Monitoramento de keywords no Google Webmaster Tools, veja como funciona (Video Tutorial Interativo)

Há algum tempo o Google vem dando maior importância aos webmasters e atualizando suas ferramentas para que possamos fazer um bom trabalho online e acompanhar os resultados. A última mudança foi bastante sutil e pôde ser notada apenas por aqueles que costumam usar o Google Webmaster Tools com freqüência. Trata-se do acompanhamento detalhado das principais palavras chave de um site.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Como era antes

No principio era possível apenas visualizar as palavras chave mais buscadas em um site e sua posição média. Quase sempre essa posição era imprecisa e não servia de base para acompanhamento, pois havia uma grande variação de posições. Além disso as atualizações do Google Webmaster Tools era bastante demorada, o que nos fazia deixar a ferramenta de lado e utilizar outras para acompanhar as keywords.

Como é agora

O Google Webmaster Tools ficou mais dinâmico e os dados, mais precisos. Agora é possível acompanhar a evolução de uma palavra chave, a posição média (mais precisa) que ela ocupa na pesquisa, a porcentagem de CTR, a quantidade de impressões da página na pesquisa e a quantidade de cliques recebidos. Além disso, pode-se acompanhar se determinado indicador teve uma queda ou um aumento. É possível ir mais a fundo. Selecionando uma keyword você pode acompanhar quais páginas se beneficiaram dessa palavra e também as posições ocupadas por elas. Dessa maneira o webmaster pode fazer um estudo de como anda seu trabalho de SEO e acompanhar a evolução de seus artigos.

Mensagens do Site 

Na Ferramenta Google Webmaster Tools é possível verificar mensagens enviadas pelo Google que indicam eventuais problemas ou atualizações que devem ser feitas no site, isso é muito importante para o acompanhamento correto das informações e com isso serem feitas as devidas correções para que o ranqueamento no Adsense seja de qualidade e com isso os Ganhos com o Google Adsense e Programas de Afiliados sejam mais elevados. 

Aspecto da Pesquisa e os Dados Estruturados 

As informações estruturadas mostram graficamente as ferramentas de pesquisa que “varrem” o seu site para que seja avaliado se ele está em ordem com o o que é exigido pelo Google, isso é importante inclusive para verificar de que maneira o seu site está trabalhando, ou seja, esta ferramenta é primordial para saber se o seu conteúdo está em ordem. 

Tráfego da Pesquisa – Principais Consultas 

No tráfego das pesquisas são feitas avaliações sobre os links que você cria para o seu blog ou quaisquer outras ferramentas que aceitem a interação do Google Webmaster Tools, você consegue verificar o número de impressões de cada link,quantos clicks foram dados o CTR e a posição média de cada link. 

Você consegue consultar as pesquisas que foram feitas visualizando Consultas, Impressões e Cliques, na visão dos Filtros você pode também verificar graficamente o tipo de pesquisa, local e tráfego referente a cada pesquisa. 

Tráfego de Pesquisa – Páginas Principais 

Na aba páginas principais você tem uma visão maximizada dos artigos que cria para saber também a visão dos usuários em suas páginas de maior tráfego. 

Você pode fazer download da tabela com as informações referentes as páginas visitadas, número de impressões, percentual de visualizações, número de cliques em cada página, CTR, Posição Média na Ferramenta de busca, entre outras informações, também pode fazer download das informações com visão gráfica. 

Links para o seu site 

Aqui você pode verificar os locais que apontam links para o seu site, por exemplo, quando você escreve comentários em outros blogs, na maioria das vezes, existe um campo próprio para inserir o endereço do seu blog pessoal, desta maneira outras pessoas podem se interessar pelo o seu comentário e acessar para verificar o conteúdo. 

Estes são os conhecidos Back Links e são muito importantes para quem trabalha com Internet Marketing e quanto mais links você tiver na internet melhor será o seu posicionamento na busca orgânica do Google, mas cuidado para não utilizar locais errados para colocar os links de seus artigos porque o Google interpreta isso como má intenção e fazer com que você seja punido e perca posição de Ranckeamento. 

Links Internos

São os links dentro do seu blog que apontam para outros artigos, também encontrados no Blog ou simplesmente apontam para endereço principal do Blog, isso é muito utilizado no final dos artigos com links de outros artigos do blog para que ao terminar de ler o visitante acesse outros artigos relacionados com o mesmo assunto. 

Status do Índice 

Mostra de que maneira está o seu índice de buscas referente ao Rankeamento no Google, você pode verificar graficamente a sua situação e isso é muito bom pra saber se o seu trabalho está surtindo efeito. 

Palavras Chave do Conteúdo 

Mostra as palavras chave do seu Blog e a relevância de cada uma perante o Google. 

Remover URL 

Aqui você pode remover as URL´s que você não deseja que sejam lidas pelo Google, isso pode ser interessante caso você possua algum conteúdo que não seja relevante, como por exemplo, algum conteúdo que você acredite que possa prejudicar o seu Blog. 

Erros de Rastreamento 

Encontram-se as páginas que o Google não esteja conseguindo ler ou que lia antes mas não esteja mais conseguindo ler, isso acontece quando o link para a página em questão tenha sido mudado, por exemplo quando é feita uma migração do Blogger para o WordPress.

Estatísticas de Rastreamento 

Verifique graficamente a atividade do GoogleBoot, isso d´a voccê uma visão mais estratégica sobre o seu conteúdo e possibilita mais conhecimento para possíveis melhorias.

Vídeo Tutorial Interativo de como usar

Se você ainda não testou essa nova funcionalidade preparei um Vídeo Tutorial Interativo bem simples com algumas explicações de como usar. É só dar play e seguir os passos do vídeo. Leva menos de 2 minutos, mas ficou muito bom! Se você preferir, pode baixar ou vistualizar o vídeo em PDF.

Quer acompanhar todos os Vídeo Tutoriais do Programa de Afiliados? Então considere subscrever nosso Feed RSS ou se inscrever em nossa newsletter:

Gostou do vídeo? já usou o novo recurso do Google Webmaster Tools? Então deixe sua opinião sobre essa melhoria.

Comments
  1. Seguro Desemprego | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *