Como fazer propaganda de uma campanha através de incentivo

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

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O incentivo nas campanhas de redes de afiliados é uma das práticas menos compreendidas pelos publishers brasileiros. Justamente por isso não costumamos encontrar campanhas com algum tipo de incentivo legal. Geralmente a prática de incentivo não é feita ou quando é acaba sendo promovida de forma errada. Em alguns casos funciona para o afiliado, mas não para o anunciante, e vice versa. Na maioria das vezes o melhor é não fazer do que fazer de maneira errada.
Incentivo com Dinheiro

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Antes de começarmos efetivamente com esse artigo é importante entender que o incentivo trata-se de uma prática senvível. Isso significa que toda ação tomada deve ser com total responsabilidade e com extrema cautela. Uma prática sensível pode gerar muito lucro e estar fora do que um anunciante espera. Em contrapartida, pode estar dentro do que o anunciante espera mas não gerar comissão para o afiliado. Os tipos mais comuns de práticas sensíveis são: incentivo, compra de keywords e coregistro.

Existem basicamente duas formas de se fazer o incentivo a uma ação: soft incentive e hard incentive. O soft incentive significa incentivo suave, ou legal. O hard incentive significa incentivo duro, ou ilegal.

Exemplo: imagine que você entra em um site de download para baixar um filme “paralelo”. Quando clica no link, você é redirecionado para um tal de “protetor de links” que lhe obriga a baixar um programa ou fazer um cadastro. Essa é uma prática Hard Incentive.

Exemplo: imagine que você entra em um site de vídeos, se cadastra e começa a assistir a vídeos de humor exclusivos desse site. Antes de cada vídeo tem uma propaganda de 2 minutos sobre o lançamento de um carro no Brasil. Você pode pular essa propaganda a qualquer momento, mas se você assistir a ela inteira receberá 2 reais por isso. Essa é uma prática Soft Incentive.

De um modo geral, no Brasil é mais frequente encontrarmos o Hard Incentive.

Como fazer propaganda através de Soft Incentive

Fazer propaganda de campanhas de afiliados através de soft incentive é uma forma de motivar seus leitores a uma ação (cadastro ou venda), porém sempre dando total liberdade de escolha para seu leitor. Ele não deixará de ter acesso a nada por não ter uma ação, mas terá algum benefício se a tiver. O processo consiste basicamente em “presentear” os leitores que tomarem uma ação. O prêmio depente muito de dois fatores:

  • Público alvo: você deve oferecer algo que seja reluzente aos olhos do leitor. No momento de escolher, leve em consideração o nicho de seu blog e também a segmentação (sexo e idade) para definir o que poderá ou não ser interessante para ele.
  • Valor da comissão: dependendo do valor da comissão, você pode oferecer parte disso como prêmio. Porém se for muito baixo convém fazer algum tipo de promoção.
  • Tipo de comissão: esse talvez seja o fator mais importante. Promover um cadastro (CPL) com comissão de 4 reais é muito mais fácil do que uma venda (CPA) de 40 reais. Isso porque é muito mais fácil parar o que está fazendo para se cadastrar em algo, sem gastar dinheiro, do que pegar o cartão de crédito e comprar.

Algo importante de lembrar é que geralmente quando a rede de afiliados permite a prática de incentivo sua comissão acabará sendo menor do que a normal. Isso porque o incentivo por si só gera maiores conversões. Portanto, um benefício vai de encontro ao outro.

Exemplo: imagine que você possúi um site sobre carros com 2 mil emails cadastrados. Uma rede de afiliação qualquer disponibiliza a campanha da Hyundai onde os leitores têm que se cadastrar para concorrer a um carro zero quilometro. A comissão é de 4 Euros, mas você não pode fazer nenhum tipo de incentivo. Enviando um email para a rede, você conseguiu esse benefício porém sua comissão foi baixada para 3 Euros. Mesmo com um Euro a menos você pode oferecer um bônus para as pessoas que se cadastrarem e isso aumenta as chances de conversão.

Fazer o incentivo para cadastros é mais simples do que para vendas. No caso dos cadastros é possível redirecionar seu leitor para a página do bônus assim que terminar o cadastro. Essa é uma forma de ter certeza de que houve a conversão antes de dar a bonificação. Quando se trata de uma venda o processo é um pouco mais complexo pois, pelo menos no Brasil, o leitor pode imprimir um boleto e dizer que pagou com o objetivo de requerer o bônus, mesmo não tendo pago nada. Devido à falta de integração entre os bancos, que levam até 48 horas para identificar o pagamento de um boleto, pode ser que a pessoa esteja agindo de má fé.

Como fazer propaganda através de Hard Incentive

Embora este não seja o método mais indicado de promover uma campanha, porque você obriga o leitor a fazer algo, algumas coisas podem ser feitas nesse sentido para melhorar os ganhos de maneira que o visitante não seja muito pressionado. Se sua promoção tende mais para o lado do Hard Incentive, considere fazer o seguinte:

  1. Ofereça um produto que o cliente possa comprar, não um cadastro.
  2. Se você quer que o leitor faça um download ou cadastro, considere incluir uma observação informando que não se trata de algo obrigatório.
  3. Não obrigue o leitor a nada.

A idéia nesse caso é sempre tender para o lado do Soft Incentive com permissão da rede de afiliados. Em qualquer situação o leitor tem que decidir por baixar ou não, se cadastrar ou não, comprar ou não. Se você está impondo algo, é Hard Incentive e em pouco tempo seu site ou blog estará banido do Google AdSense e das principais redes de afiliação.

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Comments
  1. Pedro | Responder
    • chipak | Responder
  2. Pedro | Responder

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