Como aproveitar ao máximo um programa de afiliados

Oi pessoal. É com imenso prazer que escrevo dessa vez para o blog Programa de Afiliados, do grande Anderson Chipak, um cara que tem feito um excelente trabalho de monetização no mercado de afiliados e principalmente, divulgado material de qualidade aos mais diversos leitores. Eu, assim como ele, utilizo o Hotmart como o meu programa de afiliados e posso dizer que ao longo do tempo os resultados tem se tornado mais e mais consistentes. Diferentemente do Anderson, o meu blog – que carinhosamente chamo de portal – é um pouco mais abrangente. Lá, eu converso sobre todas as formas de empreendedorismo, sejam eles offline ou online, não importa. Para quem não conhece, por favor visitem: www.empreendedorx.com.br

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Formas de empreendedorismo EmpreendedorX

Mas como eu comecei a ganhar dinheiro no EmpreendedorX?

Essa é uma história bem legal, que inclusive eu conto neste video que gravei para os leitores do nosso portal. Basicamente eu tive a sorte de conhecer muitos caras ligados ao empreendedorismo digital, pessoalmente e vi que eles estavam a cada dia encontrando resultados mais sólidos. Caras como o Caio Ferreira, Lourenço Maciel, Seiiti Arata e o Guilherme Nascimento(fundador do Papo de Homem) estavam deslanchando. Claro que o ramo de atuação de todos eles é completamente diferente, mas eles tinham um ponto em comum: Ganhar, com muita solidez, dinheiro na internet.

Isso mexeu muito comigo

Mas como criar um blog de qualidade sem nem ao menos saber por onde? Essa era uma pergunta que me pairava. Eu não sabia exatamente o que fazer, apenas queria muito fazer. Para a minha sorte, tive a possibilidade de fazer um intercambio para o leste europeu. Lá conheci dezenas de gringos, que eram dos mais diversos mercados. Conversando com eles sobre empreendedorismo decidi, naquele momento, que queria um blog voltado para esse assunto. O desenvolvimento dos primeiros artigos foi um ponto bastante crucial no qual tive a sorte de ter conhecido essas pessoas e divulgado seu conhecimento em meu blog. Por lá já passaram muitas pessoas da Asia, conversando sobre empreendedorismo. Foi bem legal e diferente. Tudo isso colaborou MUITO para que eu realizasse as primeiras vendas.

O EmpreendedorX mal tinha 20 artigos e eu havia conseguido uma entrevista com o Fernando Augusto, que na época, divulgava o SGDA. A entrevista com o Fernando – que a propósito, foi em video – me deu um “estalo” sobre o poder das entrevistas. Eu decidi naquele momento, que entrevistaria mais e mais pessoas do nicho de mercado, para que a sua audiência passasse a também ser minha audiência. Para se ter ideia, com entrevistas de peso, a média de visitações durante uma semana pode chegar a aumentar em 5x o valor inicial e é neste momento que você deve captar todos esses clientes, através de uma lista de e-mails por exemplo.

O site crescia e finalmente, um destes amigos começou a divulgar seu produto. “A Classe Alta” foi a primeira venda que realizei no mercado de afiliados. A comissão era bem larga e como eu também participava do curso, eu podia conversar com os clientes que eu mesmo indiquei!

Hotmart

Acredito que para um inicio, foi um belo resultado. As vendas da Classe Alta me motivaram a continuar no mercado, a persistir, perseverar de verdade. Foi assim que comecei a analisar os produtos do Hotmart de maneira mais eficiente, escolhendo os produtos que poderiam ser vendidos no dia a dia e os sazonais, aqueles que seriam interessantes promover em determinados períodos. Alguns podem achar que foi pura sorte ter vendido os 4 exemplares da Classe Alta em um blog tão pequeno, mas nada disso foi por acaso, eu me preocupei com algumas questões que eram muito importantes e colaboraram para a geração de credibilidade para o Blog:

  • Estética. O layout era limpo, bem organizado, sem muita poluição de anúncios (evito ao máximo utilizar o google Adsense no meu blog)
  • Português. Sempre que um artigo é publicado, ele é revisado. Procuro sempre criar articulações inteligentes nos parágrafos e sempre incentivo aos colaboradores do site a fazerem o mesmo.
  • Promover produtos que conheço. É MUITO importante. O que mais vemos atualmente são promoções de produtos que o afiliado não conhece e isso acaba que prejudica a própria credibilidade do curso e claro, dificulta as vendas. Eu acho que sim, o afiliado pode até promover um produto que não tenha comprado, mas este produto deve ser tema que tenha conhecimento pelo menos a nível médio.
  • Realização de entrevistas. A entrevista com o Fernando Augusto movimentou muito o meu blog e ela é responsável por boa parte dessas vendas.
  • Formulário de contato, fotos da equipe, captura de e-mails. Tudo isso ajuda a fidelizar o cliente e a realizar mais vendas.

As entrevistas seguintes:

  • Robert Kiyosaki – Autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Realizei uma promoção do livro inclusive
  • Alexandre Tadeu da Costa, criador da Cacau Show
  • Florian Otto, CEO do Groupon Brasil

Movimentaram MUITO o meu blog e consegui, felizmente, obter a atenção destes novos leitores. Foi assim que o blog cresceu ao longo do tempo e me fez realizar boas parcerias.

O que evitar em seu blog

1 – Eu sempre faço moderação dos comentários. Nos primeiros 6 meses de vida, os comentários eram abertos e acabava por chegar muito SPAM ou gente interessada em promover marketing multi-níveis, haters nos comentários ou gente que apenas queria criticar o portal. Eu acho válido as críticas, inclusive elas me ajudaram MUITO a mudar vários aspectos que eu não enxergava, o problema é quando alguém entra para difamar, xingar outros membros e criar um transtorno em toda a conversa dos artigos. A moderação é MUITO importante.

2 – Reatividade. Críticas, conforme falei, são muito bem vindas. O que você não pode fazer é levar para o lado pessoal, reagir de forma desrespeitosa com aquela pessoa. Lembre-se: O seu blog é o seu negócio, é a vitrine, a educação deve imperar. Já vi cada coisa escrita por blogueiros que não fazem ideia do quanto aquilo os prejudicou.

3 – Não polua o seu blog. Você deve ter foco. Se você anunciar cursos/ebooks de programa de afiliados, foque-se neles. Eu sou prova viva desse erro. Recentemente realizei uma entrevista com o Rogerio Job e tive picos de U$15 – U$18 dólares por 4 dias, porém… de cliques no Adsense. Eu perdi muitas vendas de cursos porque eu ofereci os anúncios do adsense enquanto eu deveria divulgar os cursos dos programas de afiliados. Usem a minha má experiência para o seu futuro benefício.

4 – Se você tiver uma lista de e-mails, não corra atrás de quem saiu dela, tenha cuidado com o português e por favor, responda o maior número de e-mails, mesmo que sejam pelo auto responder. Essa não é uma atitude escalável, mas tenho certeza que quando não der conta de fazer tudo sozinho, você poderá chamar alguém para ajudá-lo com o suporte.

5 – Não faça promessas mirabolantes, cumpra tudo o que diz. Não critique alguém sem conhecer. Os leitores cobram muito isso. Recentemente escrevi um artigo sobre a TelexFree e felizmente, tinha muita base para falar disso, recebi ataques e e-mails duvidosos. Sempre tome muito cuidado quando for criticar algo.

Acho que é isso! Com essas dicas, eu acredito que você possa ter muito sucesso com o seu blog! A propósito, estamos realizando uma promoção em nosso portal! Premiaremos o ganhador da promoção com:

  • 1 Livro “Pai rico, Pai pobre” do Robert Kiyosaki
  • 1 Livro “Trabalhe 4 horas por semana” do Tim Ferriss
  • 1 entrada no curso “Segredos do Adsense” free, sem custo algum!

Se você for um blogueiro, clique aqui para visitar o link da promoção. A promoção vai até quinta-feira (dia 1/8/13)

Abraços!


AvatarEsse foi um guest post escrito por Rodrigo Morais, autor do livro Capital Semente, blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão “Viver em excelência”. Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso.

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Comments
  1. Felipe Nascimento | Responder
  2. Denilson | Responder
  3. John Silva | Responder
  4. Ailton Pereira | Responder
  5. Reginaldo de Souza | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *