Redes de Afiliados VS Afiliados de Nicho

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Todo blogueiro que decide entrar no mundo da afiliação a fim de monetizar seu blog tem uma dura decisão a ser tomada: trabalhar com redes de afiliados ou afiliados de nicho. Para poder tomar esta decisão nada melhor do que conhecer algumas características de ambos, desta forma poderá optar pelo que se adéqua melhor a seu site.
Redes de Afiliados VS Afiliados de Nicho

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Anteriormente você acompanhou o artigo o que são redes de afiliados. Um afiliado de nicho nada mais é do que apenas uma campanha disponível na rede ou apenas uma empresa promovendo seus produtos e serviços. Em uma primeira análise esses programas são específicos de uma só instituição e podem ser mais interessantes por ter uma campanha focada em um nicho específico, ao invés de várias campanhas misturadas.

Vamos supor que você participa da Public Idées e promove a campanha de uma empresa de hospedagem que paga 100 reais por conversão. Parte dos lucros da empresa de hospedagem de sites vai para a rede, outra parte vem para nós e o resto fica com a própria empresa.

Agora imagine que você se inscreve no programa da Hostgator, que paga 175 reais por venda. A Hostgator não precisará pagar uma porcentagem para a rede de afiliação. Por esse motivo o lucro será maior se comparado com a campanha da Public Idées.

Veja outro exemplo tomando como base o site Cursos 24 Horas. Nesse caso você pode promover a empresa diretamente pelo site (nicho) ou através da Netaffiliation (rede). Note que a empresa é a mesma, Cursos 24 Horas, mas a maneira de promover é diferente.

Cursos 24 Horas é melhor na rede ou no afiliado de nicho?

Isso na verdade será relativo a seu público e também a sua experiência como blogueiro para gerar conversões, se é mais experiente poderá optar por ser afiliado de nicho diretamente no Cursos 24 Horas que paga 25% sobre cada conversão feita a partir de suas publicidades. Se você ainda está começando e não sabe ao certo como gerar uma conversão por venda aconselho realmente a optar pela campanha da mesma empresa na Netaffiliation, isto pelo fato de que esta campanha é do tipo CPL (cadastro), onde você receberá por cada cadastro feito a partir de suas publicidades.

Cursos 24 Horas

Através da rede, seu papel será gerar cadastros. Após seus leitores se cadastrarem o trabalho de gerar as conversões por vendas será da equipe do Cursos 24 Horas e não seu.

Outro fator que pode ser determinante é a compatibilidade entre o seu nicho e o nicho da campanha que está na rede. Mesmo que uma campanha tenha comissão maior do que outra, se os nichos de mercado não forem compatíveis dificilmente você terá sucesso.

Valores das comissões são melhores em redes ou em nichos?

A busca do publisher é sempre pelo lucro, sendo assim é muito importante observar quais são os valores pagos nas redes e também nos nichos. É importante sempre fazer um comparativo dos valores por tipo de conversão, pois é natural que uma conversão por venda (CPA) tenha um pagamento maior do que uma conversão por cadastro (CPL). Mesmo que não tenha como comparar de forma exata, procure fazer uma estimativa. Por exemplo:

Considerando que em “X” dias você obteria 1 conversão CPA, observe quantas conversões CPL seu site é capaz de gerar neste mesmo período. Aquele que der mais lucro representa a melhor opção. Essa simples comparação pode fazer a diferênça entre o lucro e o “prejuízo”.

Maiores comissões

De um modo geral você encontrará pagamentos mais atrativos nas grandes redes por existir uma certa concorrência entre os anunciantes. Eles sabem que os publishers irão comparar os valores oferecidos e quem estiver pagando abaixo da média certamente estará fadado a não ser anunciado pelos blogueiros e webmasters. Já em afiliados de nicho não há concorrência interna, pois eles sabem que uma vez ali dentro o publisher não estará vendo o valor pago por outra empresa.

Posso trabalhar com redes de afiliados e com algum afiliado de nicho no mesmo blog?

Esta é uma dúvida que talvez tenha surgido. Digamos que a campanha de nicho tenha sido mais atrativa para você, mas que ao observar as grandes redes como Zanox, Lomadee e Public Idées tenha notado que são de fato grandes oportunidades de ganhar bastante dinheiro.  Sim, você pode trabalhar com elas em conjunto. As redes não exigem nenhum tipo de exclusividade (pelo menos as mais conhecidas), isto é ótimo pois lhe permite traçar as mais variadas estratégias para monetizar seu blog.

Apenas é importante lembrar que se você criar concorrência entre as campanhas que está veiculando em seu blog corre o risco de ter seus ganhos espalhados em diversas redes, isso pode não ser tão interessante. Busque focar cada rede de afiliação para determinados segmentos, por exemplo:

  • Todas campanhas de “A” produtos são da Netaffiliation
  • Todas campanhas de “Y” produtos são da Lomadee
  • Todas as campanhas de “Z” produtos são Public Idées
  • Todas as campanhas “W” produtos são da Hostgator
  • Todas as campanhas “X” produtos são de outros nichos

Desta forma você estará segmentando seus ganhos por tipos de ofertas para cada uma das redes com que você trabalha. É possível até mesmo organizar seu blog de forma que as redes não apareçam juntas em uma mesma página, isto pode ser facilmente feito utilizando um template com múltiplas barras laterais!

Como você pode ver, de um modo geral, as grandes redes são mais interessantes para se trabalhar, mas sempre vale a pena observar caso a caso levando em consideração as preferências de seus leitores. Se você possúi um blog de nicho bem específico e com poucas campanhas, o melhor é trabalhar com uma empresa específica. Caso contrário opte por campanhas nas redes.

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