O que diferencia uma rede de afiliados da outra

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Redes de afiliados existem muitas por ai, mesmo o mercado de afiliação no Brasil ainda sendo relativamente novo a oferta é bastante grande e o novo publisher muitas vezes fica com uma série de dúvidas no momento de escolher o programa de afiliados certo para trabalhar. Aqui vou mostrar as principais diferenças entra as redes de forma que isso possa ajudar o novo afiliado a começar nesse mundo com o pé direito.
Diferença

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Antes de qualquer coisa é importante deixar claro que do ponto de vista tecnológico praticamente não há diferenças. A tecnologia utilizada pelas grandes redes de afiliados é praticamente a mesma, portanto o que as diferencia é sem dúvida o fator humano. É como cada rede é gerenciada, como são escolhidas as campanhas, como acontece o suporte ao afiliado, etc. Tudo isso tem uma grande influência em seu dia a dia trabalhando com seu site ou blog. Existem também algumas diferenças no pagamento e na burocracia em geral, mas é importante observar com atenção, pois nem sempre algo que em um primeiro momento parece a melhor alternativa realmente será. Endenda o por quê ao longo desse post.

Flexibilidade da rede de afiliados é algo importante!

Para uma rede ser realmente atrativa aos olhos do publisher é importante ter sempre uma boa quantidade de anunciantes e também muitas novas empresas interessadas em anunciar. É imprescindível ser flexível para o anunciante, se adaptando às duas necessidades, sem prejudicar os afiliados com imposições feitas pelas empresas. Porém é ainda mais interessante ser flexivel com os afiliados oferecendo sempre várias opções em anúncios e formas de manter contato com a rede.

Algumas redes são flexíveis a nível de campanhas, ou seja, conseguem atrair diversas empresas de setores variados e oferecer muitas opções ao webmaster ou blogueiro. Em contrapartida, algumas redes parmanecem com as mesmas campanhas e esperam ter resultados diferentes. A questão aqui não é aceitar que qualquer empresa anuncie, mas sim que os publishers tenham uma rotatividade boa de campanhas para que possam testar cada uma delas.

O afiliado por sua vez também deve ser flexível e se adaptar a um rede. Muitas vezes o resultado demora para aparecer, mas efetivamente aparece. Um bom exemplo de flexibilidade entre nós, publishers, é quando falta uma criatividade (banner, flash, etc.) que deseja. Imagine que você procura por um banner de 300×250, mas não encontra. O que você faz, vai para outra rede de afiliação ou testa um banner em outro tamanho, como 768×90? Se você simplesmente pula de uma rede para outra é provável que não terá muito sucesso devido ao fato de não se adaptar facilmente (ou não procurar se adaptar).

  • Busque ferramentas para fazer e-mail marketing
  • Adapte o layout de seu blog para suportar um banner com esta medida
  • Crie artigos para incluir links de texto

Claro que este foi apenas um exemplo, porém é importante para ambos os lados ser flexível. Muitas vezes o simples ato de esperar um pouco pode fazer a diferênça entre ganhar um dinheiro ou não ganhar nada.

Meios de pagamento das redes

Outro fator que diferencia uma rede da outra são os meios de pagamento e o valor mínimo para resgate, principalmente para quem está começando. Veja os dois exemplos a seguir:

  • Netaffiliation: mínimo para resgate 50 Euros
  • Lomadee: mínimo para resgate 30 reais
  • Public Idées: mínimo para resgate 100 Euros

Baseado nos valores acima, qual rede de afiliação você escolheria? Acredito que a maioria respondeu a segunda, Lomadee. Em um primeiro momento, e para quem deseja ganhar um dinheiro rápido, essa seria uma boa escolha. Mas é preciso analisar um pouco mais. Qual das redes oferece as campanhas que no seu nicho podem render mais? Qual delas oferece o melhor meio de pagamento para você? Baseado nisso, veja o seguinte:

  • Netaffiliation: oferece campanhas que podem chegar a mais de 100 reais e paga via PayPal
  • Lomadee: oferece campanhas que podem chegar a mais de 100 reais e paga via transferência bancária
  • Public Idées: oferece campanhas que podem chegar a mais de 30 reais e paga via transferência bancária internacional

Se a campanha que paga mais de 100 reais está na Netaffiliation, está relacionada ao seu nicho e você prefere receber via PayPal, então essa é a melhor opção. Se a campanha está na Lomadee e você prefere receber por transferência bancária, então essa é a melhor opção. Mas se você encontrou a campanha certa na Public Idées e não tem problema em aguardar até acumular o valor mínimo, essa é a melhor opção.

Um quarto exemplo é a UpRise40, que tem uma proposta diferenciada, que é oferecer pagamento imediato, ou seja, assim que atinge o valor mínimo já poderá fazer o resgate de seu saldo antes mesmo de aguardar a rede receber do anunciante. Claro que é um serviço pago, afinal a UpRise40 estará assumindo integralmente o risco caso o anunciante não pague.

Humanismo acima de tudo

O Humanismo coloca a pessoa (ser humano) acima de qualquer coisa. Melhor do que receber um pagamento sempre em dia é poder contar com uma rede de afiliado sempre que precisar. Melhor do que ter ótimas campanhas é ter um gerente de contas que ajude o publisher a atingir seus objetivos. Melhor do flexibilidade é ter uma rede flexível ao dispor de nós blogueiros e webmasters.

Se você estava em busca de escolher uma rede com base em dados como tecnologia mais avançada ou algo do tipo agora já sabe que isto definitivamente não é o mais importante, mas sim o fator humano. Este é o fator que fará toda a diferença, trabalhe junto equipes competentes e terá melhores resultados!

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Mais artigos dessa série

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, a maior série do gênero no Brasil. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook e por email:

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Veja os artigos publicados nessa série:

Comments
  1. Diego Ferreira | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *