Blogueiros de Sucesso: Marcos Lemos e seus projetos para blogueiros

Há muito tempo acompanho o trabalho do colega Marcos Lemos através do blog Ferramentas Blog e também do Lemos Idéias. Creio que eu e a grande maioria dos blogueiros nota a grande influência que o Ferramentas Blog tem na internet brasileira, principalmente porque traz informações muito bem estruturadas sobre o que necessitamos com relação a criação de sites e blogs.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Ferramentas Blog

Embora não seja formado em sistemas de informação (formação da maioria dos blogueiros), o Marcos Lemos é o exemplo perfeito de que é possível ser um blogueiro profissional sem ser um expert em determinado assunto. Pelo contrário, é uma pessoal que demonstra ser muito comprometido com a construção de conhecimento, não apenas com a disseminação de idéias já formadas.

O Blog Lemos Idéias

O blog Lemos Idéias foi o pontapé inicial do Marcos. Exatamente em 10 de Novembro de 2007, foi publicado o primeiro artigo de um blog que seria mantido sempre com artigos de idéias, desabafos, reflexões e nenhuma regra rígida nas postagens. Tudo é muito simples, como um blog tem que ser. Apesar de gostar muito dos posts do Marcos no Lemos Idéias, não vou me ater a ele, pois tenho muito o que escrever. Apenas considere ler alguns dos artigos mais recomendados:

  1. Como a mídia tenta controlar e manipular nossa opinião
  2. A mensagem subliminar do CQC ou “O CQC é satânico?”
  3. Existem razões para acreditar – Propaganda da Coca-Cola
  4. Explicando a Páscoa via Twitter
  5. A internet e a mobilização por causas justas… ou não!

O Blog Ferramentas Blog

É com o [ Ferramentas Blog ] que o Marcos Lemos começou a se destacar na internet como Problogger. O primeiro post foi publicado em Setembro de 2008 e até hoje, praticamente 3 anos depois, são mais 1.050 (mil) artigos publicados, quase um artigo por dia, e mais de 10 mil comentários. Números incríveis alcançados com o tempo.

O Ferramentas Blog é um blog que traz informações muito úteis e variadas sobre como criar um blog da melhor forma possível. Além disso, traz informações técnicas para quem já possúi um blog e também dicas para blogueiros iniciantes. Desde que acompanho o Ferramentas Blog, sou bombardeado de informações interessantíssimas e não consigo deixar de ler cada post publicado. São artigos diretos e bem elaborados onde o Marcos consegue prender a atenção e envolver os leitores.

Alguns artigos bastante interessantes:

  1. 7 dicas para criar um blog e ganhar dinheiro
  2. Como aparecer no Google
  3. Como criar Blog no Blogger
  4. Como criar blog no WordPress.org
  5. Como criar um blog de qualidade [Vídeo]
  6. 10 dicas para ter mais criatividade com seu Blog
  7. Pare de exibir anúncios no seu blog e ganhe mais dinheiro
  8. Quanto cobrar e como calcular o valor de anúncios no seu Blog

O que destaca o Ferramentas Blog da Multidão?

É incrível como a seguinte frase é entendida, mas não compreendida: “fique próximo de seus leitores”. São poucos os blogueiros que conseguem ficar tão próximos dos seus leitores (eu, por exemplo, ainda estou aprendendo) como o Marcos Lemos. O que faz com que o vinculo fique mais estreito, entre leitores e autor, é a grande exposição que é feita através de Audio e Video Posts. Praticamente todos os meses, ou semanas, temos pelo menos um Video ou AudioPost publicado no Ferramentas Blog explicando ou debatendo sobre algum assunto. Essa atitude de “dar a cara a bater” faz com que cada vez mais leitores acompanhem o blog.

E digo novamente: na teoria é simples entender a frase acima, mas na prática a teoria se torna muito mais difícil.

O Ebook do Ferramentas Blog

Complementando o conteúdo do Ferramentas Blog, o Marcos Lemos criou um ebook incrível, gratuito e com um nome super intuitivo: 40 dias para salvar seu blog. Nele o autor mostra literalmente como tirar um blog da “lama” transformando-o em um super blog em apenas 40 dias. São 40 capítulos com temas indispensáveis para quem possui um blog. Se você é blogueiro iniciante, intermediário ou avançado não deixe de conferir esse ótimo livro.

Baixar o ebook: 40 dias para salvar seu blog

6 Motivos para você visitar o Ferramentas Blog

  1. Mais de 1.000 artigos publicados
  2. Um novo artigo todo dia
  3. Mantenha-se atualizado sobre ferramentas para blogs
  4. Um grande acervo de audioposts
  5. Linguagem fácil e didática
  6. Uma verdadeira comunidade para blogueiros

Mas afinal como o Marcos Lemos ganha dinheiro com blogs?

A resposta a esta pergunta é, “Ganha como todos os outros, monetizando”, o Marcos ganha dinheiro com o Adsense e com outros programas de Afiliados mais específicos, o diferencial do Blog do Marcos lemos é que ele faz o que quer em seu blog sem ater-se a diversos tutoriais onde cada um deles passa uma dica diferente sobre como um blog deve ser, ele deixa bem claro em uma de suas frases, “O blog é seu, faça o que você achar melhor”, é claro tendo o mínimo de bom senso, mas o que ele quer mesmo explicar é que você não precisa ficar comprando cursos e mais cursos ou ficar atrás dos “Gurus” para fazer exatamente o que eles fazem, é claro que no início sempre começamos com pelo menos alguma dica de um tutorial ou ebook, mas é só, depois que aprendeu a criar um blog, continue estudando sim, mas para que isso traga conhecimento e não um controle sobre o que você deve fazer.

O Ferramentas blog é o melhor blog da internet?

Sinceramente eu não sei se é o melhor, porém tenho certeza que é um dos que possuem o melhor conteúdo relacionado a assuntos sobre como criar um blog de sucesso e além do WordPress que é o que normalmente todos os blogueiros indicam como ferramenta de criação, o Marcos dá dicas para a plataforma Blogger também, mesmo porque foi como ele começou, inclusive em um dos seus artigos ele deixa a disposição a estrutura do seu primeiro blog para quem deseja baixar e utilizar, isso é muito interessante e poucos blogueiros fazem isso, eu pelo menos nunca vi nenhum.

Se você ainda não conhece o Ferramentas Blog ou Lemos Ideias, aproveite para prestigiar os blogs do Marcos Lemos.

Comments
  1. Marcos Lemos | Responder
  2. Chipak | Responder
  3. Jadson Barbosa | Responder
  4. birapcbira | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *