O novo encurtador de URL do Google

Google lança encurtador de URL: Goo.gl. No dia 30 de Setembro foi postado no blog de Matt Cutts um artigo breve informando que o novo encurtador de URL do Google foi liberado para o público. Depois de centenas de pessoas descobrirem o código do encurtador e milhares de pessoas utilizarem o plugin para Chrome, o Google diponibilizou finalmente a ferramenta para todas as pessoas através do endereço .

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Como muitos webmasters utilizam encurtadores, principalmente nas redes sociais, Cutts fez questão de responder algumas perguntas, como você pode ver a seguir:

Pergunta: Por que vocês estão fazendo isso?
Matt Cutts: O Google precisava de um encurtador de URL para seus próprios produtos, onde sabíamos que o encurtador não seria modificado. Além disso queria um encurtador que funcionasse como redirecionamento permanente (como um redirecionamento 301) de maneira correta, segura e estável.

Pergunta: Por que abrí-lo para o público?
Matt Cutts: Inicialmente foi lançado apenas para o Google utilizar em ferramentas como Google Toolbar, Feedburner, etc. Levou apenas uma semana antes que alquém encontrasse o código e utilizasse para ver como funcionava. Uma extensão para o Chrome virou bastante popular e em poucos dias já estava com quase 70 mil instalações. Então, obviamente, o publico gostou!

Pergunta: Algum novo recurso?
Matt Cutts: A grande novidade é que é possível utilizar o recurso simplesmente indo até a página na web ). Quando você entrar na página e logar terá recursos de análise e de histórico para as URLs encurtadas.

Veja as respostas originais no post sobre o Google gl.

A seguir está um exemplo postado no blog.

Encurtador de URL do Google
Fonte da imagem: http://www.mattcutts.com/blog/goo-gl-url-shortener

O novo encurtador de URL do Google e as vantagens

 É importante saber que com um encurtador de URL você consegue Ganhar Mais Dinheiro que o normal e você pode achar estranho esta afirmação, porém pense no seguinte, você começa a trabalhar com um determinado Programa de Afiliados que tem um endereço padrão, por exemplo, GanheDinheiro.com.br e para cada novo Afiliado é gerado um código específico como GanheDinheiro.com.br/01 , GanheDinheiro.com.br/02 e assim consequentemente, até ai tudo bem, mas pense no seguinte quando você divulgar o seu endereço de Afiliado os visitantes podem ignorar o seu código e entrar diretamente no endereço e com o endereço criado pelo encurtador o visitante vai clicar sem o problema de alterar o seu link de Afiliado. 

Outro ponto importante do novo encurtador de URL do Google é o controle de acessos, você consegue saber a quantidade de interessados que clicou em seu link, independente do local que ele tenha sido divulgado, assim fica fácil controlar as suas divulgações e até mesmo se vale a pena continuar divulgando em determinados locais.

O novo encurtador de URL do Google e os concorrentes 

Você deve saber que antes da Google criar o seu encurtador já existiam outros que também trabalhavam com excelência, porém é importante deixar claro que a empresa não veio para bater de frente com os concorrentes, mesmo porque o produto também é grátis como os demais, mas a maior diferença está na empresa que está por tráz da Ferramenta, no caso o próprio Google, isso cria mais segurança principalmente quanto ao fato de que é praticamente impossível o serviço parar de funcionar, afinal isso não seria nada bom para o nome da empresa e para os milhares de usuários que vão utilizar o serviço, justamente por causa da confiança no produto e serviços prestados. 

O funcionamento da ferramenta é muito simples, bastando colocar a url desejada para automaticamente ela ser encurtada e estar pronta para uso, alguns dos concorrentes que já mencionei fazem o serviço de encurtamento um pouco complicado, existindo casos em que o usuário divulga o link criado e só depois de muito tempo percebe que ele não está apontando para lugar nenhum. Agora imagine a quantidade de visitas que irá perder quando perceber que todo o trabalho de divulgação foi em vvão, em muitos casos o iniciantes em internet marketing e em Programas de Afiliados Acabam deixando para trás o serviço e este é um dos diversos casos que fazem muitos não tentarem mais trabalhar com os serviços.

O encurtador de URL do Google e o que posso divulgar, além de Programas de Afiliados 

Você pode divulgar qualquer coisa que esteja relacionada a um link, esta é a melhor resposta que podemos dar quanto aos serviços de um encurtador, afinal nunca se sabe o motivo que um usuário pode usar um encurtador de links, por exemplo, você pode ter um site que deseja divulgar em algum classificado, porém não deseja que apareça o nome da empresa e somente quer colocar o foco dos interessados na descrição do produto, esta pode ser uma estratégia muito importante para este trabalho.a 

Outra estratégia também muito interessante é divulgar os links encurtados em diversas Redes Sociais, sabe-se que os participantes de Redes Sociais são muito mais seguros para clicar em links que não mostrem exatamente a o que o mesmo trata, é importante você saber que isso deve ser feito em diversas redes sociais e não somente uma, afinal você já deve ter percebido que a internet é feita de links, ou seja, quanto mais links você tiver maiores são as chances de você conseguir acessos e consequentemente vendas.

Conclusão sobre o novo Encurtador de URL do Google 

Acredito ter mostrado os tópicos principais sobre o encurtador do Google, porém isso não quer dizer que você não deva se aprofundar e conhecer mais sobre a ferramenta, sempre algo novo pode ser aprendido e aproveitado para as devidas divulgações ou até mesmo criar artigos que atraiam interessados em Ganhar Dinheiro na Internet para a compra de seus produtos e serviços. 

A principal dica é que você conheça bem a ferramenta antes de começar a utilizá-la e isso pode ser feito de uma maneira fácil e intuitiva simplesmente lendo sobre a mesma, no próprio site da ferramentas, em artigos criados em outros Blogs, em vídeos, etc…

 

Você já usou o encurtador de URL do Google?

Já usou o encurtador de URL do Google? Então deixe seu comentário, reclamação ou consideração sobre o assunto. 😀

Até a próxima!

Comments
  1. Bruno Andrade | Responder
  2. xzibit | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *