Como escolher uma campanha de afiliado

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

No Brasil, embora não tenham muitas redes de afiliados, existem muitas campanhas dos mais variados anunciantes. Algumas delas podem ser encontradas em mais de uma rede inclusive, ou também há anunciantes que possuem o próprio programa de afiliados e também anunciam através das redes de afiliação. Um exemplo é o Cursos 24 Horas, que possúi seu programa de afiliados que paga por CPA (comissão sobre vendas) e também é anunciante da Netaffiliation em uma campanha que paga por CPL (cadastro). Como escolher as campanhas é o que pode fazer uma grande diferença em sua performance como afiliado, veja algumas dicas.
Como escolher uma campanha

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Antes de escolher diretamente as campanhas de afiliados é importante ter uma noção mais exata de como está seu blog, qual o perfil de seus leitores e quais são seus recursos para promover a campanha, isto certamente ajudará a escolher campanhas que tem mais chances de conversão.

O que avaliar no blog antes de escolher uma campanha de afiliado?

Não há nada de complicado, são coisas simples que você deve observar atentamente no blog para determinar que tipo de campanhas deve buscar em sua rede de afiliados. entre diversos fatores que deverá considerar observe:

  • Qual o número de visitantes únicos seu blog recebe por mês
  • Qual a principal segmentação de seu público (idade, sexo, idioma, etc)
  • Quais os temas abordados no blog
  • Quais as palavras-chave que mais trazem visitantes
  • Pode investir dinheiro na divulgação? (e-mail marketing, compra de keywords, etc)

Ao fazer esta análise você terá uma visão clara sobre seus leitores e desta forma já saberá quais são os tipos de campanhas de afiliados que podem ter mais conversões ao serem divulgadas por você.

Outro fator que pode ser observado é o quanto de interatividade costuma ter com seus leitores. Quanto maior é a interatividade, mais interessantes se tornam campanhas CPL (por cadastro) e CPA (por vendas), pois seus leitores já estão habituados a ter uma ação ao visitar seu blog. Isto representa maior facilidade para conseguir um cadastro ou mesmo uma venda.

Seu blog possui muitas visitas? Ótimo, para blogs com muitas visitas campanhas CPC (por clique) ou até mesmo CPM (por mil impressões) podem ser interessantes pois ainda que o pagamento por clique ou por mil impressões seja baixo terá seu ganho devido a quantidade de visitantes. Se ainda não possui muitos visitantes o ideal mesmo é buscar por campanhas CPL ou CPA que pagam valores maiores por conversão.

Recomendo fortemente que leia o artigo abaixo, ele poderá o ajudar a ter mais lucro com seu blog:

O que avaliar na campanha antes de selecioná-la?

Diversos elementos da campanha de afiliados devem ser observados antes de começar a promovê-la. Inicialmente deve levar em consideração se a campanha se adéqua a seu público de acordo com a segmentação. Você poderá levar em consideração qualquer um dos dois fatores que vou listar adiante, mas o ideal é que a campanha de afiliado atenda a ambos os elementos.

  • Segmentação por sexo, idade, etc: avalie de um modo geral se a campanha que você está pensando em promover é interessante para o público de seu site, mesmo que não seja algo especificamente do tema do blog. Por exemplo, se os leitores do seu blog forem pessoas de 30 a 40 anos, provavelmente não se interessarão por jogos de videogame.
  • Segmentação por interesses: verifique se o seu público se interessaria pelo produto ou serviço disponibilizado pela campanha. Por exemplo, se você fala sobre moda feminina, provavelmente seu público não estará interessado em futebol.

Palavras-chave, podem ser realmente a chave para mais conversões!

Este é um ponto que poucos (ou praticamente nenhum) blogueiro utiliza para avaliar se uma campanha renderá um bom dinheiro ou não para seu blog, pois se já possui determinadas palavras-chave que estão bem posicionadas nos resultados orgânicos algo natural é buscar por campanhas que de alguma forma combinem com estas palavras-chave.

Tendo campanhas que combinem com as palavras para as quais já esta bem posicionado, tudo o que tem que fazer é trabalhar esta campanha dentro dos posts que já existem! Isto pode ser feito, por exemplo, com links internos nestes artigos apontando para uma página exclusiva da campanha (ou mesmo diretamente para o anunciante).

Exemplo: digamos que seu blog já está bem posicionado para o termo “emagrever com saúde”, a campanha de emagrecimento disponível na Netaffiliation será perfeita, pois você estará oferecendo a seus leitores exatamente o que eles buscam, com a vantagem de já estar bem posicionado nas buscas. Certamente assim que adicionar a campanha a seu blog, você passará a ver o dinheiro entrando tendo um esforço realmente muito pequeno!

Algo que todo afiliado precisa entender é que o esforço diante do blog para promover campanhas de afiliação não é um esforço do tipo “força bruta” com dezenas de banners para todos os lados, mas sim um esforço estratégico, que se inicia na verdade antes mesmo de escolher quais campanhas irá veicular em seu blog.

Há outros fatores a serem observados, como janelas de comissão, valores das comissões, etc., mas isto de um modo geral é muito simples de ser fazer. Não há motivos para explicar que janelas de comissão maiores são melhores nem mesmo que os valores são relativos. Nem sempre uma comissão alta quer dizer ganhos altos, em alguns casos ganhar pouco muitas vezes pode ser mais vantajoso!

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Comments
  1. selfmadewebmaster | Responder

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