Entrevista com Vanessa Silverio da Netfilia

Hoje vou começar uma série de entrevistas com os responsáveis pelas maiores redes de afiliados do mundo. Grandes redes como a Netaffiliation já se colocaram à disposição para responder uma série e perguntas que serão publicadas regularmente aqui no Programa de Afiliados. Pegando gancho no último artigo publicado, Dicas para aumentar seus lucros com as campanhas da Netfilia, estou postando abaixo uma entrevista feita com a Vanessa Silverio da Netfilia, responsável pelos afiliados de Brasil e Portugal. Gostei bastanta da entrevista e considero que a Netfilia tem bastante a oferecer, não só para brasileiros e portugueses, mas para outros idiomas.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Se você ainda não conhece a Netfilia e os benefícios que essa grande rede de afiliados tem a oferecer, considere ler alguns dos artigos publicados aqui no Programa de Afiliados:

  1. Netfilia, uma das maiores redes de afiliados da Europa agora em Português
  2. Apresentação da Rede de Afiliados Netfilia
  3. Tutorial Netfilia: Cadastro em 5 passos e dica para aprovação
  4. Tutorial Netfilia: Gerenciando as campanhas de afiliados
  5. Dicas para aumentas seus lucros com as campanhas da Netfilia

Conteúdo

Fale um pouco de você, sua equipe e sobre a missão dentro da Netfilia.

A Antevenio representa a minha primeira experiência profissional no Marketing Web. Tem sido ótima para mim, não só por ser um setor de atividade muito dinâmico, mas também por estar trabalhando com vários parceiros, diferentes agências, anunciantes e afiliados de diversas industrias. Isso permite manter contato em português e inglês com varias pessoas e também permite conhecer duas dinâmicas de países diferentes: Portugal e Brasil. Anteriormente esses países eram gerenciados pela Espanha, no entanto com a abertura do escritorio francês, decidimos por gerenciá-los pela França. A gestão desses dois países tem corrido muito bem e conseguimos duplicar os resultados em pouco tempo de atuação.

Conte um pouco sobre a Netfilia e Antevenio como um todo, quantas pessoas trabalham na empresa? Como surgiu a rede de afiliados e qual é a importância da expansão para o mercado de idioma português?

A Antevenio conta com 140 empregados a nível mundial. Temos escritorios na Espanha (Madrid e Barcelona), Latam (Argentina – buenos Aires – e Mexico – Mexico), Italia, Reino Unido e França. A sede encontra-se em Madrid, onde fica localizado o corpo administrativo da empresa, a contabilidade, o jurídico e a equipe técnica. O grupo tem várias atividades (agência de marketing, SEM, emailing), mas com relação à afiiliação e à plataforma Netfilia, também é em Madrid que são tomadas todas as decisões. Além disso, o diretor internacional da plataforma Netfilia também está lá, bem como a equipe técnica. Por isso estamos sempre em contato com eles ao telefone todos os dias.

Os account managers, ou gerentes de conta, de Madrid ocupam-se das campanhas espanholas enquanto que nós, de Paris, somos responsáveis pelas campanhas internacionais: Portugal, Brasil, França, Alemanha, Inglaterra. Esse escritório em Paris foi aberto em Janeiro 2010 e no mesmo ano foram abertos mais dois na América Latina: Buenos Aires e México, responsáveis pelas campanhas de Colombia, Argentina, México, Chile, etc. Portugal e Brasil estão na linha de nosso interesse, pois nesses países os programas de afiliação são mais “novos” se comparado com Alemania e França, onde existe há mais tempo. Há então menos concorrência no Brasil e Portugal, e existe um lugar para todos.

Home da Netfilia

Como a Netfilia se sente chegando em um mercado com várias redes de afiliados já estabelecidas, como Lomadee, Afilio, Netaffiliation, Clickafiliados entre outros?

A Netfilia foi uma das primeiras plataformas de afiliados na Europa. Sabemos perfeitamente que não somos os unicos no mercado brasileiro, mas a concorrência é saudavel para um mercado dessa amplitude e dessa dinâmica. O Brasil é um mercado com muito potencial e que ainda tem muito para dar!

Alguns fatores diferenciam a Netfilia da concorrência: a nossa presença internacional, o fato de podermos aplicar geolocalização nas campanhas, ou seja, uma campanha brasileira não irá aparecer no México. Podemos disponibilizar uma campanha em determinado dia da semana ou hora baseado em sua categoria. A nível de pagamento também temos algo diferenciador já que não estamos sob pagamento condicionado, ou seja, não temos que receber obrigatoriamente pagamento dos anunciantes para na sequência pagar os afiliados. E isso é muito bom para os afiliados da Netfilia.

Para concluir, a nossa vontade é establecer relações de proximidade com os novos parceiros. Por isso o seguimento é muito importante, e cada pedido é respondido num prazo maximo de 48 horas.

Conhecemos a Netfilia há pouco tempo aqui no Brasil e também em Portugal. Qual é o principal país de atuação da empresa e em média quantos usuários estão registrados na plataforma por idioma?

A Netfilia nasceu na Espanha, mas tem afiliados em diversos países. Por esse motivo, um afiliado pode estar na Espanha e rodar campanhas portuguesas, ingleses ou italianas, por exemplo. Ou seja, nós consideramos todos os nossos afiliados como afiliados internacionais, os idiomas não são tão importantes. Aliás, foi após varios pedidos de nossos usuários, que a gente acabou abrindo o mercado brasileiro e portugues.

Considerando a análise feita por nós, podemos observar que a Netfilia tem diversos pontos a melhorar. O principal deles é a inclusão de PayPal como forma de pagamento, pois a transferência bancária no Brasil é extremamante complicada e cara. Qual é a expectativa da empresa para solucionar essa e outras pendências?

A empresa já possúi uma conta Paypal e basta apenas adicionar na Netfilia o país “Brasil”, para que os afiliados que se encontrarem no Brasil possam clicar nessa opção (parte de faturação). A  equipe técnica está tratando da criação desta opção nesse momento. Mas tudo está um pouco lento devido as férias do verão aqui na Europa. Em Setembro isso estará criado, com certeza.

A Netfilia é de longe a empresa com a maior rotatividade de campanhas entre todas as redes de afiliados de Brasil e Portugal. Quais são os critérios para que alguém crie uma campanha na Netfilia? Quais os benefícios que essa dinâmica traz aos afiliados?

É importante propôr um grande número de campanhas, com diversas temáticas. De fato, tentamos propor campanhas que não estejam em outras plataformas. A rotatividade é devido ao fato de termos campanhas pontuais, ou seja, são campanhas movidas pela performance. Uma vez atingido o alvo (de conversões, cliques, leads, etc.), o cliente paralisa e analisa a qualidade, ou o cliente já se encontra satisfeito com os resultados e quer pausar para medir os retornos (novos clientes numa base, aumento de vendas de uma categoria de produto, etc.)

A escolha e implementação de novas campanhas segue um processo bem definido: verificar o que o mercado propõe, o que os afiliados estarão favoraveis para rodar em seus sites e avaliar a taxa de conversão que poderá ter a campanha, por meio de uma análise de campanhas similares lançadas anteriormente ou por análise de campanhas semelhantes no mercado.

O que podemos esperar da Netfilia para os próximos meses e também para 2012? O mercado de lingua portuguesa é considerado promissor por parte da empresa?

Por dentro da Netfilia

Com as férias de verão uma de nossas prioridades ficou para tráz, as traduções para o português. Isso será retomado em Setembro. Podemos esperar um aumento da presença da Netfilia através de parcerias com advertisers brasileiros, portugueses, etc. e muitas novas campanhas.

Muitos afiliados (muitos mesmo) procuram por afiliados por clique. Vocês não acham que incluir campanhas desse tipo seria um diferencial para se destacar da maioria? Atualmente apenas a Boo-box e Afilio dispõe de campanhas CPC, mas com comissões baixíssimas.

Porque não? Essa opção já existe na plataforma, portanto podemos criar este tipo de comissão quando disponibilizamos uma campanha. Estamos procurando anunicantes que queiram esse tipo de comissão para que possamos lançar as campanhas.

Em média, quanto ganha um afiliado top da Netfilia?

Depende da  qualidade do site do afiliado, da remuneração da campanha, etc. Não existe um valor exato disso.

A Netfilia é parceira do afiliados.blog.br há alguns meses. Você consideram que nosso blog tem passado uma visão real sobre a rede de afiliados aos nossos leitores?

A visibilidade tem aumentado bastante, com certeza, e temos visto explicações claras e reais sobre o processo de funcionamento da Netfilia. Além disso, temos registado muitos cadastros vindos à partir seu blog.

Indique alguns pontos para os leitores maximizarem a monetização das campanhas da Netfilia.

Ter vários canais de difusão, como banners e emailing. Mudar de criatividades de maneira que sempre reflita o conteúdo da página. Escolher campanhas adequadas ao publico alvo é  também muito importante para aumentar conversões. E o mais importante, não hesitar em pedir conselhos à nos!

Para finalizar. Estou acompanhando o progresso da Netfilia desde sua entrada no mercado de lingua portuguesa. Recentemente a empresa foi citada no maior evento de marketing digital no Brasil, o Expon. O que representa, para vocês da Netfilia, essa ótima imagem que vem sendo vista pelos usuários do Brasil?

Isto é muito bom para nós. Temos ambição de aumentar a nossa equipe Brasil-Portugal para estarmos cada vez mais disponíveis para esses mercados. Gostaríamos de ter presença física nos eventos de marketing digital no Brasil e isso vai acontecer em breve. Por enquanto, estaremos presentes no evento “Salon du E-commerce” em Paris em Setembro de 2001. É algo muito importante encontrar nossos parceiros e afiliados pessoalmente.

Comments
  1. Rafael | Responder
  2. Vanessa SILVERIO | Responder
  3. Adriano Luz | Responder
  4. Chipak | Responder
  5. Adriano Luz | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *