Como fazer propaganda de uma campanha através de banners

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

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Uma das formas mais utilizadas por afiliados para promover as campanhas de redes de afiliação é através de banners, porém em muitos casos até mesmo este recurso que é simples não está sendo completamente aproveitado em seu blog. É possível utilizar algumas estratégias para maximizar as conversões através de banners em grandes redes de afiliação. Aqui vou passar diversas dicas que o ajudarão a ter os melhores resultados com esse tipo de recurso.
Propaganda com banner

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Um primeiro passo muito importante após a escolha da campanha a ser promovida em seu blog é a escolha dos banners que irá utilizar, e principalmente quando e onde os irá utilizar. Vamos avaliar todas estas questões em detalhes aqui, iniciando por qual banner escolher.

A escolha do banner é algo importante, principalmente quando o anunciante oferece diversos tipos de banners. É imprescindível optar por uma criatividade da própria rede, isso porque atualmente qualquer um consegue um banner para site gratis, porém os criados especificamente para a campanha convertem mais e são extremamente profissionais.

Escolhendo os banners da campanha de afiliado

Além da questão visual em si há fatores relacionados a otimização de seu blog que deverá observar, a iniciar pelo “peso” do arquivo do banner a ser carregado. Se você notar que se trata de um banner de baixa qualidade não o coloque em seu blog, pois isto tornaria o carregamento de sua página mais lento e consequentemente o prejudicaria nos resultados do Google. Caso queira, muitas empresas oferecem banner on line grátis, bastando que você os personalize. Algumas vezes são mais leves do que os banners das campanhas.

Caso o banner seja pesado porém visualmente atrativo, tente otimizá-lo. Salve a imagem dele em seu computador, otimize a imagem em um bom editor de imagens e o hospede em seu próprio blog, isto tende a tornar o carregamento do banner mais rápido.

Com relação ao tamanho do banner isto irá depender muito das áreas disponíveis em seu blog. Vale lembrar que deve sempre utilizar banners com o maior tamanho possível para que este realmente chame a atenção de seu leitor. Entre os tamanhos que costumam ser mais utilizados com bons resultados, vale citar:

  • 300 x 250 (geralmente próximo ao texto ou na barra lateral do blog acima da dobra)
  • 768 x 90 (ideal para inserir entre o menu e o conteúdo do blog)
  • 468 x 60 (ótimos resultados diretamente no meio do corpo do texto nos artigos)
  • 125 x 125 (exibidos em conjuntos de no mínimo 4 banners chamam bastante a atenção)

Estes não são os únicos tamanhos de banners, entretanto são os tamanhos mais utilizados e que mostram ótimos resultados.

Como usar os banners de campanhas de afiliados!

O posicionamento dos banners é um fator fundamental para ter sucesso. Se colocar o banner em uma região que não chame muito a atenção do leitor ele dificilmente irá clicar no banner para ver do que se trata. Busque posicionar os banners sempre acima da dobra (área que aparece na tela antes de rolar a página do blog).

Você também pode aproveitar áreas em que saiba que seu leitor necessariamente terá que olhar. Próximo a botões e logo ao final do texto são áreas em que o leitor olha e está em busca de mais informações.

Cores de contraste também ajudam bastante. Quando se trabalha com banners o princípio é inverso aos links do Google Adsense, aqui você terá que deixar as cores do banner diferentes das cores do blog, enquanto que com os links do Adsense o ideal é integrar o anúncio.

Um ótimo exemplo de banner de contraste é o da Netaffiliation, que possui a cor rosa em um tom que dificilmente será encontrado no layout da grande maioria dos blogs. Isto de fato funciona. Este banner converte muito bem!

Se por acaso o banner possuir cores muito semelhantes às cores de seu blog, considere a possibilidade de inserir o banner dentro de um “div” com padding de 3px com um background em uma cor de contraste. Isso certamente chamará a atenção de seu leitor. Mas, atenção, jamais use vermelho, esta cor é fortemente associada a um “pare”. Como comentei acima, existem muitos serviços de banner para site gratis. Se você não deseja ter trabalho com edição de imagens, eles são ótimas opções.

Contextualize os banners de campanhas de afiliados!

Este é certamente um dos pontos mais importantes para ter bons resultados ao trabalhar com banners de campanhas de afiliados, é preciso contextualizar manualmente cada um dos banners com o artigo em questão.

Tanto os banners a serem exibidos diretamente no texto como os banners da barra lateral devem ser contextualizados. No texto você poderá os colocar manualmente, o que não há segredo algum, agora vou te dar a dica de como contextualizar os banners da barra lateral de seu blog. Há um plugin para WordPress chamado AdRotate, com o qual poderá rotacionar os banners em sua barra lateral e também escolher que banner será exibido em cada post. Isto facilita bastante para contextualizar as publicidades e ter melhores resultados.

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Comments
  1. Gil | Responder
  2. Israel | Responder

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