O que é um programa de afiliados

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Existem diversas formas de ganhar dinheiro online, entre estas formas uma das mais comentadas e também das mais simples é o programa de afiliados (ou de afiliação), mas afinal o que é um programa de afiliados? Existe muita informação sobre como ganhar dinheiro com estes programas mas são raros os lugares que explicam de forma detalhada o que isto realmente seja. Aqui você aprenderá o que é, quais os meios de pagamento mais utilizados e também os tipos de pagamento, pois há mais de uma forma de se trabalhar com programas de afiliação.
Cifrão Afiliados

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Programa de afiliados é o intermediador entre o anunciante (Advertiser) e o afiliado (Publisher), os anunciantes levam suas campanhas de marketing para o programa de afiliação, este por sua vez recruta editores (blogueiros afiliados) que passarão a exibir os anúncios em seus blogs, fazer campanhas de e-mail marketing, divulgação de redes sociais e outras ações visando atingir conversões nas campanhas e desta forma lucrar.

Agora que já sabe o que é um programa de afiliados verá a seguir quais são os objetivos a serem atingidos, formas de pagamentos e outras importantes informações para que você possa ganhar um bom dinheiro com seu blog!

O que é uma conversão em programas de afiliação?

Basicamente uma conversão é quando se atinge um objetivo, o objetivo para cada campanha é determinado pelo anunciante e sempre deixado claro na área administrativa do programa de afiliação, desta forma poderá saber qual é o objetivo antes de aceitar uma campanha.

Existem diversos tipos de conversão, o anunciante pode estar em busca de visibilidade (geralmente neste caso há uma conversão a cada mil vezes que o anuncio é exibido), pode querer que os clientes se cadastrem, que tenham uma ação efetiva (como fazer uma compra) ou simplesmente a conversão pode ser um clique no anúncio (que levará o cliente para o site do anunciante).

A cada vez que se atinge uma conversão um determinado valor é creditado em sua conta de afiliado, que posteriormente poderá ser transferido para você através do sistema de pagamentos do programa em questão.

Até este ponto você já sabe o que é um sistema de afiliação e também o que é uma conversão, veja a seguir os tipos de conversão mais utilizados atualmente.

Afiliados CPC CPA CPL e CPM

Quais são os tipos de conversão mais usados em programas de afiliados?

Aqui não vou citar todos os tipos de conversão que existem, mas você poderá ver os que são mais frequentes em grandes programas de afiliados como por exemplo a Netaffiliation que está crescendo muito aqui no Brasil! Estes tipos de conversão são geralmente indicados através de siglas que são colocadas ao lado o valor que lhe será pago a cada conversão.

Afiliados CPA

CPA (Custo por Ação): neste tipo de pagamento você irá receber sempre que um cliente indicado por você tiver uma ação efetiva, como fazer uma compra por exemplo. Os valores para CPA costumam ser muito mais atrativos do que os outros tipos de conversão e são fixados em percentual ou um valor fixo. Em valor fixo é mais frequente em anunciantes que possuem apenas um produto a venda.

Exemplo: imagine que você tem um blog sobre tecnologia ou assuntos relacionados que recebe cerca de 1200 visitas por dia. Então você começa a promover uma empresa de hospedagem de sites que paga até 60 reais por venda. Caso consiga 1 venda por semana, ao final do mês seu lucro será de 240 reais.

Afiliados CPL

CPL (Custo por Lead): Um lead é um cadastro, nesta modalidade de monetização você irá receber por cada cadastro ou a cada pesquisa respondida feitos à partir de uma indicação feita por seu blog através dos banners de divulgação. Os valores para CPL costumam ser menores do que os para CPA, porém é mais fácil de se conseguir uma conversão.

Exemplo: imagine que você possúi um blog sobre review de produtos eletrônicos que recebe cerca de 100 visitas diárias, sendo que 70% vem do Google. Um programa de afiliação lança uma campanha de CPL para o site da Dell que paga 3 reais por cadastro válido. Você promove essa campanha e diariamente duas pessoas fazem o cadastro. Seu lucro será de 180 reais ao final de um mês.

Afiliados CPC

CPC (Custo por Clique): aqui o pagamento é feito a cada vez que um de seus leitores clica em um anúncio, embora seja muito mais fácil que um leitor clique em algo do que este faça um cadastro ou uma compra vale lembrar que o valor por clique é muito baixo e este tipo de conversão só vale a pena para blogs com uma quantidade grande de visitas pois a quantidade de cliques tende a ser grande.

Exemplo: imagine que você tem um blog sobre música que recebe cerca de 500 visitas por dia. Se você promovesse um programa do tipo CPC no valor de 0,25 dólares, recebendo apenas 8 cliques por dia teria mais de 100 reais no final do mês. Isso representa uma taxa de conversão de pouco mais de 1%. Normalmente um blog bem elaborado tem uma taxa de 2% a 5%. Portanto os valores podem chegar a mais de 500 reais, nesse exemplo.

Afiliados CPM

CPM (Custo por Mil): nesta modalidade você poderá considerar como uma conversão a cada mil vezes que o anúncio for exibido, assim como no caso do CPC, o CPM só é interessante para blogs com realmente muitas visitas, caso seu blog tenha apenas mil visitas por dia, por exemplo, isto talvez já não seja interessante.

Exemplo: imagine que você tenha um blog muito conhecido sobre carros que recebe mais de 50 mil visitas mensais. Se você promovesse um banner CPM num valor de 3 reais, receberia mensalmente 150 reais sem ter que depender de cadastros, cliques ou vendas.

Artigo recomendado:

Agora você já sabe o que é um programa de afiliados, o que é uma conversão e quais os principais tipos de conversão que fazem com que você ganhe dinheiro em seu blog, falta apenas ver agora como receber seu dinheiro!

Pagamento

Como o pagamento é feito pelo programa de afiliados?

Cada programa de afiliação possui seu sistema de pagamentos, mas de um modo geral há uma data de fechamento do mês e também um valor mínimo para que seu pagamento seja emitido, vou usar como exemplo novamente a Netaffiliation que possui um valor mínimo para efetivar o pagamento de apenas 50 Euros, ou seja, a cada mês que acumular ao menos 50 Euros em sua conta no mês seguinte será emitido seu pagamento.

Na Netaffiliation os pagamentos são feitos via PayPal e do PayPal poderá enviar o pagamento para o seu banco. Alguns outros programas de afiliados pagam via PagSeguro, Moip e há até programas que pagam com depósito diretamente em sua conta no banco.

Agora que já sabe o que é um programa de afiliação e como ganhará dinheiro com ele basta se cadastrar nos melhores programas e começar a promover as campanhas que sejam do interesse de seus leitores!

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Mais artigos dessa série

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, a maior série do gênero no Brasil. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook e por email:

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Veja os artigos publicados nessa série:

Comments
  1. Fabio Vasconcelos | Responder
    • Netaffiliation Brasil | Responder
  2. Fabio Vasconcelos | Responder
  3. alexsandre | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *