O que é e como funciona uma campanha de afiliação

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Hoje falaremos sobre como funciona uma campanha de afiliação. Se você é um blogueiro que está acostumado a simplesmente escolher campanhas nas redes de afiliados e colocar banners em seu blog sem fazer mais nada, este artigo definitivamente lhe será útil para que passe a trabalhar com campanhas de afiliação e não simplesmente exibir simples banners.
Campanhas de Afiliação

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Há todo um processo a ser compreendido, desde o momento em que o anunciante busca uma redes de afiliados, como a Netaffiliation, por exemplo, até o momento em que seu blog é aceito pelo anunciante. Em campanhas de afiliação, tudo o que for interessante para seu blog será também para o anunciante, uma vez que ambos ganham dinheiro através de resultados. Quanto mais conversões você tiver, maiores serão seus lucros. Quanto mais afiliados que convertam bem um publisher tiver, maiores serão seus lucros.

O que é uma campanha de afiliação?

Imagine que uma empresa deseja promover seu mais novo produto. Se fosse fazer isso tradicionalmente, teria que anunciar no Google AdWords e pagar pelos cliques recebidos, sem a garantia de resultado. As campanhas de afiliação são disponibilizadas pelas redes de afiliados e consistem em uma espécie de pacote onde você, afiliado, pode se beneficiar oferecendo os produtos da empresa em troca de uma comissão. Campanhas de afiliação são, falando superficialmente, compostas de materiais promocionais, especificação do tipo de campanha e distribuição de comissões. Ao tomar a decisão de criar uma campanha, a empresa tem suporte especializado das redes de afiliação a fim de atingir seu maior objetivo: a conversão.

Como escolher uma boa campanha de afiliação?

A escolha de uma boa campanha de afiliação é o primeiro passo para ter bons resultados. Há basicamente dois fatores que você deverá observar no momento da escolha de uma campanha. Para entender melhor, vamos utilizar a Netaffiliation. Faça seu login, vá em Campanha, Seleção e depois clique em Pesquisar. Observe os dois pontos básicos abaixo.

Quais são as campanhas que oferecem algo que será do interesse de seus leitores?

Este é um passo básico para verificar se uma campanha é boa para você. Mesmo que lhe pareça financeiramente atrativa ela não servirá de nada se não for interessante para seus leitores. É fundamental ofertar algo que realmente atraia os leitores. Mesmo que seja uma comissão mais baixa, se for interessante a seus leitores terá uma maior taxa de conversão!

Da mesma forma que o anunciante avalia seu blog para ver se irá autorizar ou não a campanha, você deve avaliar o site do anunciante, afinal é preciso lembrar que ao indicar algo estará utilizando sua credibilidade. Se um anunciante tiver um site que não esteja de acordo com padrões mínimos de qualidade, não aceite a campanha! Na Netaffiliation, Public Idées e Zanox, por exemplo, de um modo geral os anunciantes possuem sites bem selecionados, mas algumas redes pecam nesse sentido.

Olhe a janela de comissão antes de aceitar a campanha

Dependendo do tipo de campanha é importante buscar por janelas de comissão mais altas. Assim, mesmo que seu leitor não tenha uma ação na hora, você terá direito a receber sua comissão.

ATENÇÃO:

Existem campanhas sem janela de comissão, ou seja, são aplicadas as comissões apenas no momento do clique, este tipo de campanha pode ser interessante em alguns casos de campanhas CPL (cadastro) ou para vendas de produtos/serviços de baixo valor, mas no geral evite as campanhas que não tenham cookies de pelo menos 30 dias.

Como promover uma campanha de afiliação?

Somente após ter escolhido a campanha de afiliação e ter sido aceito pelo anunciante é que você poderá iniciar o trabalho de divulgação, que vai além de simplesmente ter um banner na barra lateral de seu blog. Atraia o público que terá interesse nesta campanha através de posts! Com a criação de artigos dentro de temas que sejam próximos ao que você está promovendo, terá maiores chances de ter conversão. Faça artigos e crie uma página de captura de e-mails específica para esta campanha. Como sugestão, faça o seguinte:

Crie uma página de captura, porém não distribua nenhum acesso a esta página pelo menu. O acesso é exclusivamente controlado através de links nos posts. Desta forma terá como criar uma base de dados segmentada de pessoas que realmente tem interesse neste tipo de produto.

Com esta base de dados você poderá fazer campanhas de e-mails marketing para este produto específico (e também para outros produtos que sejam interessantes para estas pessoas). Isto também pode ser feito de forma muito eficiente ao trabalhar com corregistro, mas vale lembrar que corregistro é uma das práticas sensíveis e deve ser feita apenas com a autorização da rede de afiliados.

Como criar muitos posts promovendo um produto sem incomodar seus leitores habituais?

Este é certamente um ponto delicado, pois por um lado é preciso fazer uma forte campanha para ter um retorno financeiro bom, por outro lado se ficar a todo instante falando sobre um mesmo produto da campanha que está promovendo acabará perdendo leitores.

A solução na verdade é extremamente simples. Seus leitores fiéis estão acostumados a acompanhar a página inicial do blog, o feed e a página do Facebook, sendo assim basta publicar os artigos em sua maioria com datas anteriores às datas que aparecem na página inicial do blog, o que fará com que atraia visitantes do Google mas sem importunar seus leitores, que caso queiram poderão acessar estes artigos através dos links internos e também dos posts relacionados!

O importante para promover campanhas de afiliação é que você deve realmente divulgar o que está promovendo e não apenas colocar um banner!

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