Qual é a maior rede de afiliação do Brasil

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Algo natural é que o afiliado e o anunciante tenham o desejo de trabalhar com a maior rede de afiliados do Brasil, afinal se é a maior naturalmente já se imagina que promove campanhas com êxito, oferecendo os melhores resultados tanto para quem está anunciando quanto para quem está monetizando um blog ou site. Mas, no Brasil, existe uma grande rede de afiliação que possa dizer “somos a melhor” atualmente? Nesse artigo você terá a resposta para essa importante pergunta e verá o que a experiência pode render.
Diferença

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Seria ótimo poder dizer que a rede XYZ é a maior do Brasil, porém no novo mercado de afiliação brasileiro isso seria “abrir a boca grande demais”. Sugerimos a leitura desses artigos para entender melhor o por quê:

Baseado no que já falamos ao longo de vários artigos, podemos dizer que nenhuma rede é efetivamente boa aqui no Brasil. O que temos são várias empresas novas entrando em um mercado desconhecido. Embora algumas recebam premiações ou sejam taxadas de “a melhor”, a verdade é que isso não é verdade. Em tempo, é possível fazer uma boa análise de como estão as principais redes neste momento e tentar prever qual será a que realmente se tornará em um futuro próximo a maior do Brasil.

O mercado brasileiro afiliação possúi características únicas, como o fato de algumas redes já atuarem há anos nesse mercado juntamente com redes que chegaram há pouco tempo. Em contrapartida, muitas redes novas em nosso país já atuam ativamente em diversos outros países. Alguns exemplos bastante conhecidos são Zanox, Netaffiliation, Public Idées, Click Magic, DGMAX Interactive, etc.

Redes de Afiliados em Destaque no Brasil

Nesse momento quero falar um pouco sobre as principais redes de afiliados que buscam destaque no Brasil, mostrando como estão no mercado neste momento (à partir do nosso ponto de vista, de afiliado) e como este cenário ficará dentro de algum tempo no mercado brasileiro de afiliação.

Claro que aqui o espaço é muito curto para citar todas as redes que estão lutando por espaço na internet brasileira, mas seguem alguns fatos sobre as maiores. Para essa análise selecionamos a Zanox, Afilio, Lomadee e Neataffiliation, que são redes que estão com várias campanhas nos mesmos segmentos, sendo assim disputam os mesmos espaços de mercado.

[divider]

[dropcap]ZANOX[/dropcap] é uma grande rede que chegou ao Brasil há pouco mais de um ano e está lutando para chegar ao topo. Atualmente é a maior empresa de afiliação da Europa, porém ainda pouco utilizada por aqui. Sua interface ainda não é amigável como a de outras empresas, precisando melhorar bastante. O suporte é um ponto que se destaca, mas não é algo tão extraordinário ainda sendo que não foi colocada à prova, assim como a Lomadee, por exemplo.

[divider]

[dropcap]AFILIO[/dropcap] é uma rede bastante conhecida no Brasil, mas que não se destaca atualmente. Apesar de ter grandes anunciantes, não possui uma grande visibilidade ou expectativa de crescer em nosso país. O que vemos é outras empresas entrando e a Afilio se mantendo. Pelo que conhecemos, o suporte não é tão bom quanto ao das outras redes e não procura por novos parceiros de negócio.

[divider]

[dropcap]LOMADEE[/dropcap] é uma das redes mais antigas do Brasil e conta com uma das maiores bases de afiliados. O que podemos notar claramente é que a Lomadee é bastante presente nos eventos que acontecem e promove muito bem a marca, porém não se destaca como uma das melhores mas como aquela que sabe fazer o próprio marketing. Apesar de ter parcerias fortes, ainda deixa o afiliado na mão e sem resposta quando menos se espera. Não possúi uma política clara de cookies, o que prejudica e deixa o publisher descontente. O que podemos perceber é que a Lomadee foi uma espécie de “tapa buracos” do antigo sistema de afiliação do Buscapé que acabou crescendo e se tornando independente. Esperamos que melhore, mas a situação é essa.

[divider]

[dropcap]NETAFFILIATION[/dropcap] é uma rede que está no Brasil há bastante tempo e crescendo em um nível muito bom graças à sua campanha de recrutamento de afiliados. O que podemos notar é que a Netaffiliation não possui um suporte presente para atender às demandas dos publishers, porém isso se deve ao pequeno pessoal da equipe. A empresa demonstra interesse em atualizar a plataforma, melhorar o atendimento e se manter mais presente em nosso país, o que é um ponto forte visto que já conta com mais de 50 campanhas e não tem problemas com pagamentos ou contas bloqueadas injustamente. O ponto mais interessante talvez seja o fato de a Netaffiliation estar sempre disposta a negociar antes de tomar uma atitude mais drástica.

[divider]

Vantagens de trabalhar com uma rede em crescimento!

Redes já mais antigas no Brasil trabalham geralmente com anunciantes antigos em divulgação na internet, isto de certa forma dificulta o trabalho do afiliado por alguns fatores:

  • Dificilmente o publisher estará apresentando alguma novidade nas publicidades
  • Dificilmente o publisher estará melhor posicionado do que o próprio site do anunciante
  • Como são anunciantes já muito famosos todos sabem ir diretamente ao site e fazer a compra por lá

Em contrapartida os anunciantes antigos:

  • Tendem a ser mais confiáveis aos olhos do comprador
  • Oferecem produtos de alto valor que resultam em altas comissões
  • Estão presentes em mais de uma rede de afiliação

Com este cenário você pode tirar suas próprias conclusões sobre se é lucrativo promover uma rede com anunciantes famosos ou com anunciantes desconhecidos. Ao optar por uma rede que está em crescimento você se beneficiará com anunciantes recém captados para divulgação na web, ou seja, sempre terá novidades a mostrar em seu blog e campanhas que podem ultrapassar os 100 reais facilmente. Isto aumenta consideravelmente suas chances de gerar conversões através de suas publicidades.

Redes em grande crescimento como algumas citadas acima estão em busca não apenas de mais anunciantes, mas também de mais afiliados. Para isso mantém uma política de indicações muito interessante com sua campanha de indicação que paga ótimas comissões por cadastro, e claro que para ser realmente indicada e apontada como a melhor alternativa oferece pagamentos em diversas moedas, inclusive Euros.

Mesmo sabendo qual a maior rede do Brasil, devo trabalhar com outras redes?

Esta talvez seja sua dúvida neste momento. Mesmo tendo notando o grande crescimento de uma rede, deveria trabalhar também com campanhas de outra? De um modo geral não há nada que o impeça de fazer isso, pois as redes de afiliados não exigem exclusividade. Mas vale a pena observar alguns fatores importantes:

  • Ao trabalhar com mais de uma rede estará repartindo seus ganhos entre elas? Se você ainda está começando, isto não é uma boa ideia pois cada empresa possui seu valor mínimo para saque dos ganhos. Se você espalhar muito o que está ganhando corre o risco de demorar mais tempo para receber.
  • Se pretende mesmo trabalhar com mais de uma rede para diversificar seus ganhos recomendo que o faça em blogs diferentes ou que tome o cuidado de não gerar concorrência entre as campanhas que você mesmo está veiculando. Isto poderia atrapalhar o desempenho de uma das campanhas.

Em linhas gerais podemos afirmar que o mercado de afiliados no Brasil ainda é novo e tem muito a evoluir, fique sempre atento às novidades que certamente ainda serão muitas. O que podemos afirmar é que você é quem faz uma rede crescer. Escolha a que mais se adapta a suas necessidades. Algumas dicas são justamente as redes que comentamos acima, mas temos uma lista mais completa pra você escolher.

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Mais artigos dessa série

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, a maior série do gênero no Brasil. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook e por email:

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Veja os artigos publicados nessa série:

Comments
  1. lincoln | Responder
  2. Celso Lemes | Responder
    • Vinicius Horta | Responder
  3. Amarildo | Responder
  4. evian | Responder
  5. Maria | Responder
  6. Guilherme Vieira | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *