4 coisas que o Google Analytics pode mostrar sobre email marketing

Muitos dos visitantes do Programa de Afiliados já tem um blog ou site e utilizam o Google Analytics para acompanhar suas estatísticas. O que muitos não sabem é que o Web Analytics oferece uma profundidade muito maior em termos de acompanhamento. Com ele é possível saber como os leitores chegaram a uma determinada página e o que fizeram depois disso.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Uma das maneiras mais eficientes de promover um site ou produto é através de email marketing. Essa técnica tem suas virtudes e defeitos, como qualquer outra forma de marketing. Um deles, e talves o pior, é a dificuldade de monitoramento. É muito complicado saber de onde seus visitantes vêm, o que fazem, qual é a ação que os fez clicar, etc. Nesse artigo quero mostrar 4 coisas que o Google Analytics pode mostrar sobre email marketing.

Qual é o assunto que seu leitor mais gosta?

Considere que você criou um artigo incrível, o mais perfeito de todos. Ele foi disparado para toda a sua lista, mas por algum motivo a grande maioria de seus leitores sequer abril o email. O que ocorre é que se sua linha de pensamento estiver fora do interesse das pessoas, eles simplesmente não se interessarão.

Novo Google Analytics

O Google Analytics pode ajudar a acompanhar quais assuntos renderam mais leituras. Isso significa que você pode escrever artigos ou disparar campanhas de email marketing e acompanhar como seus leitores se comportaram. Quando tiver os dados necessários poderá se livrar dos assuntos que não lhe trazem retorno algum.

De onde são seus assinantes?

Imagine que você tem um blog que atinge 100 mil pessoas do Brasil e Portugal. Mas você quer expandir seu campo de atuação para os Estados Unidos criando uma série de artigos e fazendo email marketing em inglês. O Google Analytics pode acompanhar onde estão as pessoas que abriram seus emails. Isso dá uma idéia sobre o que funciona melhor para os outros países.

O que aconteceu depois que seu email foi aberto?

Outro benefício que o Web Analytics oferece é a possibilidade de monitorar as ações que os visitantes tomaram depois que abriram o email. Será que eles clicaram no link de afiliado? Será que eles fecharam a janela? Será que eles seguiram navegando em seu site? Será que eles foram até a página do produto? Para donos de ecommerces o Analytics é ainda mais interessante porque mostra se os visitantes compraram um produto e para onde foram depois de comprar. Essa é uma ótima forma de analisar como está a usabilidade do site de uma maneira geral.

Que ação fez com que o leitor clicasse?

A chamada para ação (call to action) mais simples que conhecemos é o famoso “clique aqui”. Ele foi esquecido por algum tempo e agora retornou com força junto com as redes sociais. Além dele existem diversas outras formas de chamar a atenção do leitor para o clique. Atualmente muitos comerciantes utilizam os call to action em redes sociais como Facebook e Twitter para incentivar uma compra, download, cadastro ou um simples clique. Com o Google Analytics é possível saber qual call to action fez com que o leitor clicasse. Dessa forma você pode preparar emails com mais impacto para promover um produto, serviço ou afiliado.

Criei essa pequena lista não para ser algo prático, mas para mostrar com simplicidade o poder do Email Marketing aliado ao Google Analytics. Utilize sua base de contatos para disparar artigos pelo Feedburner ou fazer uma campanha de email marketing, faça testes e comprove a eficiência dessa junção.

Mais sobre o Google Analytics

Com o passar do tempo novas ferramentas vão surgindo para aumentar as visitas em um site ou no caso do Google Analytics melhorar o monitoramento, mas no caso do monitoramento a ferramentas existe a bastante tempo, mas o problema é que não é usada como deveria e eu acredito que a maioria nem mesmo saiba de sua existência, por isso que os resultados positivos acabam aparecendo com a tentativa e erro e não com um estudo detalhado do que está acontecendo com o site, de onde vem as visitas, etc.

Com o Google Analytics você consegue mensurar o público que está visitando o seu site periodicamente e com isso vai saber quem está gerando visitas em seu site ou a falta delas, assim você vai saber definir novas estratégias para atingir o público que deseja, isso faz com que as estratégias que utilizar sejam mais produtivas e principalmente aumentem as suas visitas e os ganhos.

O Google Analytics e a região de atuação

Imagine a seguinte situação, você tem uma loja física e não está conseguindo atingir o seu público, supondo que more na zona Sul de São Paulo em um determinado bairro, o que deve fazer é encontrar os clientes que estão em sua região e é ai que entra o Google Analytics em conjunto com o Google Trends, com estas duas ferramentas você vai conseguir saber como anda a região que está atuando em relação ao produto ou serviço que deseja vender.

O ideal é fazer isso antes de montar uma loja, assim você sabe se vale ou não a pena continuar com o projeto, eu fico chateado quando vejo pessoas criando negócios em regiões que não possui o perfil de clientes que necessitam para vender os seus produtos, exatamente por isso que as ferramentas citadas devem ser utilizadas e inclusive no Google Trends você consegue enxergar a tendência para os próximos meses e assim ter uma ideia de como serão as suas vendas para os próximos.

Conclusão sobre 4 coisas que o Google Analytics pode mostrar sobre email marketing

Tenha em mente que o trabalho com afiliados e com internet marketing é muito importante para todos que desejam ter resultados positivos com os seus negócios, mas perceba que as ferramentas que são utilizadas vão se encaixando criando um vínculo que vai fazer o seu negócio andar em harmonia, enfim, uma ferramenta depende da outra para aumentar os resultados e quem vai lhe dar esta visão é justamente o Google Analytics, mostrando de onde estão vindo as visitas no seu site.

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Comments
  1. Underwear Plpinto | Responder
    • chipak | Responder
  2. Juliano Abrahão | Responder
    • chipak | Responder
  3. Celso Lemes | Responder
    • chipak | Responder

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