Práticas sensíveis: cadastro e venda

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados da Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o blog Programa de Afiliados [PDA].

Grandes redes de afiliados são bastante conhecidas por oferecerem uma enorme quantidade de ferramentas e meios para que seus afiliados trabalhem as campanhas de forma a ter os melhores retornos possíveis. Entre estas práticas há o que chamamos de práticas sensíveis, das quais já falamos em outros artigos, que entre todas as ferramentas disponibilizadas são certamente as menos utilizadas, ou são usadas de forma incorreta pelos afiliados.
Compra e Venda

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Ao notar que se trata de um tema realmente delicado farei este artigo exclusivamente tratando sobre práticas sensíveis, observando isto tanto do ponto de vista de como fazer como também porque muitos não o fazem aqui no mercado de afiliados brasileiro.

De um modo geral as práticas sensíveis sempre envolvem um incentivo direto ao leitor para que este tenha uma determinada ação, seja um cadastro, clique ou mesmo uma compra. Os mais utilizados são para cadastros e compras devido aos valores de comissão que são consideravelmente mais altos.

Fique atento na hora de promover

Quando se fala em práticas sensíveis, o mais importante de tudo antes de colocar alguma prática em curso é ter a autorização do anunciante por meio da rede de afiliados. Existe anunciantes que não permitem nenhum tipo de prática de incentivo, já outros possuem certas restrições, sendo assim é importante ter esta autorização para evitar problemas que podem afetar sua conta de afiliado.

Outro fator a considerar é que geralmente, quando se negocia alguma prática de incentivo com o anunciante, a sua comissão pelo cadastro ou venda será menor do que dos outros afiliados. Isto pode não parecer vantagem em um primeiro momento, mas mesmo tendo um percentual menor seus ganhos acabam sendo maiores pelo fato de seus leitores terem um benefício a mais. O resultado são mais cadastros e vendas. É justamente pelo fato da comissão ser menor que muitos afiliados acabam nem mesmo tentando trabalhar com práticas sensíveis. Muitos sequer lembram que é possível ganhar mais dinheiro com elas do que com promoção tradicional.

Entenda melhor as práticas sensíveis

Basicamente todas as formas de práticas sensíveis são relacionadas a oferecer algo para o leitor. Podemos dividir estas práticas em dois grandes grupos: hard incentive e soft incentive.

Soft incentive – Oferecer algo em troca de uma ação

Nesta prática o leitor/cliente terá algum benefício ao realizar uma ação, seja um cadastro ou uma compra. Pode ser oferecido um brinde, uma parte da comissão ou algo que chame a atenção de maneira positiva. Neste tipo de prática o leitor é tentado a tomar uma atitude, pois receberá um “prêmio” em troca disso.

Hard incentive – Obrigar uma ação em troca de algo

Esta é uma prática mais pesada e nem sempre bem vista tanto por anunciantes quanto por leitores. Isso porque ela obriga que o leitor tome uma atitude para somente depois ter direito a algo. Por exemplo, o leitor só poder baixar um vídeo após fazer um cadastro. A pessoa é obrigada a tomar uma ação, senão ela não pode baixar o vídeo. Outro exemplo, muito prático, é o incentivo a views. Alguns vídeos o leitor poderá acompanhar na integra somente após assistir a um comercial. Ao mesmo tempo que essa prática é hard ela pode ser soft de acordo com a forma com que é tratada. O Youtube, por exemplo, exige que o leitor fique 5 segundos vendo o vídeo, mas depois disso pode fechar a propaganda.

Dificuldades para as práticas sensíveis no Brasil

As práticas sensíveis são muito utilizadas em outros países em que tanto os pagamentos online são mais simplificados como também as pessoas os utilizam melhor, isto torna todo o processo mais simples.

Imagine que você queira oferecer cashback se uma pessoa comprar um produto. Aquele cara que é “espertinho” vai imprimir o boleto e falar que fez o pagamento para ter seu bônus. O grande problema é que os boletos são compensados em até 48 horas, então dificilmente teremos certeza do pagamento da pessoa. Em grande parte do mundo isso não acontece porque muitas coisas acontecem em tempo real.

Para o Brasil, neste momento, vejo as práticas de incentivo por cadastro mais simples de serem controladas (redes de afiliados com estatísticas em tempo real e detalhadas facilitam este controle) por parte do afiliado.

Como atrair mais clientes para o cadastro e principalmente a venda

Realmente no Brasil os programas de afiliados ainda estão praticamente iniciando no que se diz respeito a práticas relacionadas a atrair clientes, haja vista os vários sistemas que existem sobre “como ganhar dinheiro” que aparecem todos os dias na internet, são informações importantes em muitos casos, porém existem outros que não se preocupam nem mesmo em inovar e fazem praticamente uma cópia de outro sistema, apenas mudando algumas palavras e regravando outros vídeos que possuem praticamente os mesmo conteúdo.

Para atrair clientes para cadastro e venda de produtos o processo é o mesmo para todos os tipos de sites, primeiro você deve conseguir público, depois que já possui uma quantidade relativa de visitas você deve conseguir converter estas visitas em vendas, para isso existem algumas técnicas, por exemplo enviar campanhas de incentivo passando dicas sobre programas de Afiliados e no final do email você envia um link para o programa de afiliado correspondente.

Vender produtos na internet não é tão fácil

Já não estamos mais na época em que bastavam alguns Banners bonitinho para que as pessoas clicassem e comprassem algum produto ou simplesmente fizessem o cadastro, hoje se passa por uma época que o cliente virtual está ficando cada vez mais exigente, porém isso é muito bom e faz com que a qualidade dos sites e blogs fiquem cada vez melhor, haja vista as atualizações do Google Adsense que hoje mostra que não basta colocar palavras chave para que o conteúdo seja visto, o mais importante é criar conteúdo de qualidade, afinal é isso o que as empresas que colocam anúncios no Google desejam.

Estas são estratégias ainda pouco utilizadas no Brasil porém muito eficientes. Vale a pena entrar em contato com sua rede de afiliados para estudar melhor as possibilidades.

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Comments
  1. Valter Sousa | Responder

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