Práticas sensíveis: Coregistro – MELHORES AFILIADOS

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

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Ao trabalhar com as grandes redes de afiliados você poderá notar que, além das já tradicionais formas de divulgação como banners e links, há outras alternativas, chamadas de práticas sensíveis, das quais já falei em outros artigos desta série:

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Aqui vou tratar de outro tema também importante quando o assunto é práticas sensíveis, o coregistro, que se bem elaborado pode trazer ótimos ganhos para o afiliado e também para os anunciantes por aumentar consideravelmente seus cadastros.

Coregistro Afiliados

Antes mesmo de tratar de como fazer coregistro e observar suas possíveis vantagens e desvantagens, é importante notar que essa não é uma prática interessante a todos os anunciantes, portanto antes de o fazer é preciso entrar em contato com sua rede de afiliados para se certificar de como fazer e implementar em seu site ou blog. Algumas redes, como a Netaffiliation e a Public Idées informam isso no momento do cadastro nas campanhas. Já a Hostgator, uma empresa de hospedagem de sites com afiliação, por exemplo, permite essa prática desde que seja implementada pelo próprio afiliado.

O que é o coregistro?

Todo afiliado que se preocupa em fazer e-mail marketing precisa ter páginas de captura de e-mails tanto em seu blog como fora dele, afinal, antes de disparar mensagens é preciso ter uma lista de emails cadastrados. Normalmente a grande maioria dos blogueiros utiliza o Feedburner para oferecer serviços de newsletter e eventualmente oferecer seus produtos. Sabendo disso, o coregistro nada mais é do que compartilhar os seus emails com os anunciantes de uma determinada rede de afiliação.

Exemplo: Você já deve conhecer o coregistro, não está lembrado. Quando você acessa o site ABC, faz seu cadastro e ao final vê uma opção que diz “Você gostaria de receber informações dos produtos da empresa XYZ?” Se você marcar essa opção, a empresa XYZ passa a lhe enviar informações de seus produtos. Isso é coregistro. A empresa XYZ utiliza as informações do site ABC para fazer propaganda.

Como falado no exemplo acima, isto é algo bastante frequente de ser visto após os formulários de cadastro onde há um campo “desejo receber e-mails dos anunciantes parceiros”. Ao marcar isto o leitor está autorizando que seus dados sejam compartilhados com os anunciantes.

Algo interessante de lembrar é que se você possui mais de um blog poderá também trabalhar com coregistro e compartilhar estes dados para ambas as bases de emails, desta forma seu segundo blog entra como anunciante parceiro. É uma prática simples mas que pode ajudar a ter melhores resultados por ter uma maior base de dados.

É importante ter uma página de captura para o coregistro?

Talvez agora você esteja pensando em utilizar o coregistro em algum campo do seu blog como a área de comentários, por exemplo, porém esta não é uma boa ideia devido ao fato de que irá capturar apenas o e-mail, o nome e o site de uma pessoa. Apenas essas informações não são suficientes para criar uma boa segmentação. Isto faria você ter uma base de dados de baixa qualidade.

O correto é realmente ter um formulário em que possa ter todos os campos com informações que sejam relevantes para as campanhas que pretende trabalhar através de e-mail marketing, mesmo que um campo não seja diretamente útil a você mas que seja útil a um dos seus parceiros deverá o manter.

Outro fator que é interessante de observar na página de captura é que você poderá oferecer um coregistro mais específico, dando a seus leitores a possibilidade inclusive de escolher que anunciantes são de seu interesse. Isto por um lado é ruim pois reduz um pouco a quantidade de e-mails capturados, mas por outro é bom, pois você saberá que aquelas pessoas que marcaram o coregistro realmente estão interessados, isto ajuda muito a ter mais conversões!

Vantagens do coregistro para seus leitores!

Talvez até este ponto esteja pensando que a prática de coregistro seja interessante apenas para anunciantes e afiliados, o que realmente é, porém seus leitores também estarão se beneficiando, principalmente nestes pontos:

  • Maior acesso a ofertas
  • Ofertas de acordo com seus interesses
  • Não precisa refazer cadastros, um só cadastro será partilhado

O fator tempo é muito importante em internet, seja qual for sua estratégia lembre sempre de não tomar o tempo de seus leitores sem necessidade. Se for pedir ao leitor para fazer 3 cadastros certamente ele acabará não fazendo nenhum, já por outro lado se ele fizer um só cadastro para ter acesso a ofertas de 3 anunciantes a proposta já será certamente mais bem aceita por seu leitor.

Trabalhando com coregistro você ganhará mais dinheiro!

Normalmente estamos habituados a promover páginas de captura dos anunciantes nas campanhas de afiliados CPL (cadastro). Fazemos a divulgação, temos conversões somos pagos por estas conversões, porém não temos a base de dados, que é algo muito valioso! Ao trabalhar com coregistro você estará lidando com sua própria página de captura, desta forma aumentará também sua base de dados, e isto aumenta consideravelmente suas chances de ganhar mais dinheiro em campanhas futuras.

Exemplo: Imagine que seu leitor se cadastrou em uma campanha sem coregistro, diretamente na página de captura do anunciante, e você ganhou sua comissão. Você não terá mais o email informado e apenas o anunciante poderá lucrar a longo prazo. Agora, imagine que você utiliza coregistro e um leitor faz um cadastro através de seu formulário. Você ganha sua comissão, o anunciante ganha os dados do leitor e você também. Dessa forma, futuramente, você poderá ganhar ainda mais com esse mesmo visitante.

O mais importante em campanhas de coregistro é deixar claro para o leitor que ele poderá se cadastrar também para seus anunciantes parceiros, desta forma não estará fazendo SPAM ao lhe enviar algumas campanhas.

Vale lembrar também que uma página de captura bem elaborada, com um visual interessante pode ajudar muito a fazer com que seus leitores se cadastrem, isso sem falar que você deve manter o formulário de registro o mais simples possível, deixar seu leitor em dúvida durante o registro pode tirá-lo da página antes de finalizar o cadastro.

Há muitas possibilidade para se trabalhar com coregistro, vale utilizar a imaginação e ganhar dinheiro!

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Comments
  1. Fábio Araújo | Responder
  2. Felipe Nascimento | Responder

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