Otimização do conteúdo, visitantes e resultados

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Nesta série de artigos já falei sobre diversos aspectos de como ganhar mais dinheiro trabalhando com as grandes redes de afiliados como Confilio, Public Idées e Zanox, como criar suas bases de emails para fazer campanhas de e-mail marketing, como escolher as melhores campanhas para promover em seu blog, passei dicas de como criar landing pages e muito mais. Aqui vou abordar um fator fundamental para que boa parte de tudo isso funcione bem em seu blog, que é a otimização para motores de busca, o famoso SEO (Search Engine Optimization).
Otimização de Conteúdo

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Aqui não vou falar do SEO que pode ser feito no blog e em suas páginas, nem mesmo sobre como fazer a escolha das melhores palavras-chave, estes são temas muito complexos e abordar a todos em um único artigo seria realmente muito superficial. É preferível abordar como otimizar o conteúdo em si, tornar seus textos otimizados para os buscadores de forma independente de qualquer otimização feita no blog.

Entendendo a estrutura de um post em otimização

Um post é constituído de alguns elementos que possuem maior ou menor relevância para os buscadores, é justamente aproveitando esta relevância que você deverá indicar para o Google qual sua palavra-chave, ou seja, para que termo de busca pretende estar bem posicionado nos resultados.

Os principais elementos de um post são:

  • Título (H1)
  • Texto (por todo o post)
  • Subtítulos (H2, H3…)
  • Imagens

Estes são os elementos que não devem faltar em seus artigos e podem ser muito bem aproveitados para que os posts estejam devidamente otimizados para os buscadores. Antes de falar da otimização propriamente dita, vale lembrar que quando o assunto é SEO não existem normas imutáveis ou que sejam 100% garantidas, este é um recurso que precisa ser constantemente trabalhado e estudado para que se mantenha atualizado.

Trabalhando sua palavra-chave na estrutura otimizada do artigo

Criar um post já otimizado na verdade é muito mais simples do que pode parecer. Existem algumas “regras”, mas a principal delas é que sua principal palavra-chave e suas variações devem estar nos principais elementos do post e não deve haver nem excesso nem falta ao longo do artigo.

As tags, H1, H2 e H3 são muito importantes, sendo que a H1 (título) é a que possui maior relevância para o Google, posteriormente a H2 e por fim as demais. Sempre que criar um artigo lembre-se de NÃO usar H1 no texto (ele já está presente no título e o usar no texto estaria repartindo sua importância).

Nas imagens você deve sempre lembrar de inserir o atributo alt com a palavra-chave ou uma variação dela, desta forma estará dando maior relevância também para a imagem do seu post. Isto não apenas indica ao Google uma maior organização como também uma maior qualidade do conteúdo apresentado.

Ainda trabalhando as palavras-chave também poderá utilizar recursos como sublinhar, negrito e itálico. Algumas pessoas questionam a eficácia desta técnica, porém diversos plugins de SEO utilizam isto até hoje como uma métrica de relevância. Além do mais, não há problema algum em fazer isto, pelo contrário, pode até ajudar na leitura e compreensão do artigo.

Ferramentas que lhe ajudarão a trabalhar o SEO do conteúdo

Conhecer as técnicas é certamente importante, porém tendo as ferramentas adequadas para o trabalho de SEO certamente encontrará muito mais facilidade para fazer toda a otimização.

Embora a escolha das palavras-chave não sejam propriamente o foco deste artigo não há como negar que é uma parte fundamental da otimização. Sendo assim, recomendo uma ferramenta muito profissional para isso, a SEMRush. Lá você encontrará os recursos que precisa para achar as melhores palavras-chave no nicho desejado.

Já para a análise do texto em si você poderá utilizar plugins para WordPress. Existem muitos, mas realmente muito poucos possuem a qualidade do SEOPressor e do WP SEO Yoast.

Por fim, é extremamente importante lembrar que você deve sempre escrever para humanos. Por mais otimizado que seja um artigo ele deve se manter com uma leitura simples e agradável. De nada vai adiantar muito SEO se os leitores não passarem do primeiro parágrafo.

Otimização de Conteúdo e os seus conhecimentos

Um bom trabalho de SEO deve começar pelos seus conhecimentos e estes podem ser adquiridos com a leitura de bons livros, ouvindo boa música e também assistindo bons filmes, não esqueça que o seu trabalho depende dos seus conhecimentos, pense bem, caso trabalhe em uma empresa, é necessário que tenha conhecimento específico em detreminada área para que o seu trabalho seja reconhecido e este reconhecimento será feito através de duas coisas, os resultados que apresenta e as suas ações

Caso não tenha condições de comprar bons livros não esqueça que a internet possui todo o conteúdo que você precisa para realizar o seu trabalho, basta pesquisar, me lembro quando as pesquisas eram feitas em bibliotecas e comparando com o que estamos vivendo hoje a facilidade é muito grande e o pior de tudo isso é que vejo as pessoas reclamando do rabalho que terão para fazer suas pesquisas, isso me dá vontede de rir :-) .

Otimização de conteúdo e os vídeos

É afto que os vídeos na internet vieram para ficar e quem estiver fora disso estará literalmente perdendo dinheiro, enfim, uma forma que não pode ser deixada para trás para otimizar os seus resultados é criando vídeos, isso pode ser feito no sofá de sua sla com um celular ou gravando através do próprio Youtube que possui as ferramentas essenciais para a criação de seus vídeos.

Comece pensando no conteúdo que irá criar da mesma maneira que pensa para a criação de um artigo, isso dará à você um Norte e o seu conteúdo será mais receptivo, não esqueça de pensar nas palavras chaver que vão levar o seu público até o vídeo, afinal palavras chave não são apenas para artigos e elas devem ser usadas no Título e descriçaõ do vídeo, sem esquecer também da divulgação dos seus vídeos nas redes sociais, uma dica muito legal é criar um Fanpage no Facebook e coocar ali os vídeos que for criando no Youtube, isso dará mais acessos.

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Comments
  1. Denilson | Responder
    • chipak | Responder

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