Formas de ganhar dinheiro com um blog

Nos dias de hoje, há diversas formas de conseguir ganha dinheiro com um blog, obviamente que é necessário que para isso este tenha a qualidade desejada para arrastar um grande número de leitores. Contudo, se a qualidade já a tem, vamos aqui explorar algumas das melhores formas de conseguir ganhar dinheiro, rapidamente e sem um grande esforço.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Publicidade

A venda de publicidade é provavelmente a forma mais comum de ganhar dinheiro com um blog, porém antes de começar a vender publicidade diretamente, aconselhamos a leitura deste nosso artigo: Dicas para ganhar dinheiro a vender anúncios no seu blog. 

Poderá ainda usar programas de afiliados ou Google Adsense para colocar anúncios no seu website e tentar a sua sorte.

Se não conhece os melhores programas de afiliados, criamos uma lista que poderá ajudar imenso: Quais os melhores programas de afiliados do mercado?, conhecendo assim as opções e escolhendo as que melhor se adaptam às suas necessidades.

Ebooks

Se possui um conhecimento vasto sobre um determinado assunto, principalmente se este tiver relacionado com o seu blog, então poderá criar um ebook para venda ou mesmo oferta aos subscritores da sua newsletter (posteriormente irá ganhar de outra forma).

Um ebook deverá ter uma abordagem diferente dos posts, porém poderá organizar o mesmo por categorias, aprofundar alguns assuntos mais técnicos ou simplesmente aproveitar para entregar aos seus leitores os seus conhecimentos mais abertamente, certamente que eles vão gostar da oferta.

Serviços/Produtos

Se o seu blog se integra dentro de uma área onde os serviços e produtos são uma constante procura, então nada melhor do que criar uma secção própria para a comercialização desses mesmos produtos ou serviços. Desde uma página especial, ou mesmo uma loja online, pode trazer pouco trabalho (principalmente se utilizar o método de dropshipping) e muito rendimento extra.

Newsletter

O uso certo da sua mailing list para envio de newsletters pode ser uma excelente fonte de rendimento. Se por um lado poderá enviar semanalmente as novidades referentes ao blog, poderá também usar para vender um espaço publicitário ou mesmo enviar campanhas de afiliados que possam interessar aos seus leitores, conseguindo assim gerar cliques, leads ou mesmo vendas.

Conteúdo Exclusivo

Uma outra ideia, cada vez mais popular, é criar uma espécie de escola, uma comunidade onde os leitores vão trocar ideias. Porém, é possível ainda restringir essa mesma comunidade ou escola, ao pagamento de uma determinada taxa, contudo aconselhamos sempre que o conteúdo seja realmente importante e de grande relevância, se não o efeito é desastroso e irá denegrir toda a imagem do blog.

 Clichê: Uma verdade sobre como ganhar dinheiro pela internet

Parece clichê falar sobre como ganhar dinheiro pela internet já que a maioria dos grandes blogs de nicho explora essa área. Porém nesse artigo vou focar especificamente em falar algumas verdades sobre a monetização com programas de afiliados, que exigem muito mais do que um simples clique, mas um verdadeira ação do visitante.

Resolvi criar esse artigo depois que lembrei da palestra do Ixan Russi, gerente da Netaffiliation Brasil, que falou uma verdade absoluta sobre nós brasileiros: “os brasileiros são muito espertos quando o assunto é ganhar dinheiro na internet!”. Isso não significa nem de longe que somos bons em ganhar dinheiro online, mas que somos espertos no sentido de criar um site e colocar conteúdo para ganhar com AdSense.

O grande problema disso é que internet fica poluída com conteúdo de péssima qualidade porque as pessoas querem ganhar dinheiro com o Google e esquecem de outras fontes de renda. Algumas pessoas até lembram que as redes de afiliados existem, mas tentam aplicar a mesma idéia do AdSense às campanhas de afiliados. O resultado é um desastre tanto para as redes quanto para o blogueiro/webmaster.

Ganhar dinheiro com afiliados é diferente de ganhar com AdSense

Por que pensar no AdSense não ajuda na hora de lucrar com Afiliados?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Um site criado para lucrar somente com o AdSense está a merce da estatística. A cada X pessoas que entrarem no site, Y com certeza vão clicar nos anúncios. Isso é certo! Não é preciso conteúdo de qualidade para ganhar dinheiro pela internet com AdSense. E o brasileiro sabe muito bem disso. Por isso os conteúdos de blogs são tão pobres e escassos em nosso país.

Caminho Errado

Em contrapartida, para lucrar com afiliados é preciso escrever conteúdo relevante e que tenha o mínimo de qualidade. Ao contrário do que muitos dizem, conteúdo de qualidade não significa escrever um artigo de 1.500 palavras. Significa escrever exatamente as palavras que o seu leitor quer ler. É preciso ser relevante para os visitantes do site. Fazendo isso você prenderá o visitante em sua página e terá a possibilidade de fidelizá-lo e/ou direcioná-lo para uma campanha de afiliados.

Exemplo de um artigo conversível para afiliados

Um exemplo simples foi o artigo que publiquei há pouco tempo sobre os 500 cursos online grátis liberados pelo Iped. Quem conhece a empresa sabe que eles não pagam um centavo pela recomendação de novos afiliados. No momento em que fiquei sabendo da notícia não pensei em lucros, mas na utilidade que isso teria para os leitores do Programa de Afiliados. Embora o artigo publicado tenha sido bem pequeno, em apenas 6 horas 119 pessoas haviam feito o cadastro.

Cadastros Iped

Com certeza o Iped ganhou mais alunos à partir desse artigo do que fazendo anúncios e gastando dinheiro com AdWords. Veja na imagem abaixo que apenas 196 pessoas leram o post. O tempo médio de permanencia na página foi 13:31, ou seja, 4 vezes mais do que a média de artigos comuns. Mesmo sendo extremamente pequeno, foi de grande qualidade e utilidade aos olhos dos leitores. Se fosse considerar a taxa de conversão desse artigo, seria de 60%.

Exemplo Iped

Clique na imagem para ampliar

Mas, como eu poderia ter ganhado dinheiro mesmo sem pensar no dinheiro?

Quando saimos do mundo criado pelo Google AdSense, percebemos que sempre existem oportunidades de ganhar dinheiro pela internet mesmo em situações como essa. Como a página principal do Programa de Afiliados recebe grande parte das visitas, muitos leitores seriam atraídos pelo artigo dos cursos. Se eu sei que o público que chega está procurando por afiliados, poderia simplesmente encaixar um assunto compatível. Por exemplo, eu poderia falar que o Iped oferece curso de criação de blogs, que era possível ganhar uma grana com isso e então colocar um link para redes de afiliados que pagam por recomendação. Ou incluir um banner da Cursos 24 Horas e ganhar com o programa de afiliados deles, já que é do mesmo nicho.

Qual é a essência dos lucros com afiliados?

Mesmo sabendo que é muito difícil criar um blog para ganhar dinheiro na internet com afiliados, podemos ser confortados pela idéia de que uma conversão de CPA paga 100 vezes mais do que um clique. Portando, mesmo que pareça fácil ganhar um clique, se você fizer 10 conversões é a mesma coisa que receber 1.000 cliques. Agora, pense comigo, seu site está recebendo 1.000 cliques no AdSense? Não é mais fácil trabalhar para fazer apenas 10 conversões? Basta encontrar a maneira certa.

O problema é a falta de vontade

O que se vê na internet é falta de vontade em aprender o que é necessário para que os resultados apareçam com consistência e a cada dia novos cursos vão surgindo sobre assuntos diversos e isso é muito bom, mas o problema está nas pessoas que gastam dinheiro com 1, 2, 3 ou mais cursos e não chegam nem a completá-los ou mesmo iniciar e passado algum tempo compram mais cursos que também não fazem ou fazem pela metade e o pior é que fazem uma propaganda negativa dizendo que os ensinamentos não funcionam.

O que deve ser feito é começar a ler o básico que em muitos casos já tem a resposta a muitas perguntas, por exemplo, as regras de um determinado trabalho como o Adsense, se você se der o trabalho de aprender realmente o que deve ser feito para começar a anunciar com o Adsense em seu blog vai ver que muita coisa está ali, nas regras que estão no próprio site e pode ter certeza que isso vai fazer você ganhar tempo e economizar dinheiro.

No caso de programas de afiliados o caso é basicamente o mesmo, com a diferença que você precisa ter conhecimentos sobre as plataformas de afiliados específicas que vai trabalhar, mas quando eu digo conhecimentos é realmente estudar, desta forma você vai perceber que pode fazer muito mais do que simplesmente colocar Banners em seu blog e ficar esperando que as compras aconteçam principalmente em campanhas CPA onde você deve levar o visitante a clicar no botão de ação para comprar.

Seu site está recebendo 1.000 cliques no AdSense? Não seria mais fácil focar seu trabalho para conseguir apenas 10 conversões?

Dicas para ganhar dinheiro a vender anúncios no seu blog

Vender anúncios no seu blog é provavelmente a estratégia mais comum utilizada por blogueiros de todo o mundo, porém são muitos aqueles que não sabem a melhor forma de conseguir ganhar dinheiro com isso, pois aplicam as estratégias erradamente e nem sabem como conseguir interessados em anunciar no seu blog.

Em primeiro lugar, aconselhamos a vender anúncios em sem blog apenas quando este tiver uma história aceitável, pois nenhum anunciante quererá anunciar os seus produtos ou serviços em blogs com alguns dias ou semanas de vida. Não existe uma regra que indique quando deve começar a vender, mas talvez o melhor seja esperar no mínimo 3 meses antes de pensar nisso.

Tráfego do seu blog

Este é um fator que varia de nicho para nicho e até de blog para blog, pois se em alguns casos 200 visitas por dia é muito bom, em outros casos, menos de 2000 visitas diárias é sinónimo de não ser elegível para qualquer tipo de anunciante.

Em primeiro lugar, deverá ter um bom tráfego no seu website, conhecendo o mercado dentro do seu nicho, evitando assim ter que pedir valores irrisórios pelos seus anúncios, como por exemplo R$10/mês, já que isso dará uma má imagem do seu projeto.

Comece a vender anúncios no seu blog apenas com um grande número de visitas diárias, garantindo assim que os anunciantes terão todo o retorno desejado e vão continuar a querer comprar publicidade.

Seguidores

Outro aspeto muito importante tem a ver com os seguidores do eu blog, existindo vários fatores a analisar em separado. Os seguidores do blog, são provavelmente os melhores para converter em clientes dos anúncios colocados, no entanto existem seguidores por visita (podendo analisar este fator no Google Analytics com a percentagem de novos visitantes), seguidores de RSS e subscritores de newsletter.

Com um grande número, cerca de 1000/1500 seguidores, os seus anunciantes terão muitas probabilidades de conseguir converter os seus anúncios em vendas, garantindo assim enorme satisfação.

Tipos de publicidade

Escolher os tipos de publicidade que terá à disposição dos seus clientes é outra preocupação dos blogueiros, pois alguns banners rendem muito mais que outros, consoante a organização do seu blog.

O envio de publicações para as redes sociais e e-mail marketing é também necessário ter em conta, principalmente se tiver um grande número de seguidores. No que diz respeito aos banners, os mais rentáveis são os 300×250, 200×125 e 728×90, tal como acontece no Google Adsense.

É ainda importante ter em conta o local onde vão colocar a publicidade, aconselhamos que o façam apenas em três locais distintos: lateral (junto de outras informações relevantes), header (ao lado do logótipo do projeto) e dentro dos posts (de preferência no início ou a meio).

Procure os anunciantes

Se não consegue que cheguem até si novos anunciantes, nada como ir o blogueiro ao encontro deles. Pesquisando por empresas dentro da mesma área que possam vir a ter interesse em anunciar no seu website, apresente uma proposta com valores promocionais para o primeiro mês e garanta o sucesso das vendas ao cliente, certamente que mais tarde irá regressar.

Tenha várias modalidades de pagamento, várias opções de packs de publicidade e até descontos para quantidades, assim dará muito mais liberdade ao anunciante para voltar a anunciar no seu projeto.

Como ganhar dinheiro com site

Nos dias de hoje, uma das melhores formas de conseguir uma renda extra é com um site na Internet. Apesar de ser uma excelente oportunidade, são poucos aqueles que sabem realmente como ganhar dinheiro com site, por isso vamos deixar aqui várias formas de o conseguir.

Se para uns blogs umas coisas funcionam, para outros não, por isso é importante conhecer várias opções e poder ter opção de escolha para tornar-se ainda mais fácil de conseguir uma renda extra. 

Publicidade

Nos dias de hoje existem três formas principais de ganhar dinheiro com publicidade: publicidade contextualizada e paga ao clique (por exemplo o Google Adsense), programa de afiliados (como a NetAffiliation) ou publicidade direta.

Se quer saber como ganhar dinheiro na internete como funciona o Google Adsense, é só ler este artigo e tira todas as suas dúvidas, porém há vários programas de afiliados internacionais ou brasileiros, além de aconselharmos a NetAfilliation que é a melhor de todas.

No que diz respeito à publicidade direta, é apenas necessário contactar empresas dentro do ramo onde o seu blog se insere, mostrando todos os benefícios que esta tem em anunciar para o seu público-alvo.

Classificados

Uma outra forma de conseguir ganhar dinheiro com site é apostar na secção de classificados, isto é, apresentar ao leitor uma secção própria de classificados, seja de compra e venda de produtos, seja de emprego ou mesmo de encontros.

Neste tipo de sites uma excelente forma de ganhar dinheiro é juntar a publicidade com a possibilidade de cobrar uma taxa por esses anúncios, não em todos, mas sim para os colocar em destaque durante um período de tempo. Existem muitos tipos de websites que têm um enorme sucesso, escolha um tema e crie o seu site de classificados.

Venda de Serviços

A venda de serviços pode ser excelente para o seu site, desde que para isso tenha os conhecimentos necessários para garantir qualidade para os seus leitores.

Crie um site para oferecer os seus serviços onde tiver mais experiência, apresente os mesmos aos seus leitores, mostrando os preços e tendo um portfólio de trabalhos já realizados.

E-Mail Marketing

Uma das áreas mais rentáveis num site é ter uma base de dados de e-mails dos seus leitores, além de poder usar os e-mails para enviar campanhas de publicidade que sejam do seu interesse ou então para alertar para uma novidade no site.

Com este tipo de serviços os seus leitores vão voltar a entrar no seu site e tornarem-se fiéis, principalmente se for numa área em que se sinta confortável a escrever.

E-books 

Apesar de fugir um pouco à temática dos sites, há muitos blogueiros que escrevem extremamente bem sobre um tema e acabam por transformar o seu blog num e-book.

Esse e-book pode ser disponibilizado gratuitamente, na troca da subscrição da newsletter e depois usando-a para e-mail marketing, ou sendo pago.

Para que os e-books tenham sucesso é importante que sejam realmente bem escritos, gerando assim uma grande afluência e testemunhos de clientes satisfeitos.