Programas de afiliados funcionam, o que não funciona é seu blog!

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Uma das coisas mais fáceis de encontrar são blogs dizendo que este ou aquele programa de afiliados não funciona, isto inclusive citando grandes redes como Netaffiliation, Public Idées e Zanox. Porém, da mesma maneira, é fácil encontrar outros tantos blogs falando bem a respeito de ótimas redes de afiliados. Então, o que será que realmente está acontecendo?
Pare de Reclamar

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Algo que normalmente é apontado por quem fala que grandes redes de afiliação não funcionam é que quem fala bem só o faz porque está ganhando para isso. OPA!!! Mas as rede que ele acabou de dizer que NÃO funciona então na verdade funciona! Afinal se não funcionasse não estaria pagando.

Esta é uma situação bastante frequente e que tem como base apenas uma coisa, que é infelizmente a falta de preparo do afiliado. Ele entra na rede, não estuda nada sobre como promover campanhas de afiliados e apenas deixa um banners (quase escondidos) em seu blog. Ao final do mês nota que não ganhou nada e logo faz um artigo dizendo que “X” programa não funciona porque ele não ganhou nada.

É verdade que alguns blogs não geram nenhuma conversão, porém não se pode simplesmente culpar a rede de afiliados (que está funcionando muito bem em diversos blogs há muito tempo), até mesmo porque culpar a rede não vai mudar a situação em nada.

A rede de afiliados é boa, ruim é seu blog!

Esta é uma verdade que muitos não lhe dirão, justamente não ter problemas, mas como não estou me dirigindo especificamente a ninguém posso dizer com total tranquilidade, se uma campanha de redes de afiliados que é utilizada com sucesso em outros blogs e no seu foi um fracasso, é hora de encarar os fatos, seu blog é de baixa qualidade!

Encarar esta realidade é o primeiro e mais importante passo para algum dia de fato ganhar dinheiro com redes de afiliação, pois se não aceitar que há muito o que melhorar nunca irá mudar nada e continuará apenas reclamando.

Testou uma campanha que sabe ser utilizada em outros blogs e que nestes blogs está convertendo e no seu não converteu. Isto é um grande sinal de alerta, o aconselho a ser seu próprio crítico e avaliar com sinceridade a qualidade e também a credibilidade de seu blog.

Também é importante observar se está sabendo escolher as campanhas para seu blog, pois se escolher campanhas que sejam muito fora do nicho do blog as chances de gerar uma conversão são realmente mínimas, pode-se dizer que seria pura sorte.

O que avaliar na qualidade do blog quando as campanhas não convertem?

Este talvez seja o ponto mais difícil, saber exatamente o que está tirando a qualidade de seu blog, afinal se já soubesse disso certamente não estaria tendo este tipo de problema. Uma primeira dica é que além de você mesmo avaliar seu blog, peça para seus amigos também olharem e darem suas verdadeiras opiniões (principalmente referente a coisas que os incomodem).

Com esta ajuda inicial dos amigos você certamente já encontrará algumas coisas que podem ser alteradas para melhorar a qualidade de seu blog. A seguir vou dar algumas dicas que costumam ser os problemas mais frequentes que levam a não gerar conversões.

Posicionamento inadequado ou excesso de banners

Este é um problema bastante frequente, quando se trata de banners de redes de afiliados o blogueiro o utiliza praticamente para “tapar buracos” do layout de seu blog. O resultado disso é que os banners ficam nas piores posições possívels. Se o banner não está bem posicionado, não será visto, nem clicado e muito menos irá gerar qualquer tipo de conversão.

O excesso de banners também é um problema. Isto torna o layout do blog muito poluído, fazendo com que seus leitores queiram rapidamente sair do blog. Na melhor das hipóteses os leitores apenas vão ignorar a existência deles.

Conteúdo de muito baixa qualidade

Geralmente os leitores começam a ler o artigo antes de interagir com algum objeto da página. Se seu conteúdo tiver uma qualidade muito baixa, fará com que seu leitor se desinteresse pelo blog e clique no botão voltar do navegador, diminuindo drásticamente sua chance de conversão.

Se você notar que este é o problema, busque se dedicar mais no momento de criar seus conteúdos, mesmo que produza em uma quantidade menor, se for com maior qualidade certamente terá melhores resultados.

Campanhas não servem para seu Nicho

A escolha errada das campanhas na rede de afiliados também é um dos principais fatores. No momento em que você olha para a campanha, não deve pensar se acha aquilo interessante ou não, mas sim o quanto aquilo será interessante ou não para seus leitores, afinal é a atenção deles que pretende chamar.

Sempre que adicionar uma nova campanha em seu blog busque observar ela por no mínimo 30 dias para saber se irá ou não valer a pena mantê-la. Menos que isso não é tempo suficiente para observar, mais do que isto é pura perda de tempo. Se não está funcionando em 30 dias algo deve ser mudado, a campanha ou o blog!

Estas foram apenas algumas dicas para que paremos de reclamar das redes de afiliados e passemos a trabalhar mais na qualidade de nosso blog. A reclamação não ajudará em nada, por outro lado um blog com mais qualidade certamente terá bons resultados!

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Comments
  1. Valter Sousa | Responder

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