Como fazer propaganda de uma campanha através de artigos

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Recentemente falei sobre como promover uma campanha de afiliados através de banners, que é inclusive a estratégia mais utilizada pela grande maioria dos blogueiros, porém não é a única estratégia possível para ganhar dinheiro com afiliados. Aqui vou falar um pouco sobre como fazer propaganda de uma campanha através de artigos.
Propaganda com artigos

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Antes de iniciar esse artigo em si, vale lembrar que além dos artigos, há outras formas de propaganda:

  • Campanha através de e-mail marketing
  • Campanha através de popup e popunder
  • Campanha através de incentivo
  • Campanha através de mini-loja

Todos estes meios de desenvolver uma campanha de afiliados são bastante eficientes, mas praticamente todas estas formas de propaganda terão algum artigo escrito como base, nem que seja puramente para atrair seus leitores dos motores de busca (Google). É verdade que você poderia conseguir mais leitores através da prática sensível de compra de keywords, entretanto é importante notar que nem todas as campanhas aceitam essa estratégia e as que aceitam não valem o investimento. Isso porque o valor gasto se iguala ao valor da comissão.

Escrever para promover uma marca ou para informar o leitor?

Este é certamente o ponto mais delicado de todo o processo, pois para que você consiga boas conversões divulgar a campanha será fundamental. Por outro lado, se a todo instante você estiver apenas escrevendo sobre as vantagens de um produto/marca certamente perderá leitores fiéis de seu blog.

Com isso, você já tem um dado fundamental, que é: escreva sempre para seu leitor. Mesmo quando for promover uma campanha em um artigo o faça tendo seu leitor em mente, quais são as informações sobre “x” campanha que serão do interesse do leitor?

Exemplo: digamos que eu decida promover uma campanha de emagrecimento da Netaffiliation. Devo buscar quais são as informações úteis para o leitor baseando-se nessa campanha. Se é uma campanha de óleo de coco, é melhor escrever um artigo sensacional sobre os 10 beneficios do óleo de coco do que oferecer o produto diretamente sem nada de útil.

Agir desta forma faz com que seu leitor se sinta com “a faca e o queijo” na mão, e de certa forma realmente está. Para ele, passar a acreditar nos 10 benefícios do óleo de coco é melhor do que acreditar que o produto é bom. No final de tantas informações legais, com certeza ele comprará o produto.

Promovendo uma marca de forma mais sutil!

Não é todo blog que comporta artigos promocionais de uma forma mais direta. Dependendo do nicho e de seu público, talvez a melhor estratégia seja o merchandising, que é uma propaganda mais sutil e não estará se referindo de forma direta ao produto ou serviço, apenas o citando como um exemplo para algo que esteja falando.

Um bom exemplo de merchandising em um artigo é o que acabou de ver aqui quando citei a Netaffiliation de uma forma harmoniosa no contexto. Não precisei criar um artigo focado nesta rede de afiliados e nem mesmo sobre redes de afiliação. Estou falando sobre como promover campanhas nos artigos e aproveitei para utilizar isto como um exemplo. O merchandising pode ser feito de muitas formas, mas para campanhas de afiliados a mais eficiente é realmente citar a marca/produto e linkar para a página do anunciante ou mesmo para uma página sua.

Séries de artigos, muita informação ajuda a vender!

Um dos fatores que faz com que as pessoas não comprem algo é por não se sentirem seguras com relação ao produto/serviço, portanto uma boa estratégia é justamente informar seus leitores da melhor forma possível através de séries de artigos. Uma série deve ser inteiramente escrita antes de ter seus artigos publicados, pois isto permite uma boa linkagem interna entre os artigos de forma a oferecer ainda mais informações para seu leitor. Após terminar de escrever toda a série deve lembrar de fazer duas coisas antes de os publicar:

  • Se certificar de que possui link de afiliado (ou banner) do produto que está promovendo em todos os artigos da série.
  • Criar um artigo sumário para a série de artigos: neste último artigo deverá fazer um breve (breve mesmo) resumo de cada um dos artigos e apontar links para os artigos inteiros. Em cada um dos artigos deve haver um link para o sumário da série. Outra estratégia interessante ao fazer o índice é que não precisará ir publicando um a um dos artigos ao longo de dias, poderá publicar toda a série de uma só vez com data antiga e apenas o índice para aparecer na página inicial, assim otimizando todo o processo e dando a seus leitores uma boa quantidade de conteúdo de uma só vez!

Escreva artigos para os visitantes e não para o Google

Para os novatos, e muitos experientes, que criam conteúdo para blogs fica uma dúvida para a criação de conteúdo, se o mais importante é escrever focado nas técnicas se SEO ou se é mais importante escrever focado para os leitores e é obvio que escrever conteúdo voltado para os leitores é muito mais proveitoso e inclusive o próprio Google mudou as suas regras e não dá tanta importância como antigamente em quantidade de palavras chave e sim a maneira que o blogueiro escreve e principalmente se o conteúdo realmente tenha palavras suficientes (o mínimo aceitável são 300).

A melhor maneira que eu conheço para avaliar se os artigos que estou escrevendo estão dentro das normas exigidas pelo Google é avaliando outros blogs conceituados e que eu sei que se preocupam em trabalhar da maneira correta, principalmente se trabalham cm o Adsense, isso me dá a informação necessária para atingir o mais próximo possível os resultados exigidos para artigos ótimos para as ferramentas de busca.

Artigos e programas de afiliados

Entenda uma coisa de uma vez por todas, se a sua intenção é vender alguma coisa o que é melhor?

Falar sobre o produto para quem tem interesse ou simplesmente sair na rua com um monte de fotos estampadas em sua roupa para as pessoas verem?

Acredito que a primeira opção seja melhor, mesmo porque é o que funciona com eficácia, sendo assim o ideal é fazer uma campanha com uma série de artigos para o seu público alvo e com isso converte-los em vendas.

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Comments
  1. Jônatas | Responder
  2. Cláudio Corgozinho | Responder
  3. João Zimmermann | Responder
  4. Donato Barros | Responder
  5. Vinicius Souza | Responder

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