Amor e Ódio: Blogueiros VS Afiliados

Este artigo faz parte da série Tudo sobre Afiliados, uma iniciativa do Country Manager do programa de afiliados Netaffiliation Brasil, Ixan Russi, em parceria com o Programa de Afiliados.

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Ao navegar um pouco pela blogosfera é muito fácil ver que apesar de ambos os lados estarem muito presentes na internet há uma relação de amor e ódio entre blogueiros (que não utilizam qualquer forma de monetização) e afiliados (que também são blogueiros e monetizam seus blogs). O mais frequênte é encontrarmos blogueiros que criticam outros blogueiros simplesmente pelo fato de se utilizar de algumas formas de monetização para obterem lucros com seus visitantes. Essa disputa descabida acontece há algum tempo e podemos dizer, a principio, que o Brasil é de certa forma campeão nisso.

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Não pretendo aqui dizer quem está certo ou errado, mas sim fazer uma análise de por que isto acontece e quais são os pontos de vista de ambos os lados, assim tentando buscar um meio para que você possa ser um afiliado que tenha uma boa relação com blogueiros, ou vice-versa. Nesse caso, estou considerando AFILIADO uma pessoa comum que ganha dinheiro com blog, e BLOGUEIRO uma pessoa comum que bloga sem pensar no dinheiro.

Em um primeiro momento o que parece é que os blogueiros vêem algo de errado em ganhar dinheiro com o blog, mas na verdade a reclamação mais frequente não é esta, mas sim com relação a falta de transparência com os leitores, onde alguns afiliados acabam tentando induzir os visitantes a terem uma ação (cadastro ou compra) sobre os produtos de anunciantes sem deixar claro que se trata de um anúncio publicitário.

Amor e Ódio

Onde os Afiliados Erram?

A falta de transparência para com os leitores é realmente um erro, mas ganhar dinheiro com blogs é algo correto. Existem várias formas de fazer isso como utilizando banners, links de afiliado, e-mail marketing, resenhas patrocinadas e muito mais. Todas essas formas de anúncio deixam claro para o leitor que se trata de uma publicidade, porém um dos pontos mais delicados nesta relação de amor e ódio é quando o assunto é resenha patrocinada. Muitos blogueiros aceitam fazer resenhas patrocinadas mas as fazem da forma errada, e erram basicamente em dois pontos:

  • Não fazem nenhum tipo de aviso de que aquele post se trata de uma propaganda.
  • Na resenha ainda erram novamente afirmando inverdades como “comprei este produto”, “vou comprar este produto”, “vejam o que ganhei de aniversário, natal, etc.” simplesmente com o objetivo de divulgar uma marca.

Este tipo de problema geralmente acontece pela falta de uma boa rede de afiliados que faça o meio campo entre o afiliado e o anunciante. Grandes redes como a Netaffiliation, Public Idées e Zanox já possuem muita experiência e saberão orientar ambos os lados para fazer campanhas eficientes e sem correr o risco de enganar alguém por acaso.

Onde os Blogueiros Erram?

É verdade que muitos afiliados agem de forma incorreta, o que naturamente acaba de certa forma ofendendo blogueiros que visitam seus blogs. Mas os blogueiros que tanto criticam as atitudes erradas também erram em alguns pontos:

  • Fazer duras críticas citando o blog e a marca com falsos testemunhos, isto é até mesmo crime de difamação. Não há motivos para criticar o erro dos outros publicamente. Não gostou de algo que viu em um blog? Ok, é um direito seu. Quer fazer uma dura crítica? Ótimo, o faça por e-mail diretamente ao dono do blog. Desta forma teremos menos textos nitidamente publicitários de baixo nível e também teremos menos lavação de roupa suja na blogosfera.
  • Alguns afirmam que blogs não são feitos para ganhar dinheiro e criticam quem o faz. Aqui é um ponto de vista muito subjetivo (pessoal). Não faz sentido criticar, afinal uns acham justo receber por seu trabalho no blog, outros escrevem por pura diversão. Se acha que não se deve ganhar dinheiro com blogs, ok, não há problema com isso, mas respeite quem o faz! O mesmo vale para quem ganha dinheiro com blog, respeite que prefere ter um blog apenas por prazer.

Onde os Anunciantes Erram?

Em meio a este cenário onde temos lados bastante divergentes em suas opiniões, também é importante observar a atitude dos anunciantes, que em muitos casos acabam gerando este tipo de problemas sem mesmo ter a intenção. Algo frequente de encontrarmos é anunciantes que buscam por blogs com muitas visitas, porém que os blogueiros são extremamente inexperientes. Alguns chegam ao cúmulo de pedir ao afiliado para colocar anúncios sem que ele informe que se trata de publicidade. O correto seria o blogueiro se negar, porém não é o que acontece.

Para fazer campanhas realmente eficientes é importante que o anunciante busque por uma grande rede de afiliados, como as já conhecidas por aqui para colocar seus anúncios diretamente. Isto imediatamente torna a campanha disponível para muitos afiliados já experientes que certamente saberão como gerar boas conversões.

Como você pode notar o que gera todo este problema entre blogueiros e afiliados é a questão do bom senso. Querer ganhar dinheiro com blogs é um problema? Não! Querer blogar por hobby é um problema? Também não!

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Comments
  1. José A. Dzielinski | Responder
  2. Pedro Pinto Dicas | Responder
  3. Estevao | Responder
  4. CHNEGÓCIOS | Responder
  5. elvis | Responder
  6. Lazaro Silva | Responder

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