Entrevista com Jose Larrucea da MATOMY

Desde que conheci e apresentei a MATOMY aqui no Programa de Afiliados tive muito contato com o José Larrucea, responsável pelas atividades da empresa aqui no Brasil. Gostei bastante da forma com que a empresa trata os afiliados e os anunciantes, mas gostei ainda mais quando vi excelentes campanhas que não encontramos normalmente no mercado. A MATOMY é uma empresa diferenciada, pois trabalha com muitas campanhas do tipo CPL, diferente de outras redes onde o foco é o CPA.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Nessa entrevista procurei expor um pouco do cenário atual dos programas de afiliados, incluindo as últimas discussões na blogosfera, bem como os problemas que encontramos nas demais redes de afiliação. Sempre com respostas objetivas, o José passou pelas perguntas com tranquilidade. Veja como foi a entrevista.

Conteúdo

Fale um pouco de você, sua equipe e sobre a missão dentro da MATOMY.

José Larrucea MATOMY

José Larrucea

A equipe da MATOMY está formada por um grupo de profissionais experientes, dinâmicos e totalmente focalizados em oferecer um serviço diferenciado de performance marketing para o mercado brasileiro.

Nossa missão é contribuir na relação entre as necessidades dos Anunciantes para gerar resultados de valor no processo de pré-compra e compra online, e a demanda dos Publishers (donos de mídia) que precisam de campanhas publicitárias para a monetização de seus espaços.

Quanto à minha pessoa, sou um apaixonado pelas novas tecnologias, e desde 1999 trabalhei em várias startups na Europa e agora no Brasil. Meu desafio na MATOMY é desenvolver um mercado emergente como o brasileiro para construir um modelo de performance marketing inovador e de sucesso.

Fale um pouco sobre a MATOMY Market, o que é, quantas pessoas atuam na área de afiliação, como surgiu a empresa e qual é a importância do mercado da America Latina (em especial o Brasil)?

MATOMY Market é a divisão dentro de MATOMY MEDIA GROUP encarregada do Marketing de Afiliação – focalizada no Performance Marketing ou marketing de desempenho.

A MATOMY Market (anteriormente nomeada AdsMarket, nasceu em 2006 em Israel) conta hoje com mais de 350 funcionários que monitoram e contribuem diariamente no desempenho das campanhas de centenas de anunciantes parceiros no mundo todo.

América Latina e mais concretamente o Brasil são mercados estratégicos para MATOMY e são uma aposta crucialpara seu crescimento nos os próximos anos. Desde 2010 a MATOMY tem uma equipe local no México e desde 2011 também no Brasil com o objetivo de dar um serviço local diferenciado e suporte à todos nossos parceiros.

Graças à nossa presença multinacional, a MATOMY é uma boa opção para anunciantes com políticas de expansão a outros mercados da região latino-americana, disponibilizando tráfego local e de qualidade para suas campanhas.

Como a MATOMY está se comportando em seu primeiro ano frente a empresas que já atuam nesse mercado, como a Lomadee, Netaffiliation, Afilio e Public Idées?

Nós temos um objetivo simples e um desafio grande. Nosso objetivo, igual que nos outros mercados de atuação, é achar o ponto de equilíbrio entre um serviço de qualidade diferenciado, e um modelo de Win-Win-Win. Win para o Publisher, Win para o Anunciante, e finalmente Win para MATOMY.

Nossa estratégia é fundamentalmente local e entendemos que é, sem dúvida, parte da idiossincrasia do mercado brasileiro, por isso nossa aposta é a de ficar perto tanto do anunciante quanto do Publisher.

Ao mesmo tempo, MATOMY sempre tem um foco na transparência e é por isso que oferecemos tanto ao anunciante quanto ao Publisher nossa plataforma para poder monitorar dia a dia os resultados gerados. Desse jeito cada uma das partes controla as expectativas de retorno reais podendo assim planejar investimentos de futuro mais facilmente.

MATOMY Market

Como vocês sabem, o mercado de afiliados ainda não está totalmente desenvolvido no Brasil. Muitas redes de afiliação simplesmente esquecem de que são os afiliados que movimentam sua economia e muitas vezes os deixam de lado. Qual é a posição da MATOMY com relação a isso?

Nosso posicionamento é bem definido com respeito à seleção de nossos parceiros Publishers. MATOMY Market tem percebido claramente o valor e importância de todos e cada um de nossos Publishers atuais e futuros, e por isso mesmo estamos juntando esforços tanto na seleção quanto no relacionamento com eles antes e depois de serem aceitados na plataforma.

A MATOMY sabe que o idioma sempre é um elemento fundamental podendo também ser um impedimento no desenvolvimento do negócio. Por isso disponibilizamos nossa plataforma, nossa web corporativa, nossa web de produto e nossos vídeos tutoriais em português para agregar valor e facilitar o acesso às informações desde o primeiro minuto no relacionamento com nossos parceiros.

Para auxiliar novos Publishers dentro do mundo da afiliação, temos à disposição um Gerente de Conta para ajudar com o setup na plataforma e proposta de campanhas em relação ao tipo de tráfego. Também conhecemos a importância dos prazos de pagamento e por isso trabalhamos em conjunto com nosso departamento financeiro para disponibilizar duas datas dentro do mesmo mês para processar os pagamentos dos lucros acumulados por nossos Publishers.

Houve uma discussão muito grande no Brasil com relação à campanhas do tipo CPA. Em teoria (e de forma justa) as campanhas desse tipo não valorizam os afiliados. Podemos notar que anúncios na TV, Rádio, grandes portais e outros meios de comunicação em massa cobram por tempo de exibição do anúncio, não pelo desempenho. O que você acha disso?

Com certeza. Um contexto como o brasileiro, líder em alguns aspectos e emergente em outros, apresenta, às vezes, situações extremas nas quais precisamos olhar de perto e analisar com calma para projetar melhor nossos seguintes passos.

O modelo de performance nascido há mais de uma década atrás em outros mercados cresceu em paralelo com a penetração da internet, o que facilitou a adoção deste modelo de “compra por resultado” tanto para anunciantes quanto para Publishers.

O Brasil, um país com uma taxa de penetração de internet alta, ainda tem uma força de investimento em publicidade relativamente pequena (4%) se comparada com a da TV.

Porém apresenta uma oportunidade ideal para acompanhar os anunciantes nesta viagem de ensino. Um diferencial da MATOMY é nossa ampla experiência multinacional para apresentar casos de sucesso de outros mercados, com modelos de negócio viáveis e curvas de aprendizado muito menores, minimizando tempos e riscos no investimento.

Checklist MATOMY

Como sempre, a procura por boas campanhas é um assunto essencial. Você considera que a MATOMY pode se destacar pelas campanhas e comissões diferenciadas? E por quê?

Tanto o tipo de campanhas quanto suas comissões são cruciais para a veiculação das mesmas.

Na MATOMY Brasil trabalhamos para estabelecer comissões estáveis e relevantes aos produtos anunciados e a seus preços.

Estamos em contato com anunciantes diretos e agências e ajudamos a estabelecer métricas de captação razoáveis para todos os lados, por isso nossos Publishers têm retornos consideráveis por cada resultado gerado.

Além das comissões, a MATOMY mantém uma política de pagamentos sólida. Disponibilizamos o pagamento duas vezes por mês via transferência bancária e se desejado pelo Publisher podemos fazer o envio via PayPal.

Muitos afiliados vêm ao Programa de Afiliados à procura de campanhas dos tipos CPC e CPM. Quando não encontram são obrigados a recorrer ao AdSense. Considero que essas campanhas estão um pouco escassas. Qual é sua opinião sobre isso? O que a MATOMY faz para incentivar a entrada dessas campanhas em benefício dos afiliados?

Cada anunciante tem necessidades diferentes que se traduzem em campanhas e diversos investimentos em mídia. Na minha opinião, essas campanhas CPM têm objetivos um pouco além do que a performance pode trazer-lhes e em muitos casos perseguem uma estratégia de “cookie dropping” ou aumento de ranking de visibilidade e não uma atividade focalizada na realização de um cadastro ou venda direta.

No caso de campanhas de CPC, normalmente é o anunciante quem tem um orçamento definido (geralmente em SEM) e por tanto este tipo de formato fica excluído por razões óbvias que impactariam no preço da sua campanha. Em algumas ocasiões as campanhas CPC são liberadas para atingir uma meta de volumes adicionais, para geração de cadastros para envio posterior de promoções ou prévias à etapas típicas como natal, verão, carnaval etc.

A MATOMY realmente está focalizada na entrega de resultados, tanto em LEAD (cadastro simples ou completo) quanto em VENDA ou ASSINATURA. Nós aceitamos campanhas de CPC e CPM sob demanda mas não é nosso foco principal de posicionamento no Brasil.

Notamos recentemente que a Netaffiliation começou a reprovar muitos sites por falta de qualidade. Quais são os critérios para que um site seja aprovado pela MATOMY Market?

Os critérios de aprovação de novos Publishers são bem simples mas estritos.

Na MATOMY temos 3 filtros iniciais no processo de entrada na plataforma. 2 deles são automáticos (verificação de email e preenchimento de dados) e o último é feito por um de nossos Publishers Managers que confere as informações inseridas pelo Publisher e dá continuação à uma conversa mais personalizada, petição adicional de informações, tipo de tráfego, geografias, volumes, práticas, verticais, etc.

Feitos estes primeiros filtros e depois de entrar na plataforma, o Publisher precisa fazer uma petição para ser aceito nos programas que ele queira veicular; neste momento será novamente sujeito à aprovação dependendo dos requerimentos do anunciante para esse programa. Por exemplo, se o programa esta procurando mídia de banners e o Publisher só tem tráfego de email ele infelizmente não seria aprovado para esse programa em questão.

Entre as plataformas européias somos uma das poucas que oferece o filtro prévio (sem ser automático) para dar acesso aos Publishers dentro de nossa plataforma. É um processo mais trabalhoso más nos fornece um retorno maior em termos de qualidade de tráfego e relacionamento melhor com nossos Publishers. Na MATOMY preferimos qualidade em vez de quantidade nesse sentido.

Se pudesse prever o futuro, o que diria da MATOMY no final de 2012?

Como você diz, se pudesse ver o futuro seria bem mais fácil falar de como estará a MATOMY no final deste ano. Porém o futuro ainda é imprevisível mas temos certeza que 2012 se apresenta como um ano cheio de desafios e oportunidades e a nossa equipe esta pronta para correr atrás de todos eles.

Para finalizar, indique alguns pontos para os leitores maximizarem a monetização das campanhas da MATOMY Market.

  • Dependendo do tipo de tráfego, a MATOMY oferece diversas campanhas em toda a região LATAM que podem ser veiculadas, maximizando assim maior parte do inventário do Publisher.
  • Para ajudar com a recomendação de campanhas disponibilizamos de um Gerente de Conta dedicado a ajudar aos Publishers na escolha e no andamento da campanha, e que esta disponível via email, Skype ou telefone.
  • A MATOMY proporciona acesso à uma tecnologia de automatização através da qual podem ser criados pacotes de banners que serão rodados pelo sistema e otimizados em base ao ROI gerado pelos mesmos.
  • Para os Publishers com inventário em vídeo, estamos introduzindo campanhas de custo por visualização (CPV) de Video Ads que é, sem dúvida, um formato muito interessante e inovador.

Ainda não é afiliado da MATOMY?

Você ainda não é afiliado da MATOMY? Clique aqui, faça seu cadastro e aproveite as melhores campanhas do mercado.

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Comments
  1. Augusto | Responder
    • chipak | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *