Práticas sensíveis: Compra de keywords

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Entre as diversas práticas sensíveis, uma que mostra resultados bastante interessantes para quem trabalha com afiliação são as relacionadas à compra de keywords. Vale lembrar que estas não são as únicas práticas sensíveis no desenvolvimento de campanhas, há várias outras referentes a cadastros e vendas com incentivos e ainda as práticas de corregistro. Mas neste artigo vamos focar somente na compra de keywords como forma de ganhar dinheiro com as grandes redes de afiliado. É importante, antes de mais nada, que você entenda que essa prática está diretamente ligada com SEO e pode afetar o posicionamento do seu site.

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Compra de Keywords

Antes de fazer uma análise mais detalhada sobre a compra de keywords é importante que você saiba o que significa esse termo. A compra de keywords é, como o nome descreve, a “compra” de palavras-chave com o intuito de receber “visitas pagas”. Algumas das mais conhecidas são do Google Adwords e Facebook Ads, mas há quem faça isso em sites e blogs de grande tráfego (o que é uma prática perigosa e que requer muitos cuidados). Assim como outras práticas sensíveis, a compra de keywords deve ser feita apenas com autorização da redes de afiliados com as quais se está trabalhando. Muitas das redes mais conhecidas aceitam esse tipo de prática, como a Netaffiliation, Public Idées, Zanox, etc.

Como avaliar a possibilidade de promover uma campanha com compra de keywords

Antes de avaliar se vai valer ou não a pena é importante ter em mente que de fato esta é uma prática que traz grandes resultados, tanto se for feita através do Google AdWords como pelo Facebook Ads.

Uma das coisas com a qual se deve ter certa atenção é a escolha de boas keywords. Elas devem ser muito bem segmentadas, já ter um publico interessado e ter uma boa taxa de conversão. Tudo isso pode ser observado no momento da compra para que o dinheiro não seja simplesmente perdido.

Como estará promovendo uma campanha de afiliado, você deve calcular seu orçamento para compra de keywords com base em sua comissão, seja esta para cadastros ou para vendas. O fato é que a taxa de conversões terá que ser grande o suficiente para que mesmo investindo em publicidade você tenha lucro.

Exemplo incorreto: Você possui um blog, coloca banners de uma empresa que paga 0,15 centavos por clique e compra keywords no Google AdWords por até 0,50 centavos. Mesmo que cada visitante clicar em seus banners você ainda terá um prejuizo de 0,35 centavos por clique.

Exemplo correto: Você possui um blog, escreve artigos e coloca banners de uma empresa que paga até 80 reais por venda, compra keywords no Google AdWords por até 0,50 centavos. Na pior das hipóteses, se a cada 158 pessoas, uma comprar o produto você terá um lucro liquido de 10 reais.

Entre muitas dicas que existem em blogs pela internet e que são discutidas em fóruns e debates por especialistas em SEO, as keywords que mais convertem não são genéricas, mas sim as mais específicas, isto sem falar que keywords genéricas tendem a ser mais caras do que as específicas!

Ao comprar uma Keyword, para onde devo apontar o link?

O ponto mais importante, quando o assunto é compra de keywords, é para onde apontar o link. É essencial entender que existem basicamente dois lugares para onde direcionar o leitor que clicar em seu link. O primeiro é diretamente para a landing page do anunciante. O segundo é para uma landing page próprio, que você cria. Veja algumas considerações:

  • Promova a landing page do anunciante quando ela tiver um bom padrão e chame a atenção do leitor para a compra.
  • Promova sua landing page quando a do anunciante não for tão chamativa ou você tiver um certo renome online a ponto de influenciar os compradores.

Trabalhar com uma própria landing page própria também é uma estratégia interessante para se utilizar com coregistro (assunto do próximo artigo desta série), que basicamente funciona como um registro duplo onde você acaba “ganhando” o contato da pessoa que se cadastro no serviço do anunciante.

Compra de Keywords em sites e blogs

A compra de palavras-chave em sites e blogs do mesmo nicho, quando o assunto é promoção de afiliados, não tem como objetivo ganhar posições nos buscadores. Por isso, essa é uma prática bastante aceita desde que tenha somente esse foco. Vale lembrar que comprar links é uma prática NÃO recomendada pelo Google, portanto todos os links comprados devem ser a título de publicidade e com o atributo “nofollow”. Desta forma você estará agindo de acordo com as boas práticas de SEO.

Comprar keywords em grandes sites e blogs de nicho é, talvez, uma das melhores formas de ganhar visitas e visibilidade, porém apenas escolher algumas palavras e linkar não basta. Para ter um retorno sensível é preciso ter atenção a alguns pontos:

  • Já que pretende gastar dinheiro com apenas algumas palavras, trabalhe com sites de médio e grande porte. Do contrário você não verá um retorno muito bom.
  • Prefira blogs com nichos relacionados ao seu. É fácil garantir visitas de pessoas que já estão por dentro de seu assunto.
  • Fique atento ao atributo “nofollow”. Embora pareça que todas as pessoas o incluam nos links, a verdade é que alguns blogueiros simplesmente não se preocupam com isso. Se você estiver comprando links de um blog de pequeno porte, preste muita atenção para não ser penalizado no futuro.

Por fim, vale lembrar que sempre que iniciar uma campanha com keywords evite ser muito agressivo. Faça testes com a palavra para observar sua taxa de conversão. Isto pode evitar prejuízos.

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Comments
  1. Maria Fernanda | Responder
  2. David Oliveira | Responder

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