Google AdSense – O que é, como funciona e quanto você ganha

Google AdSenseMuitos webmasters se perguntam o que é o Google AdSense e como ganhar dinheiro com ele. Entre as diversas formas de monetizar um site, o AdSense é uma ótima opção justamente por se adaptar a uma grande variedade de conteúdos, independente do que se trata. Basta adicionar um código AdSense e o Google apresenta anúncios compatíveis com o conteúdo da página. Embora ele perca feio para a qualidade e retabilidade da Netaffiliation e outras grandes redes de afiliados, o AdSense é uma ferramenta incrível de monetização.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Apesar já ser um assunto bastante discutido em blogs e sites de diversos autores e muitas pessoas comprovarem que ganham bastante dinheiro com isso, tento passar nesse artigo um pouco do meu conhecimento sobre o que é o AdSense, como funciona, quanto você ganha, as regras e locais onde você pode conseguir ajuda, como no fórum AdSense oficial. A coisa não está feia para o AdSense, por isso vale a pena conhecer mais.

Antes de continuar a leitura, recomendo a leitura do artigo O círculo que me rendeu muito dinheiro, nele você terá uma base de como iniciar uma atividade rentável com seu blog a fim de ganhar dinheiro de verdade com programas de afiliados. Em seguida, recomendo o Como escolher o afiliado certo para seu site onde eu falo um pouco sobre como escolher a melhor forma de monetizar seu site à partir da quantidade de visitas que você recebe. À partir disso você pode escolher, entre uma lista de afiliados, aqueles que terão mais chances de gerar dinheiro para você.

Como funciona

Para entender como funciona o Google AdSense, pense em um leilão. O Google é o responsável por bater o martelo e os webmasters por darem os lances para comprar as palavras-chave. As mais concorridas recebem mais lances e o valor fica mais alto. As menos disputadas recebem um valor baixo. É uma aplicação bem prática da lei de oferta e procura. Tudo isso é feito através do AdWords, que é onde os webmasters compram “anúncios pagos”.

Essas palavras compradas no AdWords são colocadas em sites e blogs. Em troca disso os webmasters recebem uma porcentagem do que é pago no AdWords. Então, se uma palavra-chave custa caro para os anunciantes ela renderá mais lucros aos webmasters. É basicamente assim que funciona o Google AdWords.

Quanto ganha no AdSense

Netaffiliation Brasil

Não dá pra dizer ao certo quanto dá pra ganhar no AdSense porque tudo depende da oferta e da procura. Mas dá para estimar quanto você poderá ganhar se utilizar determinadas palavras-chave em seus artigos. Para isso é possível usar o Keyword Tools que permite encontrar palavras-chave baseado no CPC (Custo por Clique – o valor médio a ser pago). Se os anunciantes chegarem ao valor do CPC estimado, esse será o lucro por clique (pelo menos teoricamente). Muitas keywords tem CPC que ultrapassam R$12,00. Mesmo que uma palavra receba poucas visitas, pode ser que ela tenha um CPC tão alto que te faça ganhar bastante dinheiro.

Os formatos disponíveis

Ao configurar o AdSense existem 4 formas de publicidade. Cada uma delas tem formatos de anúncios diferentes. As maneiras de monetização e formatos disponíveis são:

Anúncios para conteúdo – Esses são os blocos que encontramos normalmente nos sites. Eles podem ser blocos de links ou de anúncios. Para os blocos de links são 6 formatos que vão de 728×15 até 120×90. Para os blocos de conteúdo são 12 formatos que vão de 125×125 até 728×90.

AdSense para domínios – Essa é a nova forma de monetização do Google. Trata-se de um “Estacionamento de Domínios” onde você pode “alugar” seu domínio para o Google. Em troca disso você ganha uma porcentam sobre os cliques.

Publicidade para Feeds – Essa é a opção para monetização de Feeds. Nela é possível configurar opções como: frequência de anúncios, comprimento do post, posição, etc.

Pesquisa personalizada – Essa é a já conhecida pesquisa personalizada do Google. No momento em que um usuário faz uma pesquisa o Google mostra diversas propagandas no resultado. Se o visitante clicar em uma dessas propagandas você recebe uma porcentagem sobre esse clique.

As formas de pagamento

O AdSense faz seus pagamentos por cheque, desde que tenha atingido um valor mínimo. Esse valor é diferente para cada moeda. Quando você começa, o Google envia alguns dados por correio para confirmar sua conta. Apenas depois de confirmar esses dados você estará apto a receber.

Onde você pode aprender mais

Você pode aprender mais sobre o AdSense no YouTube. Existem diversos vídeos explicativos e em português que explicam muito bem como usar o sistema para monetizar seu site. Além disso existem diversos tutoriais espalhados pela internet e o forum oficial do AdSense, onde a comunidade ajuda a responder desde dúvidas simples até as mais complicadas. Se você é iniciante ou avançado, vale a pena participar do forum.

Outras redes de afiliados interessantes

Além do AdSense, você pode usar algumas redes de afiliados interessantes para ganhar dinheiro com seu site:

  1. Buscapé / Lomadee
  2. Netaffiliation
  3. Public Idées
  4. DgMaxInteractive
  5. Uol Afiliados
  6. Click Afiliados
Comments
  1. francisco | Responder
    • chipak | Responder
  2. Ramiro Alves | Responder
    • chipak | Responder
  3. cadu | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *