O que é uma janela de comissão, vantagens e desvantagens

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Quando um novo publisher entra para uma rede de afiliação e ainda está acostumado a trabalhar apenas com o Google Adsense ou afiliados de nicho é natural que tenha diversas dúvidas sobre como funciona cada sistema de pagamento. Muitas pessoas se sentem inseguras por não saber como as redes identificam a ação que foi feita pelo cliente e como a comissão será contabilizada. Aqui vamos abordar um tema específico bastante utilizado em campanhas CPL (cadastro) e CPA (venda), que são as janelas de comissão (cookies).

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O que é uma janela de comissão?

Janela de comissão é o período em que seu link de afiliado é válido. Ou seja, em quanto tempo o seu leitor terá que comprar para que a comissão seja sua.

Exemplo: digamos que você esteja promovendo uma campanha com janela de comissão de 30 dias. Agora imagine que você colocou um banner dessa campanha em seu site e um leitor clicou. Ele terá 30 dias para comprar o produto. Se ele finalizar a compra dentro desse prazo a comissão é sua.

O que torna possível esta tecnologia de janelas de comissão são os chamados cookies, arquivos temporários armazenados no computador do seu leitor. Praticamente todos os sites armazenam algum tipo de cookie e as redes de afiliação não são diferêntes. Nesse exato momento seu computador está repleto de cookies utilizados pelos sites para gravar alguma coisa a seu respeito. Veja mais um exemplo.

Exemplo 1: digamos que você fez login no Gmail, Yahoo ou Hotmail. Nesse momento são armazenados alguns cookies em seu computador garantindo que você é realmente você. Dessa forma, caso feche a janela de seu navegador poderá abrí-la novamente e entrar em seu email sem ter que fazer o login (pois já está tudo gravado no cookie.

Exemplo 2: imagine que você está promovendo a campanha da Dell (Lomadee), que tem janela de comissão de 30 dias. No momento em que seu leitor clicar no banner será gravado um novo cookie na máquina dele dizendo:

1 – que você é o afiliado que o recomendou

2 – o dia e hora em que ele clicou

3 – qualquer outra informação relevante

Dessa forma, quando o leitor comprar alguma coisa a Lomadee saberá quem indicou a Dell para aquele cliente.

Note que Janela de Comissão é um benefício indispensável para nós, publishers. Quanto maior é a janela, maior é a chance de ganhar dinheiro.

Cookies possuem vantagens e desvantagens

Quando se fala em cookies existem basicamente um ponto negativo e outro positivo. A vantagem inegável dos cookies é que você não precisa vender um produto na hora para ganhar dinheiro, basta que seu leitor compre dentro da janela de comissão. Já o ponto negativo é que talvez o leitor possa ter configurado o navegador para não aceitar cookies. Dessa forma a venda não poderá ser rastreada a não ser que ele compre na hora. Isso também pode acontecer caso o leitor delete os cookies por algum motivo. Essas são possibilidades remotas, mas não deixam de ser pontos negativos.

Uma outra coisa que pode acontecer (muito raro) é o leitor chegar ao site do anunciante através de seu site ou blog, ter o cookie armazenado normalmente mas por algum motivo fazer a compra a partir de outro computador. Neste caso também não há como saber que foi uma indicação sua.

Mesmo possuindo desvantagens, trabalhar com campanhas com uma boa janela de comissão é sempre uma alternativa interessante e que pode ajudar a aumentar seus ganhos com a rede de afiliados.

Cookies temporários VS Cookies permanentes

Todos os cookies a que nos referimos anteriormente são temporários. Quando se fala em janela de comissão normalmente o mais frequente é pensar em um período específico em que o cookie será válido. Porém, existem campanhas que trabalham com cookies permanentes, como por a campanha de indicação de novos publishers do Cursos 24 Horas. Esse tipo de janela na verdade não trata de um cookie, mas sim de um cadastro que armazena todas as compras de seus indicados onde você recebe comissões vitalícias.

Exemplo: imagine que você se cadastrou no Cursos 24 Horas e recomendou 10 novos estudantes. Sempre que eles comprarem um curso você receberá uma comissão, pois a empresa identificará que eles foram recomendados à partir do seu usuário que está armazenado no banco de dados.

Tipos de cookies temporários

Em termos de cookies temporários ainda temos algumas diferenças, principalmente com relação a o que indica o início do cookie. Existem dois tipos de cookies temporários:

Click view: esta é a forma utilizada por praticamente todas as redes de afiliados. Nesse tipo, o cookie é gravado somente quando o leitor clicar no seu banner ou link.

Exemplo: você colocou um banner da Dell em seu site e um leitor clicou. É à partir daí que o cookie começa a contar.

Post view: este é um outro sistema, que atualmente é mais utilizado pela rede Public Idées no Brasil, em que o cookie se torna válido a partir do momento em que sua publicidade é visualizada, ou seja, mesmo que seu leitor não tenha nenhuma ação direta o cookie será gravado.

Exemplo: você colocou um banner da Dell em seu site e um leitor o visualizou. É a partir daí que o cookie começa a contar.

Também vale lembrar que as janelas de comissão oferecidas pelas campanhas são as mais variadas. Normalmente não é a redes que estipula o período de cookie, mas sim os anunciantes. Portanto você poderá encontrar diversas janelas de comissão diferentes dentro de um mesmo programa.

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Comments
  1. Pedro | Responder
  2. Douglas Souza | Responder
    • chipak | Responder

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