um pouco sobre nós. Indiscutivelmente, isso faz a diferença.

11 – Fale como um humano

Quando chegamos a uma loja logo percebemos algo em comum entre os vendedores. A maioria deles costuma puxar papo e falar de assuntos pessoais. Embora não sejam todos, os de maior sucesso ganham seus clientes ao se preocuparem verdadeiramente com eles. Isso significa utilizar uma linguagem simples, direta e acima de tudo que gere confiança. A grande sacada nesse caso é escrever como se você estivesse conversando com o leitor (assim como eu estou conversando com você). Considero esse o principal fator de sucesso com afiliados.

Existe literalmente centenas de formas de aumentar as conversões, porém baseado na minha experiência (que não é muita) acredito que esses 11 pontos são os mais importantes a serem considerados. Espero que essas informações possam ajudar muita gente a converter mais e ganhar mais dinheiro.

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Comments
  1. Rafael | Responder
    • chipak | Responder
  2. Fred Graef | Responder
    • chipak | Responder
  3. Dermeval Junior | Responder
    • chipak | Responder
  4. Seguro Desemprego | Responder
  5. Fazer Facebook | Responder
  6. Fotos para fake | Responder
  7. Wiliane | Responder

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