Bem-vindo ao novo blog Programa de Afiliados

É com um grande prazer que escrevo esse artigo para dizer que o Programa de Afiliados está de cara nova. Esse blog surgiu no dia 30 de Julho de 2009 e deste esse dia venho dedicando parte do meu tempo para compartilhar um pouco sobre programas de afiliação. Nesses mais de 2 anos aprendi muito sobre blogs e afiliados, principalmente através de alguns sites que acompanho constantemente. Além disso, e o que considero mais importante de tudo, aprendi com os comentários e observando a atitude dos visitantes. Essa tem sido minha base para procurar sempre melhorar, e o resultado é esse.

Antes de continuar lendo esse artigo, quero te fazer uma pergunta. Você já pensou em criar um negócio lucrativo na internet, começando do zero, sem ter nenhuma experiência e faturar um extra de 50 a 100 reais por dia? Então clique aqui e assista ao meu vídeo.

Antes de prosseguir tenho o dever de pedir desculpas a vocês leitores, pois estou há algum tempo sem postar. Infelizmente meus blogs ainda não são minha atividade principal, por isso mudanças como essa tomam um tempo precioso onde eu poderia escrever mais e pensar em outros projetos. Graças a Deus está dando tudo certo e isso eu devo a cada um de vocês que visitam esse blog em busca de formas de ganhar dinheiro com seu site e presigiam nosso trabalho.

Porque aconteceu a mudança

A reformulação do blog Programa de Afiliados era necessária por diversos motivos. O principal foi a grande dificuldade com a plataforma antiga, o Joomla. Ela é uma ótima plataforma, mas que não se encaixa no perfil de blog. Encontrar ferramentas úteis e simples que se adaptem às necessidades que nós blogueiros temos é um verdadeiro desafio. Por isso o novo blog foi criado na plataforma WordPress, que possúi mais facilidades para quem publica conteúdos nesse formato e com frequência.

Sempre tive vontade de organizar os programas de afiliados de acordo com alguns pontos importantes como a categoria, tipo e comissão. Dessa forma a procura por afiliados fica mais fácil. A plafatorma do antigo blog possuia um componente chamado K2, que era responsável pelo gerenciamento dos artigos, categorias, tags, etc. Esse componente era praticamente um código fechado, onde era muito difícil de mexer e dar manutenção. Se fosse fazer tudo no Joomla + K2 o trabalho de manutenção seria maior do que um novo desenvolvimento em WordPress.

Como aconteceu a mudança

Tudo começou no dia 23 de Setembro com a escolha do Layout, na verdade do framework chamado U-Design da ThemeForest (muito semelhante ao já conhecido Thesis, porém um pouco mais refinado). Algumas mudanças foram feitas na estrutura do framework para se adaptar às necessidades do blog. Em seguida foram instalados os plugins necessários, criadas as categorias e por último foram transportados os comentários e artigos entre os bancos de dados. Por fim foram feitos os redirecionamentos necessários e movimentadas as imagens e vídeos para o novo blog.

Essa mudança demorou mais de 3 meses onde trabalhei uma média de 4 horas por dia, 6 dias por semana. Foram mais ou menos 300 horas de trabalho, muito cansaço e vontade de desistir. Graças a Deus consegui seguir em frente, sempre focando no objetivo final, e aqui está o resultado.

A Nova Homepage

A maior mudança foi na Homepage. O layout se tornou mais dinâmico e atualmente apresenta dois tipos de artigos: dicas gerais e afiliados. No primeiro tipo, são apresentado o artigo de dicas gerais, como em qualquer outro blog. No segundo, estão disponíveis duas novas opções onde é possível votar no afiliado e também visualizar a ficha técnica com informações úteis dos respectivos programas de afiliação.

Homepage

Ícones de Acompanhamento e Parceria

Icones Sociais e Parceria

Antes os ícones sociais estavam dispostos na posição vertical, o que era desnecessário visto que as imagens são bastante conhecidas pelo público que visita blogs na internet. Dessa forma resolvi mantê-los na horizontal. Além disso, logo abaixo foi incluído um pequeno banner com link para nossa página de parceria, onde qualquer blogueiro pode ter seu site publicado com uma breve descrição e um link.

Encontre seu Afiliado

Encontre seu Afiliado

Pensando na facilidade de encontrar um programa de afiliados, foi incluído na barra lateral um menu onde é possível filtrar afiliados por categoria, tipo, comissão ou listas de afiliados. Passando o mouse sobre os dois primeiros link será expandido um submenu, como você pode ver na imagem abaixo.

Submenu Encontre seu Afiliado

O item “Afiliados por Categoria” mostra as categorias de afiliados disponíveis atualmente. O item “Afiliados por Tipo” mostra todos os afiliados por tipo (CPC, CPA, CPL e CPM), e de acordo com a comissão.

Top Comentadores do Mês

Uma das funcionalidades que os usuários sentiam falta no antigo Programa de Afiliados é o Top Comentadores. Agora ele foi incluído na barra lateral e mostra os 5 principais comentadores do mês com link sem nofollow.

Categorias no Rodapé

Existem mais de 24 categorias, por isso mostra-las na lateral seria bastante complicado visto que a prioridade do blog é apresentar programas de afiliação. Por isso resolvi colocar as categorias no rodapé, que alias é um dos pontos fortes do U-Design.

Categorias no Rodape

Ficha Técnica dentro dos artigos de afiliados

Dentro de cada post de afiliado é mostrada uma ficha técnica com informações úteis sobre o programa de afiliação. Essa ficha fica logo após o artigo e nela você encontra diversos links para navegar para páginas úteis do programa de afiliado ou do blog.

Nota dos Afiliados

No começo de cada artigo de afiliado e no final da ficha técnica você encontra uma lista de características com 10 estrelas. Essas são as notas do autor e dos leitores que utilizam ou já utilizaram o programa de afiliados. Você também pode dar sua nota clicando sobre as estrelas. Ao preencher todas as linhas sua nota será enviada automaticamente.

Objetivos do novo Programa de Afiliados

O nosso objetivo com o lançamento dessas novidades é oferecer uma maneira de ajudar os leitores a encontrar programas de afiliação realmente bons e confiáveis. Tudo isso foi pensado para atender às necessidades dos visitantes do blog que procuram por formas de ganhar dinheiro com seus sites e blogs, independente de serem amadores ou profissionais. Espero, sinceramente, que aproveitem essas novas funcionalidades e continuem acompanhando o blog.

Gostou do novo template?

Deixe seu comentário e diga o que você achou do novo template. Estamos ansiosos para saber sua opinião, receber críticas e indicação de possíveis erros ou problemas no site.

Comments
  1. Fabio | Responder
    • chipak | Responder
  2. Rafael | Responder
    • chipak | Responder
  3. Celso Lemes | Responder
    • chipak | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *